quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Escola Bíblica Dominical


Lição 05
Intervenção Divina na Queda

Texto Áureo

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo que aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”. Jo 3.16

Verdade Aplicada

A queda do homem foi o episódio mais triste da história, mas Deus por amor planejou o seu resgate.

Objetivo da Lição

Ø Compreender que o homem não foi criado para o pecado, mas por escolha própria e voluntária pecou.
Ø Esclarecer a intervenção divina após o pecado do homem.
Ø Mostrar que Deus deu o que tinha de melhor para promover nosso resgate.

Glossário

Kósmos – Do grego – κόσμος. Transl. Kósmos – ordem, beleza, harmonia, organização, termos que designa o  universo como um conjunto de tudo.
Calamitosoque envolve calamidade; catastrófico
Perceptivo - que tem a faculdade de perceber

Hinos Sugeridos
Ø 89, 291 e 465

Textos de Referência

Gn 3.8 Então ouvindo a voz do Senhor, que passeava no jardim pela viração do dia, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor, entre as árvores do jardim.
Gn 3.9 – Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e lhe perguntou: Onde estás?
Gn 3.10 – Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu, e escondi-me.
Gn 3.11– Perguntou-lhe Deus: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses.
Gn 3.12 – Disse o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me da árvore, e eu comi.
Gn 3.13 – Então disse o Senhor à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Gn 3.14 – Disse, pois, o Senhor Deus à serpente: Porque fizeste isto, maldita és entre todos os animais domésticos, e entre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
Gn 3.15 – E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente; este te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar.
Gn 3.21 – Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu.
Leituras complementares
   Segunda          Terça           Quarta
  I Co 15.21     I Co 15.46     II Co 11.3

    Quinta            Sexta           Sábado
    Rm 5.12        Rm 5. 18      I Tm 2.14

Esboço da Lição

     Introdução.
1. Deus procura o homem.
2. O que aconteceu com homem.
3. Intervenção divina da queda.
4. Redenção Prefigurada.
     Conclusão.


Introdução

      O Plano Divino para a salvação, no sentido original, Deus amou a Ordem ou Kósmos. Sabemos que pelo pecado dum príncipe no passado entrou o pecado. O pecado lançou este mundo num caos ou desordem. Mas Deus propôs pelo seu amor divino um plano de restauração. Deus tanto amou o mundo que deu, grifo “deu”, do verbo “dar”, que significa: ceder, presentear; doar. A própria palavra expressa a grandeza do amor de Deus. Ele cedeu, presenteou, doou o Seu unigênito, para proporcional o o resgate da humanidade. Aqui, de um modo sem igual, sem precedente, este amor divino é a expressão máxima do sacrifício de Deus pela criatura. O amor que excede todo entendimento.
1. Deus procura o homem caído

      O homem, em seu estado de inocência, não conhecia o pecado. A capacidade para pecar surgiu com a tentação. Então o homem esta destinado a pecar? Claro que não! Esta capacidade baseava-se em seu livre-arbítrio. O homem poderia certamente manter-se fiel aos limites estabelecido pelo Criador, mas optou-se por desobediência rebelar-se contra esta lei. Mesmo por este ato, Deus não o abandonou. Vejamos:

1.1 – Deus chamou o homem

      Deus na sua onisciência, onipresença e onipotência já sabendo de tudo que havia ocorrido e onde estava o homem. Por que, então, Deus o chamou?

1.               Para restaurá-lo – O propósito de Deus sempre foi este - a restauração. Por iniciativa própria planejou e colocou em prática o seu plano perfeito de redenção lá no Éden. Gn 3. 21; I Tm 2.5, 6

2.         Rompimento da comunhão – Deus mostrou a Adão, que o seu ato de desobediência interrompeu a comunhão entre ambos. Is 59.2
1.2 – O homem escondeu-se

      A Bíblia não revela quanto tempo o homem viveu em comunhão com Deus, antes de pecar. Mas agora em pecado ele tenta esconder-se de Deus. Qual o motivo? Perderá a comunhão com Deus, fato evidenciado através:

1.      Santidade Divina – Quando Deus chamou Adão, escondeu-se porque estava em pecado. Não conseguiu esconder o seu pecado aos olhos do Criador. Todas as coisas estão acessíveis, evidentes aos olhos de Deus. Perante Deus somos colocados no prumo, na balança, frente ao espelho onde tudo é revelado. Onde existe santidade não existe pecado. Deus – Santo; homem – pecador; quebra-se o elo da comunhão. Hb 4.13; Am 7.7, 8; Dn 5.25-28; Jó 31.6; Tg 1.23

2.      Sentimento de Culpa – Definição de Culpa – Falta voluntária a cumprimento de obrigação; Qualquer violação de um dever; Falta, erro. É natural o homem, afastar-se de Deus quanto está em pecado. Adão reconheceu o seu pecado, mas quis ocultar. Deus não quer que ocultemos os nossos pecados, mas confesse e os deixe, para receber o perdão Divino. Reconciliando, livramos da culpa e estabelecemos nossa comunhão com Deus. Pv 28.13; I Jo 1.9
2. O que aconteceu com o homem

      A Bíblia diz que “por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte”. A queda de Adão e Eva é apresentada de modo claro e objetivo. Entendemos, por isso que o pecado foi um ato voluntário e consciente de sua vontade.

2.1 Pecou voluntariamente

      A criação do homem foi a imagem e semelhança de Deus, isto é, quis Deus reproduzir no homem suas características. O homem é um ser racional, possui raciocínio, a faculdade da razão. Embora estivesse em estado de inocência, certamente poderia ter resistido à tentação. Frente o agente tentador surge o teste moral de Adão e Eva, no qual não resistiu e foram convencidos a desobedecerem a uma ordem divina. O homem caiu porque quis, havia outras opções de frutos no Jardim, exceto a “árvore da ciência do bem e do mal”. A essência do pecado está na desobediência do homem à vontade de Deus e na realização de sua própria vontade e determinação. O seu pecado foi um ato voluntário frente ao limite estabelecido por Deus. Gn 3. 1-12; Hb 10.26
2.2 O pecado afetou vida de modo geral

      Ordenou Deus ao homem era comer de toda árvore do jardim exceto a árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás, pois no dia que dela comeres, certamente morrerá. Quando pecaram, essa comunhão foi interrompida; o corpo venceu o espírito, ali começou esse grande conflito entre a carne e o espírito que tem sido a causa de tanta miséria. A sentença já esta dada caso comesse da árvore proibida. O pecado afetou sua vida física, espiritual e moral. Rm 7. 14-24

1.      Física – O salário do pecado é a morte. A morte física tornou-se consequência do seu pecado. Adão não morreu imediatamente, mas provou a deterioração de sua vida física aqui na terra. Rm 6.23

2.      Espiritual – Implicou no rompimento imediato e pleno com Deus. Perdeu a imagem divina em sua vida, causando lhe no momento que pecou a “morte espiritual”. Rm 3.23

3.      Moral – Herdamos através do pecado de Adão sua corrupção moral. Essa herança pecaminosa foi impregnada em nossa natureza desde então. “A morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram”. Rm 5.12
3. Intervenção divina na queda

      Após o pecado, o homem entrou num processo calamitoso. Não tinha força suficiente para erguer sua cabeça e recuperar esta grande perda. Não lhe existia alternativas. Esta sobre a maldição, escravizado e impotente para livrar-se do fardo de pecado. Partindo deste princípio Deus pela sua misericórdia interviu promovendo um plano de redenção. Gl 3.13; Rm 7.14; Sl 49.7,8

3.1 Salvação prometida no Éden

      Diante do fracasso humano, Deus pôs em prática seu plano de redenção. Prometeu lá no Éden que da semente da mulher viria um redentor, promessa esta que anunciava a vitória da semente da mulher, através dos tempos.  Gn 3.15; Is 7.14; Mt 1.20-23

3.2 Salvação prometida a Abraão

      Detalhes riquíssimos sobre a salvação foi revelado a Abraão. Vejamos:

1.      Abraão e Isaque – foi chamado pai da fé, tinha um filho, que recebeu por milagre, único herdeiro de Abraão. Simbolizam Deus e seu Filho Jesus, assim como Deus é Pai de todos, por todos em todos, gerou seu Filho Jesus, herdeiro de Deus. Gn 15.4; 25.5; Jo 16.15; Hb 1.2

2.      Amor de Abraão – Símbolo do amor divino. Deus pediu o seu único filho Isaque e ele entregou sem reserva. Deus por amor, sem reserva entregou o seu único Filho Jesus para morrer por nós. Gn 22.2; Jo 3.16

3.      Caminha por três dias – Sobre Isaque pairava o julgamento Abraão, pena que cairia sobre seu filho em obediência a Deus. Jesus por três dia foi julgado e declarado digno para o sacrifício.

4. Redenção Prefigurada
     
      Em Gn 3.15 encontramos a primeira e mais gloriosa promessa de salvação. Deus, justo juiz, ao invés de lançar o homem na condenação, pela sua misericórdia abriu espaço para a redenção. No Éden, sabemos de Deus imolou uma vítima, cuja pele serviu para cobrir a nudez de Adão e Eva. Este animal, de modo claro, prefigura a obra realizada por Jesus Cristo mais tarde na cruz do calvário para redimir nossos os pecados. Gn 3.21; I Pe 3.18; Is 53.6

      De modo perceptivo não podemos fugir à realidade de que o sacrifício esta no âmago da redenção. A palavra “Sacrifício” significa: aplacar, pacificar ou conciliar (isto é, propiciar); encobrir com um preço ou fazer expiação por (a fim de remover pecado ou ofensa da presença de alguém: expiar). Foi o que Jesus Cristo fez por nós, na cruz Ele removeu o pecado e a ofensa da presença de Deus através do:

4.1 Espírito Sacrificial

      Jesus Cristo nasceu em um lar humilde; passou os primeiros trinta anos em absoluta obscuridade. Embora soubesse ser Filho de Deus, jamais reclamou direitos reais. A honra e serviço do mundo não foram colocados à sua disposição. Seu serviço à humanidade era servir e dar a sua vida em resgate de muitos. Antes mesmo da sua vinda já fora determinado que derramasse a sua vida em favor da humanidade.  Is 53.12; Mt 20.28
     
4.2 Ato Sacrificial

       “O filho do homem veio para dar a sua vida em resgate por todos”. O amor de Deus ao homem e tão imenso que demonstrou a todos através do ato sacrificial de Jesus Cristo no madeiro. O propósito de Deus era ver o homem resgatado, salvo livre para servi-lo e o adorá-lo, prova disso que sacrificou o seu único Filho, a única opção eficaz para atingir seus propósitos. I Tm 2.3,4

Conclusão

      No original do Novo Testamento, o termo amor é ágape, amor sem reserva, amor que dedica tudo no altar do sacrifício, amor infinito. O Senhor Jesus é o nosso maior exemplo; tornou-se escravo, foi rejeitado, desprezado pelo homem, foi transpassado, esmagado por causas de nossas iniquidades, foi levado como ovelha ao matadouro, foi eliminada da terra dos viventes, castigado, afligido por Deus, contudo, foi à vontade de Deus fazê-lo sofrer, embora o Senhor Deus tenha feito da vida dEle uma oferta pela culpa da criatura desordenada pelo pecado.

      Você entregaria seu filho para salvar alguém? Difícil pergunta, mas Deus entregou o seu único Filho por amor a nós. Pense nisto!

Questionário

1. Porque Deus chamou o homem?

R:. Para restaurá-lo e mostrar que a comunhão foi rompida.

2. O Pecado afetou de modo geral a vida do homem? Por quê?

R:. Sim. Quando pecaram, essa comunhão foi interrompida. O pecado afetou sua vida física, espiritual e moral.

3. O que significa a palavra sacrifício?

R:. Aplacar, pacificar ou conciliar (isto é, propiciar); encobrir com um preço ou fazer expiação por (a fim de remover pecado ou ofensa da presença de alguém: expiar).

4.    O homem pecou  voluntariamente? Por quê?

R:. Sim. O seu pecado foi um ato voluntário frente ao limite estabelecido por Deus

5. Como Deus interviu na queda do homem?

R:. Deus pela sua misericórdia interviu promovendo um plano de redenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário