sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Escola Bíblica Dominical


Lição 02
Conhecendo Deus
Texto Áureo
“Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro”. Ap. 22.13
Verdade Aplicada
No decorrer da história falsos deuses foram criados pelo homem, todavia, o Deus da criação é real, e não pode ser explicada com base na lógica humana.
Objetivo da Lição
Ø Saber e compreender que Deus existe.
Ø Não existe preocupação quanto à existência de Deus para a Bíblia.
Ø Deus existe, e tem revelado ao homem ao longo da história.
Glossário
Insofismável – argumento que parte de premissas verdadeiras, ou tidas como verdadeiras.
Asseidade – atributo divino essencial e fundamental, que consiste precisamente em derivar sua existência de si mesmo.
Paroleiro – Que, ou aquele que diz parolas, parolador; Mentiroso;  Tagarela.

Hinos Sugeridos
Ø 227, 247 e 526
Textos de Referência
Is. 40.21 – Não Sabeis? Não ouvis? Ou desde o princípio não vos foi notificado isto mesmo? Ou não atentastes para os fundamentos da terra?
Is. 40.22 – Ele está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhoto.
Is. 40.26 – Levantai ao alto os vossos olhos: Quem criou todas estas coisas? Aquele que faz sair os exércitos de estrelas, uma por uma, e as chama pelo nome. Por causa da grandeza das suas forças, e da fortaleza do seu poder, nenhuma faltará.
Is. 40.29 – Não sabes? Não ouviste? O Senhor é o eterno Deus, o Criador dos fins da terra. Ele não se cansa nem se fadiga, e não há quem esquadrinhe o seu entendimento.

Leituras complementares
Segunda       Terça        Quarta
Ex 3. 14        Sl 14.1      Sl  19.1
 Quinta          Sexta        Sábado
 Sl 53.1        Hb 11.3     Ap 22.13 

Esboço da Lição
     Introdução.
1. Origem de Deus.
2. Quem é Deus.
3. A existência de Deus.
4. Motivos para crer em Deus.
     Conclusão.


Introdução

     Segundo o comentário de Myer Pearlman, Conhecendo as Doutrinas Bíblicas, “vivemos num universo cuja imensidão pressupõe um Criador poderoso”. Este Criador é a garantia da existência do universo. Sem Ele, não existiria o universo. O conjunto harmonioso deste universo é real e somos testemunhas disso. Portanto o universo foi criado por Deus. Partindo deste princípio, uma vez que Deus é criador de todas as coisas, podemos reconhecer, sem duvida, sua soberania sobre todo o complexo do Universo. Deus Existe!

1. Origem de Deus

      A mais insistente pergunta para a mente humana está ligada à existência de Deus. Deus existe? Como Ele é? De onde Ele veio? A mente humana, limitada e falível, não pode explicar ou provar a existência de Deus. A Bíblia Sagrada inicia seus relatos partindo da premissa de que a existência de Deus é fato insofismável. “No princípio Deus criou os céus e a terra”. Gn 1.1

1.1    – Deus e a Bíblia

      Para a Bíblia não existe preocupação quanto à prova da existência de Deus. Para Bíblia Deus sempre existiu e sempre existirá.

      “Eu sou o que Sou”. Êx 3.14 O estudo da Pessoa de Deus assim como Ele revelou a humanidade. Deus poderia permanecer em silêncio, porém por amor Ele se deu a conhecer aos homens, podendo não somente saber sobre Ele, mas também ter plena comunhão com o Deus Criador.

1.2    – Deus e o Homem

      Nos Salmos 14 e 53, mostra a mesma expressão do ímpio dizendo que “não há Deus”. Podemos afirmar que a maior loucura que alguém pode cometer e dizer que “não há Deus”.

      No entanto a Bíblia Sagrada despende inúmeras páginas utilizando-se de uma linguagem elevadíssima sintetizando conheci-mento essencial obre o todo poderoso. Deus tem manifestado ao homem de várias maneiras ao longo da história de maneira gloriosa, impossível de ser negada a sua existência através de revelação natural, pessoal e da obra da criação de todas as coisas.
 2. Quem é Deus
      Através da Bíblia Sagrada, Deus criou todas as coisas. Segundo o dicionário da língua portuguesa “Deus” - Princípio que as religiões consideram superior à natureza; ser infinito, perfeito, criador do universo. Alguém declarou que Deus é a melhor prova de si mesmo. É tão obvio a existência de Deus que podemos acha-lo patentes em todas as coisas. Gn 1.1; Rm  1.19.

      Quem é Deus? A melhor definição encontrada é: “Deus é Espírito, infinito, eterno e imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade”. O nome “Deus”, na Bíblia, expressa mais que uma combinação de sons; representa seu caráter revelado. Êx 6.3; Gn 12.8; Dt 28.58

2.1 Definição Linguística

      A palavra Deus é a tradução do vocábulo hebraico “elohim”, no grego temos a palavra “theos”. Elohim é a palavra hebraica utilizada para designar divindades e poderes celestiais, em especial Deus na Bíblia. Estudiosos e gramáticos judeus e cristãos têm afirmado que a forma plural, tendo em vista determinados contextos, encerra este princípio: a existência da Santíssima Trindade.

2.2 Definição Teológico

      Em nosso Dicionário Teológico, damos a seguinte definição: Ser Supremo, absoluto, infinito por excelência; criador dos céus e da terra; eterno e imutável; onipotente, onisciente e onipresente. Deus é Espírito. Ser incriado é a razão primeira de tudo quanto existe. Gn 1.1; Is. 26.4; Jó 42.2; Sl. 139; Jo 4.24.

3. A existência de Deus

      Deus existe? Esta pergunta tem acompanhado o homem durante a sua existência. O sentimento religioso leva-nos a uma conclusão de que a existência de Deus é fato real. Deus existe! Ele é o ponto de partida. Se de um lado disseram os néscios no seu coração: “Não há Deus” Sl 14.1. Por outro lado: “Os céus manifestam a glória de Deus”. Sl 19.1

      Deus também revelou sua existência ainda na pessoa do Senhor Jesus Cristo. Sendo Deus, veio ao mundo humanizado, doando sua vida e derramando o seu precioso sangue em resgate ao mais vil pecador, ressuscitou, apareceu a muitos, subiu ao céu e assentou adentra de Deus. Fato histórico de que ninguém pode negar. Hb 11.6

3.1 Sua existência declarada

      A Bíblia em parte alguma trata demonstrar ou prova a existência de Deus. Porque em toda a Bíblia subentende-se sua existência. Tal verdade é tão significativa que podemos afirmar que sem a Bíblia existiria Deus, porém sem Deus não existiria a Bíblia, uma vez que a Bíblia é o relato magnífico de que Deus é o Ser Supremo, Criador de todas as coisas.

      Em Isaías 14. 12-15 Satanás a mesma serpente que enganou Adão e Eva no Jardim do Éden, declara a existência de um Deus Soberano. “Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus”; “serei semelhante ao Altíssimo”. A expressão, grifo; das estrelas de Deus e semelhante ao Altíssimo, denota a existência de um Ser Supremo.

      Da mesma maneira, os reis, profetas, sacerdotes, e servos fiéis nos dizem que conhecem Deus, e essas declarações pressupõem a existência de Deus. Sl 104; 1 Sm 3

3.2 Sua existência provada

      Deus é garantia racional, lógica do Universo. Sem Ele, o Universo não existiria. Todas as coisas foram criadas por Ele, para Ele, e para a Sua glória.

      A expressão “racional” denota aquilo que é de razão ou raciocínio e “lógica” é a ciência que expõem as leis do raciocínio.
      Se a Bíblia não oferece nenhuma demonstração racional e lógica da existência de Deus, porque faremos esta tentativa?

1.         Se a pessoa não estiver disposta aceitar a existência de Deus, ela colocará de lado todas e quaisquer evidências.  Lc 16.31

2.         A mente humana jamais conseguirá provar a existência de Deus. “Desafio você a me provar que Deus existe”.

      Afinal, a fé é o ponto de partida para crer na existência de Deus. Hb 11. 1 - 3.

      Finalmente, para enriquecer nosso conhecimento acerca de existência de Deus é necessário ter fé. Essa fé é tão importante que aceitaremos com alegria qualquer fato que evidenciam a existência de Deus.
4. Motivos para crer em Deus

      As obras de Deus são completamente percebidas na criação do Universo.  Inclui-se nesta harmoniosa criação a obra máxima o homem – coroa de sua criação. Mediante essas características, encontramos provas que motivam mais a nossa crença em Deus.
4.1 Prova Asseidade de Deus
      A asseidade de Deus é aquela virtude de Deus de acordo com a qual ele existe de e por si mesmo, tendo o fundamento e fonte eterna de existir por si mesmo, não sendo causado ou dependente de nenhum ser fora de si, e sendo, portanto, o ser absoluto e puro, sem qualquer nexo exigível ou necessário de causalidade e efetividade, e vem a ser, na compreensão teológica. Asseidade refere-se ao atributo de Deus concernente a sua auto-existência. Ex 3.14; Sl 33.11; Is 40.13; Rm 11.34-36; At 17.25; Ef 1.5.   

      O apóstolo Paulo quando chegou a Atenas, em quanto esperava, o seu espírito ficou estarrecido vendo a cidade tão entregue à idolatria. De sorte que discutia nas sinagogas e nas praças todos os dias com os judeus e gregos devotos. Paulo após observar a devoção dos atenienses à idolatria apresentou a eles o verdadeiro Deus. Alguns dos filósofos contendiam com Paulo, dizendo ser paroleiro e pregador de deuses estranhos, porém Paulo lhes anunciava a Jesus e a ressurreição. At 17.16

     O que podemos analisar neste texto, na verdade, tanto os visitantes como os habitantes de Atenas, buscavam incansavelmente novas ideias e conhecimentos que realmente preenchessem o vazio que sentiam na alma corrompida pelo pecado.

      Prova disso, que Paulo passando e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: “Ao Deus Desconhecido”. Ora, esse que vós honrais sem conhecer é o eu vos anuncio. At 17.23
     
      Nos versículos seguintes vemos a prova sublime da existência de Deus. Paulo declarou que o Deus verdadeiro não pode ser mensurado pelos homens. Ele é o Criador de tudo, portanto Ele não é uma ideia, energia, ou qualquer coisa abstrata. Deus existe! At 17. 24 - 32;  Hb11.6
     
4.2 Prova na criação

      A razão argumenta que o universo não surgiu do acaso, como afirma a falsa teoria da evolução. Existiu um princípio, ou seja, todo efeito deve ter uma causa. Considerando o Universo e tudo que nele há, as quais revelam inteligência e desígnios. É natural questionarmos: “Como tudo isso se formou?” A pergunta é natural. Nossa mente limitada espera que todo efeito tenha uma causa. Segundo revelação de Deus ao profeta Isaías, Ele a formara com a intenção de ser habitada. Concluímos que o desígnio e a formosura do Universo é obra de um arquiteto dotado de inteligência e sabedoria suficientes para explicar sua criação.

      Esse argumento é exposto, de modo claro e objeto em Gênesis 1.1. “No princípio – Deus”.

      Deus intervém desde o princípio no Universo, tanto na formação da Terra quanto na criação do homem.

Conclusão

      Deus infelizmente não pode ser compreendido pelo homem, em face de nossa limitação. Compreendemos de forma racional e lógica que Deus existe. Ele é o Criador de todas as coisas. O Universo que vivemos evidência com perfeição que todas as coisas foram criadas por uma mente suprema, as quais revelam seus propósitos e desígnios e apontam para um sábio legislador. Esse Ser Que Existe Sempre é Deus, O Eterno, a causa e a origem de todas as coisas existente neste Universo.

     “No princípio, Deus”. Deus existe! Ele é o ponto de partida. Por toda a Bíblia, há evidências que provam a sua existência. É o Senhor do Universo que “tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. “Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele”. Jo 3.16,17

Questionário

1. Quem é Deus?
R:. A melhor definição encontrada é: “Deus é Espírito, infinito, eterno e imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade”.

2. Deus existe. Por quê?
R:. Sim. Deus é garantia racional, lógica do Universo. Sem Ele, o Universo não existiria. Todas as coisas foram criadas por Ele, para Ele, e para a Sua glória.

3. Como Deus tornou-se conhecido?
R:. Mediante o seu ato de criar e de sustentar tudo quanto existe. Ele dá vida, alento, alimento e alegria.

4. A Bíblia prova a existência de Deus? Cite duas referências bíblicas.
R:. Sim. Sl 104; At 17. 24 - 32

5. Onde achamos evidências da existência de Deus?
R:. Na criação, na natureza humana e na história humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário