terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Escola Bíblica Dominical


Lição 04

A Origem do Universo e a Criação do Homem

Texto Áureo

“No princípio criou Deus os céus e terra”. Gn 1.1

Verdade Aplicada

Deus criou o mundo porque é livre para criar. Seu propósito baseia-se no fato de sua bondade manifestada na criação.

Objetivo da Lição

Ø Esclarecer as razões porque Deus consumou o processo da criação.
Ø Destacar verdades fundamentais na história da criação.
Ø Reconhecer que a criação toda revela o Criador.

Glossário

Invólucro – O que serve para envolver.

Habitat – Lugar onde nasce cresce e vive o ser organizado; o ambiente natural.

Equívoco – Engano; Diz-se de atitude, de posição enganada, errada.

Hinos Sugeridos

Ø 10, 18, 459

Textos de Referência

Gn 2.4 – Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados. No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus,
Gn 2.5 – não havia ainda nenhuma planta do campo na terra; nenhuma erva do campo tinha brotado, pois o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo.
Gn 2.6 – Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a superfície do solo.
Gn 2.7 – E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem tornou-se alma vivente.
Gn 2.8 – Ora, plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, ao oriente, e pôs ali o homem que tinha formado.

Leituras complementares

    Segunda         Terça           Quarta
     Sl 115.3       Sl 134.3        Is 40.28

     Quinta           Sexta           Sábado
     Ec 12.1        Is 40.28          Cl 1.15 

Esboço da Lição

     Introdução.
1. A criação do Homem.
2. A Constituição do Homem
3. O propósito da Criação.
4. O que diz a Bíblia sobre a Criação.
     Conclusão.


Introdução

      Mundo é conjunto de todas as coisas existentes. A Terra. Em teologia cristã, O Mundo conota a ordem corrupta da sociedade fora da comunidade de crentes.

      Ao meditarmos sobre a grande do Universo, onde está situado o pequeníssimo planeta Terra, possui cerca de 100 bilhões de estrelas, além do Sol; sendo apenas um entre um bilhão de outros universos existentes. Portanto, Deus a todos conhece, pois todos eles foram criados e são sustentados por Ele. Sl 19.1

1. A Origem do Universo

      A Bíblia mostra claramente a origem da criação. Do Gênesis a Apocalipse há evidência substancial de que Deus criou todas as coisas. Gn 1.1; Ap 10.6

1.1 Deus criou o Universo

      A doutrina da criação é ensinada com clareza, afirmando que Deus criou todas as coisas que há neste universo. Tudo que existe a nossa volta revela a grandeza e magnificência da existência de um Ser Criador. O Salmo 8 declara com precisão as obras de Deus. Jo 1.3;
     
1.2 Foi criado de modo organizada

        Os relatos no livro de Gênesis, mostra com preciosidade um Deus organizado, que criou todas as coisas de forma bem planejada. Deus confere cada detalhe de sua criação. “E viu Deus que isso era bom”. Esta expressão constitui a fórmula de aprovação divina que ocorrerá por sete vezes com objetivo de enfatizar, a qualidade na criação de todas as coisas.  Gn 1.4, 10, 12, 18, 21, 25, 31

1.3 Todas as coisas foram feitas por Deus

     Os apóstolos, João e Paulo nos ensina que Jesus Cristo criou tudo isso. Todas as coisas foram criadas através dEle. Ele estava com Deus, em Deus era Deus. Portanto, podemos afirmar que tudo isso veio à existência para glorificar Jesus Cristo. Foi criado para mostrar a Grandeza de Jesus Cristo. Tudo, desde as profundezas do oceano ao topo da montanha, da menor a maior partícula, incluindo eu e você, tudo isso existe para que a grandeza de Jesus Cristo fosse totalmente conhecida. Ele estava no princípio com Deus. Sl 104; Jo 1. 1-3; Cl 1. 14 -20

      A doutrina da criação tem sido atingida por diversas teorias que versa sobre a formação do Universo. Evolucionistas, Naturalistas e outros tentam ganhar terreno impondo suas teorias especulativas. Portanto, especulações, teorias, opiniões e deduções  humanas e científicas não têm nenhum valor diante das afirmações irrefutáveis da Bíblia Sagrada.

      A Bíblia não é fruto de especulação, ela é revelação de Deus. Jr 1.12     
2. A criação do homem

      Homem – Coroa da Criação. Quando Deus cria o homem, Ele desejava criar um ser distinto das demais criaturas da terra, alguém que pudesse representá-lo sobre a terra. Gn 1. 26,27

2.1 Criou do pó da terra

      Deus fez o homem do pó da terra, ou seja, da matéria pré-existente, neste caso o barro. A criação do homem foi um ato divino. Ele foi feito diferente das demais criaturas, de maneira especial superior às várias espécies, a semelhança do Criador, e Deus lhe deu fôlego de vida tornando alma vivente. Gn 2.7a

2.2 Criou à Sua imagem e Semelhança

      Sabemos que no sentido físico somos diferentes de Deus. Deus é Espírito. Jo 4.24 Deve-se evitar dois sérios equívocos: atribuir a Deus corpo físico, e elevar o homem à classe divina. Portanto, a imagem de Deus esta dividida em duas categorias: racional e moral.

1.      Ser racional – O homem possui raciocínio a faculdade da razão.

2.      Ser moral – O ato de tornar “coroa da criação” fez dele tão puro como os anjos. Não havia nele imperfeição, até ele que pecou. A formosura e a perfeição do homem dentro deste conjunto harmonioso sem qualquer defeito ou impureza era símbolo da santidade de Deus.

      Façamos – Deus estava falando, não somente para aquilo que o Novo Testamento revela como à Trindade, mas para todo o exército dos céus incluindo os anjos. Nossa Imagem refere-se a qualidades tais como: razão, personalidade, intelecto, capacidade de relacionar, ouvir, ver e falar. Isto é característica de Deus que Ele escolheu reproduzir no homem.

2.3 Criou para governar

      Deus criou um habitat perfeito para receber o homem – coroa da criação. Deus proporcionou o que tinha de melhor. Deus tomou o homem e colocou no Jardim do Éden para guardar e lavrar, ou seja, Deus criou o homem para ser o seu agente em seu Reino, para governa e dominar o resto da criação, inclusive as forças satânicas agressivas, que logo em seguida violaram as leis de Deus. Gn 1. 26

3. A Constituição do Homem

      Sabemos que o homem não é o resultado evolutivo, e sim criação especial de Deus, fruto do poder criador de Deus. O homem, na verdade, tem um corpo feito do pó da terra, mas Deus soprou nas narinas o sopro da vida; desta maneira dotou-o de uma natureza capaz de conhecer, amar e servir ao Criador. De acordo com Antropologia Teológica, ramo da Teologia Sistemática que estuda a criação, a imagem divina, constituição da natureza e destino final, o homem é composto: espírito, alma e corpo. Embora não seja fácil explicar a tricotomia humana, todavia, ela é uma realidade. I Ts 5.23; Hb 4.12

3.1 Espírito
      No hebraico “Ruach” e no grego “Pneuma”. O espírito é a parte mais profunda e íntima do ser humano.  O espírito do homem não é somente o sopro ou fôlego, mas também vida imortal. Ec 12.7

      O espírito é tudo aquilo que obtemos através de Deus. Se nos louvamos a Deus, estamos fortalecendo nosso espírito. Se nos fugimos do mal e fazemos o bem, estamos fortalecendo o nosso espírito. Se nos trabalhamos a favor de Deus, estamos fortalecendo o nosso espírito.

3.2 Alma

      No hebraico “Nephesh” e no grego “Psuche”. A alma humana é dotada de poderes inatos como inteligência, emoção e livre-arbítrio, o que a torna altamente responsável. É preciso saber que o corpo sem alma é inerte, pois precisa da mesma expressar sua vida funcional e racional. Gn 2.7; Sl 34.2

3.3 Corpo

      No hebraico “basar” e no grego “soma”.  O físico é o aspecto pelo qual o homem é mais bem conhecido. Por ele, o branco se distingue do negro, o grande do pequeno, o obeso do magro e o belo do feio. É a parte inferior do homem que se constitui de elementos químicos da terra. Gn 3.19; Jó 34. 14, 15

      Podemos ainda aplicar ao corpo humano os seguintes nomes:

1.            Tabernáculo ou Habitação Terrena – É a tenda terrena na qual a alma do homem, peregrina, mora durante sua viagem para a eternidade. Com a morte, desarma-se a tenda, e a alma parte. Is 38.12; II Pe 1.13 ,14

2.           Invólucro – O corpo é a bainha da alma. A morte é o desembainhar da espada. Ec 12.7,8.

3.           Templo – O templo é um lugar consagrado pela presença de Deus – um lugar onde a onipresença de Deus se localiza. O corpo de Cristo foi um templo, porque Deus estava nele. Quando Deus entra em relação espiritual com uma pessoa, o corpo dessa pessoa torna-se um templo do Espírito Santo. I Rs 8.27,28; Jo 2.21; II Co 5.19; I Co 6.19

      Escreve Scofield: “Sendo o homem espírito, é capaz de ter conhecimento de Deus e comunhão com Ele; sendo alma, tem conhecimento de si próprio; sendo corpo, tem, através dos sentidos, conhecimento do mundo”.

4. O Propósito da Criação

      Sabemos que a história da criação tem seu fundamento na revelação de Deus ao homem. Qual a finalidade de Deus ter criado o mundo? Quanto à criação do homem, obtemos os seguintes ensinos: Foi precedida por um Solene Conselho Divino; foi um Ato imediato de Deus; foi criado Segundo um Tipo Divino, foi Coroa da Criação. A razão pela qual Deus consumou o processo da criação destacam os seguintes:

4.1 Para a sua glória.

      Deus criou para que fosse glorificado. Is 43.7; 60.21; Sl 19.1

4.2 Para a sua vontade

      Deus criou todas as coisas porque é livre para criar. Ap 4.11

4.3 Para honra pessoal de Jesus Cristo

     Paulo a fim de dar prova explícita de Jesus Cristo como “primogênito de toda criação”, descreve que tudo foi criado para honrar a pessoa de Jesus. Cl 1. 15 -17; Hb 2.10

Conclusão
      O salmista escreve: “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem”. Deus é revelado como o Deus da criação. Pela palavra do Seu poder Ele fez surgir o Universo, e com ele o mundo animal, mineral e vegetal, assim como o homem. Tudo o que a Terra contém é Seu por direito, todavia, o homem frequentemente contesta os direitos de Deus e os Seus atos como se a terra fosse sua propriedade exclusiva. Sl 24.1
     Qual a finalidade de Deus ter criado o mundo? A resposta está no fato de que a criatura não existe por si própria, existe pelo ato criador de Deus.
      Porque Deus criou todas as coisas? Porque existe o mundo? Deus simplesmente resposta, Eu sou livre para criar. Ao criar o mundo, não o fez porque precisasse de alguma coisa, uma vez que, tudo o que existe é dEle. Ele criou para sua glória. Is 6.3;
      Portanto Deus o mundo com propósitos específicos e definidos: criou para a sua glória, para satisfação de sua vontade, e para honra especial do seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, o restaurador de todas as coisas.

Questionário
1. Como Deus formou o homem?
R:. Deus fez o homem do pó da terra, ou seja, da matéria pré-existente, neste caso o barro.

2. De acordo com Antropologia Teológica, o homem é composto?
R:. Espírito, alma e corpo.

3. Qual a definição de espírito?
R:. O espírito é tudo aquilo que obtemos através de Deus.

4. Qual o propósito da Criação?
R:. Para a glória de Deus, para a sua vontade, para honra pessoal de Jesus Cristo.

5. A expressão “Nossa Imagem” refere-se a quais qualidades?
R:. Razão, personalidade, intelecto, capacidade de relacionar, ouvir, ver e falar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário