segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Escola Bíblica Dominical

Lição 03

O Amor de Deus

Texto Áureo

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis”. Jo 13.34

Verdade Aplicada

O amor não é um mero sentimento; é poder de Deus que atua na personalidade inteira do homem.

Objetivo da Lição

Ø Explicar o real sentido do amor como mandamento divino.
Ø Destacar a supremacia do amor de Jesus Cristo.
Ø Reconhecer que o amor é uma qualidade da alma, que leva a pessoa a considerar seus semelhantes.

Glossário

ReciprocidadeEstado, Qualidade do que é recíproco; Mutua correspondência.
Homogeneidadesignifica que num determinado meio, as suas propriedades mantêm-se em toda a sua extensão.
Imprescindível – que não pode faltar; indispensável; insubstituível.

Hinos Sugeridos
Ø 27, 383 e 545
Textos de Referência

Mt 22.34 E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar.
Mt 22.35 – E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo.
Mt 22.36 – Mestre, qual é o grande mandamento da lei?
Mt 22.37 – E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Mt 22.38 –  Este é o primeiro e grande mandamento.
Mt 22.39 –  E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Mt 22.40 –  Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Leituras complementares

  Segunda          Terça           Quarta
    Dt 6.5        I Co 13.13     II Co 5.14
   Quinta            Sexta           Sábado
   Gl 5.22          Cl 3.14        I Jo 4. 7-21

Esboço da Lição

     Introdução.
1. Origem e Conceito.
2. Os Tipos de Amor.
3. As Dimensões do Amor.
4. A Excelência do Amor.
     Conclusão. 


Introdução
     A palavra “Amor” resume o caráter de Deus; aparece na Bíblia 245 vezes na versão Revisada e Atualizada de Almeida e 187 vezes na versão Revista e Corrigida de Almeida. Esta virtude caracteriza a magnificência de Deus, foi exatamente por amor que Deus se revelou ao homem tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, “Deus é Amor”. Foi assim que Ele mostrou o seu amor por nós. I Jo 4.8

1. Origem e Conceito

      Os sábios gregos foram os primeiros a estudar, de modo sistemático e cientifico, os fenômenos em que consiste o “Amor”.

1.1– Origem

      O “Amor” é uma palavra usada para descrever um, se não a maioria, experiências potente disponível para os seres humanos. The word love was once *leubh, a word used by the Proto-Indo-Europeans approximately five thousand years ago to describe care and desire. A palavra “Amor” era uma vez * “leubh”, uma palavra usada pelo “proto-indo-europeus”, cerca de cinco mil anos atrás para descrever o cuidado e desejo.

 When love was incorporated into Old English as lufu, it had turned into both a noun to describe, “deep affection” and its offspring verb, “to be very fond of”.      Quando o amor foi incorporado como “Lufu” Inglês Arcaico, ele tinha se transformado em um substantivo para descrever, “profundo afeto”. Um dos primeiros usos do “Amor” e sua maior influência foi a religião. Love was used to describe the benevolence and affection of God, as well as the affectionate devotion due to God, “God is loue, and hee that dwelleth in loue, dwelleth in God” (John 4:16).O “Amor” era usado para descrever o carinho e benevolência de Deus, bem como a devoção afetuosa devida a Deus: "Deus é loue, e hee que habita em loue, habita em Deus". A partir deste significado amplamente reconhecido, o amor começou a ser usado para descrever positivamente as instâncias de afeto ou atos de bondade. Jo 4.16

(Fonte: The Origin of the Word Love.)

1.2– Conceito

      O “Amor” tem sido um conceito difícil de definir. O dicionário da língua portuguesa define “Amor”: Atração espontânea e intensa por alguém ou por alguma coisa; Desvelo, carinho; Objeto do afeto; Pessoa bondosa.

      O conceito mais sublime de “Amor” é a personificação de Deus. A definição mais curta e objetiva de amor é Deus, ou seja, “Deus é Amor”.

      Podemos definir “Amor” como a mais “profunda expressão pessoal possível”. O “Amor” não é mero sentimento; é poder de Deus que atua na personalidade interna do homem.
 2. Os Tipos de Amor

      A chave do amor e do conhecimento de Deus deriva da transmissão dEle para a nossa, então da nossa para a dEle. Quando lemos João 3.16, vemos que Deus amou a humanidade como um todo, independente da nossa natureza pecaminosa, portanto que enviou o seu Filho Unigênito. Nossos pecados e nossa infidelidade entristecem Deus, todavia não impediram o efeito do seu amor por nós. O Amor de Deus é espontâneo. Jo 15.13; Rm 8.35-39

      O amor sob suas formas ou manifestações não é teoria, mas uma realidade. O amor sob suas diferentes formas é a maior necessidade do ser humano.

2.1 Amor Divino

      É expressa pela palavra grega “ágape” que significa “amor abnegado; amor profundo e cons-tante”, como o amor de Deus pela humanidade. Este amor é o mais sublime, e o mais encontrado em toda a Bíblia, prova disto, que Deus mostra o seu amor para conosco em Jesus Cristo que morreu por nós. É o amor capaz amar o próprio inimigo. Jo 3.16; Rm 5.8; Mt 5.44
2.2 Amor Fraterno

      É expressa pelas palavras gregas:

Philia que significa “amor fraternal ou bondade fraterna e afeição”. É o amor social, amor de amigo, de afinidade, patriótico, cívico. É a necessidade de compartilhar algo com alguém. Envolve afeição, e é o que chamamos "amizade".

Storge que significa “afeto paternalé o amor familiar, amor natural de pai para os filhos, do tio para o sobrinho, e vice-versa. Envolve reciprocidade, confiança mútua e homogeneidade.

      Esses tipos são essenciais nos relacionamentos interpessoais, é inferior a ágape, portanto depende de uma reciprocidade.

2.3 Amor Físico

      É expresso pela palavra grega “Eros” que representa a parte consciente do amor que uma pessoa sente por outra. É o amor físico proveniente dos sentidos naturais, instinto e paixão . É o amor que se liga de forma mais clara à atração física, normalmente compele as pessoas a terem um relacionamento  amoroso. É inferior aos demais,  muitas vezes é usado levianamente. Rm. 7. 5, 14; Tt. 3.3; I Co 6.15, 16
 3. As Dimensões do Amor

      O Amor é um atributo de Deus. Todas as demais qualidades de Deus são atributos baseado no amor divino. O amor de Deus, que foi manifestado na vida de Jesus Cristo é um atributo e possui três dimensões:

3.1 Dimensão vertical

      Amor de Deus - Amar a Deus é nosso maior dever e privilégio. Como fazer isso? De todo o nosso coração, alma, força e entendimento! A palavra coração refere-se ao homem interior, envolvendo espírito e alma. Devemos amar a Deus com toda a plenitude de nosso ser, acima de tudo. Dt 6.5; 30.16; Sl 18.1

      De que forma devemos amar a Deus? Amar a Deus com toda essência do Ser; Amar a Deus com amor retributivo; Amar a Deus guardando os seus mandamentos; Amar a Deus amando nossos semelhantes. Dt 5.6; Jo 3.16; 15.10; I Jo 5.3; I Jo 4.20, 21

3.2 Dimensão horizontal

      Amor ao próximo – “Mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor”. Não conseguiremos amar nosso semelhante, sem primeiro amar a Deus. Paulo nos exorta e explica a necessidade do amor, no entanto, ele nos traz doze características essenciais ao amor. A saber:

1.      É sofredor – Ele sofre por alguém, sem ressentimento;
2.      É benigno – Ele compadece com seu irmão que tanto lhe fizeram mal;
3.      Não é invejoso – Ele nunca age por ciúmes, malícia ou mau humor;
4.      Não é leviano – Ele não age, julga, procede com seu irmão com irresponsabilidade.
5.      Não é soberbo – Ele  não age com arrogância e orgulho;
6.      Não é indecente – Ele nunca envergonha, desonra fere e humilha seu irmão;
7.      Não busca seu interesse – Ele não é cobiçoso, egoísta avarento, não busca seu próprio interesse;
8.      Não se irrita – Ele mantém sobre controle, mesmo quando tudo dá errado.
9.      Não suspeita mal – Ele não guarda desconfiança, ressentimento, rancor, sempre perdoa.
10.   Não folga com a injustiça – Ele não folga com o mal, ou infortúnio do seu irmão. 
11.   Folga com a verdade – Ele esta sempre do lado da verdade, mesmo quanto isto traz certo desconforto.
12.   Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, e tudo suporta – Ele por amor defende, confia, persevera e tolera o seu irmão frente as injustiças.  I Co 13. 1- 13

      Devemos sempre amar o nosso próximo como a nós mesmo, assim como Deus nos amou. “Ele amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”. É mandamento divino. Ef 5.25; Rm 13.8;

3.3 Dimensão interior

      Amor a si mesmo – Pode parecer estranho, mas o amor ágape inclui amar a si mesmo. O amor a si mesmo reflete o amor de Deus por nós. Este amor leva-nos a preocuparmo-nos com o “eu espiritual”, e a buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, reconhecendo ser a vida eterna mais importante do que nossa existência aqui na terra. O cristão que ama a si mesmo com o amor verdadeiro ágape não só cuidará de suas necessidades pessoais, mas também permitirá que o Espírito Santo desenvolva o seu caráter em nós. Mt 6. 33; I Co 6.19

4. Excelência do amor

      O amor é uma disposição de caráter que leva a pessoa a considerar seus semelhantes com estima, respeito, justiça e compaixão. O amor é obviamente exemplificado por Jesus Cristo e praticado pelos seus servos, sentimento inspirado pelo Espírito Santo. Foi por amor que Deus enviou o seu Filho ao mundo. O amor é o resumo da Lei e Deus. O amor é a finalidade dos mandamentos. O amor é uma das evidências da regeneração. O amor, em suma, é a essência do Cristianismo. Hb 1. 1 -11

4.1 O amor é imprescindível

      Por que a Bíblia afirma que o amor é imprescindível? Sem amor nada tem importância, uma vez que todas as coisas se anulam pela ausência dele. Deus é Amor! Aprendemos que o “Amor” é usado para descrever o carinho e benevolência de Deus.  O apóstolo João mostra com clareza este amor. Foi um amor sem reserva, amor sacrificial.

4.2 A natureza do amor em nós

      O amor deve ser constante na vida do cristão, de acordo com os desígnios de Deus.

      Paulo na carta aos Romanos, afirma que somente em Jesus Cristo é que o amor de Deus foi plenamente manifestado, somente podemos desfrutar desde amor à medida que permanecemos em Jesus Cristo nosso Senhor com a certeza de que ninguém poderá nos separar do amor de Deus.

      Quero neste momento informar-lhes, que se fracassarmos em nossa sua vida espiritual, jamais podemos culpar Deus, pois não será por falta da graça e amor divino, e sim por negligenciar nossa comunhão com Deus. Jo 15.6; Rm 8. 38, 39; I Jo 1 . 6,7

Conclusão

      O Dicionário Vine define amor como um exercício da vontade divina, uma escolha deliberada feita sem causa atribuível, a não ser aquela que esta na natureza do próprio Deus.

   Max Lucado escreve em seu livro João 3.16: “Deus ama você com um amor sobrenatural. Você não pode ganhá-lo sendo simpático. Você não pode perdê-lo sendo um perdedor. Mas você pode ser cego o suficiente para resistir a esse amor”.

     Deus almeja que amemos as pessoas como Ele nos ama. Nunca poderíamos medir o amor humano e limitado, entretanto, à medida que o Espírito Santo desenvolve em nós a semelhança de Jesus Cristo, certamente aprenderemos amar com Cristo nos amou. I Jo 3.1, 13 -23

Questionário

1.Qual o conceito mais sublime de e a mais curta de Amor?
R:. O conceito mais sublime de “Amor” é a personificação de Deus. A mais curta é “Deus é Amor”.

2. Quais são os tipos de Amor?
R:. Ágape, Philia, Storge e Eros.

3. Quais as dimensões de Amor?
R:. Dimensão vertical, dimensão horizontal, e dimensão interior.

4. Quais as doze características essenciais ao amor?
R:. Sofredor, benigno, não invejoso, não leviano, não soberbo, não indecente, não busca seu interesse, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, folga com a verdade, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, e tudo suporta.

5. Como o Dicionário Vine define Amor?
R:. Exercício da vontade divina, uma escolha deliberada feita sem causa atribuível, a não ser aquela que esta na natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário