terça-feira, 11 de outubro de 2016

E a Luz resplandece nas trevas.

João era filho de Zebedeu e irmão de Tiago. Era pescador, cresceu na cidade de Betsaida, perto da Galiléia. Foi a principio, discípulo de João Batista, depois se tornou um dos mais chegados discípulo de Cristo.
João bem como seu irmão receberam o nome de Boanerges, que quer dizer “Filhos do Trovão” – indicando seu zelo, muitas vezes, movidos por temperamento impulsivo; galileu impetuoso, cujo zelo não era disciplinado e algumas vezes mal orientado.
João permaneceu em Jerusalém até aproximadamente 66 d.C., quando mudou para Éfeso onde, conforme a história, assumiu o bispado das igrejas da Ásia por 25 anos. João escreveu cinco livros do Novo Testamento – somente Paulo o excedeu em numero de livros escritos.
Quero aqui nesta noite fazer uma breve reflexão no verso 1 a 5.
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Com alusão evidente à primeira palavra do Gênesis.  João eleva a frase de sua referência a um ponto do tempo, o princípio da criação, com o tempo de absoluta pré-existência antes de qualquer criação.

Enquanto Genesis 1.1 registra o ato criativo de Deus, João 1.1 revela o Verbo que existiu antes da criação.

O enunciado tríplice em João 1: 1 nos leva para as profundezas da eternidade, antes do tempo ou criaturas eram. Moises e João ambos partem de 'início', mas, enquanto Gênesis funciona para baixo a partir desse ponto e diz que se seguiu João trabalha para cima e diz que se precedeu pode usar esse termo ao falar do que está além do tempo. Tempo e criaturas surgiu, e, quando eles começaram, a palavra "era”. Certamente nenhuma forma de discurso poderia mais enfaticamente declaram ser absoluto, não criado, fora dos limites do tempo. Claramente, também, nenhuma interpretação destas palavras braças sua profundidade, ou faz sentido digno, que não reconhece que a Palavra é uma pessoa.

A segunda cláusula de João 1: 1 afirma a eterna comunhão da Palavra de Deus. A preposição empregada significa precisamente 'para, ' e expressa o pensamento de que na Palavra havia movimento ou tendência, e não meramente associação com Deus. Ele aponta para a comunhão recíproca, consciente, e indo o ativo fora do amor na direção de Deus. 

A última cláusula afirma a comunidade da essência, o que não é incompatível com distinção de pessoas, e faz com que a comunhão de amor ativo possível; pois ninguém poderia, nas profundezas da eternidade, habitar com e perfeitamente amar e ser amado por Deus, senão aquele que Ele mesmo era Deus.


João 1: 1 se destaca como revelando a natureza pré-temporal e essência da Palavra. Nele, o oceano profundo da natureza divina é parcialmente divulgados, embora nenhum olho criado pode mergulhar para discernir suas profundezas ou viagens fora do nosso horizonte à sua ilimitada extensão, sem praias. O restante das ofertas de passagem com a marcha majestosa da Palavra de auto revelação através da criação, e iluminação da humanidade, até o clímax na Encarnação. 

João repete a substância de João 1: 1 - João 1: 2, aparentemente, a fim de identificar o agente da criação com a pessoa agosto a quem ele revelou como o preenchimento eternidade. Pela criação Ele foi efetuado, e, porque Ele era o que João 1: 1 O declarou a ser, portanto, foi efetuada, por Ele. Observe os três passos marcados em três versos consecutivos. "Todas as coisas foram feitas por Ele”; literalmente 'tornou-se', onde a emergência à existência das coisas criadas é fortemente contrastada com o divino "era" de João 1: 1 . "Por meio dele 'declara que a Palavra é o agente da criação; 'Sem Ele' {literalmente, à parte Dele '} declara que as coisas criadas continuar a existir porque Ele comunica isso a eles. O homem é o maior destes 'todas as coisas', e João 1: 4 apresenta a relação da palavra a ele, declarando que 'vida', em toda a largura e altura de seus possíveis significados, é inerente a ele, e é comunicada por Ele, com seu acompanhamento distintiva, na natureza humana, da luz, quer da razão ou da consciência.

Até o momento, João tem sido falando a partir do lado superior ou divino, mas em João 1: 5 fala do que a sub ou humano, e nos mostra como a auto revelação da Palavra tem, por alguma necessidade misteriosa, sido conflito. A "escuridão" não foi feito por Ele, mas é lá, e os raios de luz têm de lidar com ele. Algo estranho deve ter vindo dentro, alguma catástrofe ter acontecido, que a luz deve ter para transmitir em uma região de escuridão.

João leva 'Queda' para concedido, e em João 1: 5 descreve todo o estado de coisas, tanto dentro como fora da região da revelação especial. O brilho da luz é contínuo, mas a escuridão é obstinada. É a tragédia e crime do mundo que a escuridão não terá a luz. É a misericórdia longanimidade de Deus que a luz repelido não se extingue, mas brilha humildemente diante de todos.

Observe as três cláusulas, assim como, e ainda assim tão diferente em João 1: 1 Observe o triste realidade, ou seja, problema do mundo ; vindo-O não O conheceu ". Nesse "mundo" havia um lugar onde Ele poderia ter olhado para o reconhecimento, um conjunto de pessoas que poderiam ter sido esperados para chamar a Ele; Mas não é só o vasto mundo era cego (não sabia), mas o círculo mais estreito de "sua própria luta", lutou contra o que sabia ser a luz (não o conheceu).

 Mas a rejeição não era universal, e João prossegue para desenvolver as consequências abençoadas de receber a luz. Pela primeira vez ele fala a grande palavra "acreditar". O ato de fé é a condição ou meio de 'a receber'. É a abertura do olho mental para a luz ser derramada dentro. O resultado de tal fé é "o direito de se tornarem filhos de Deus", por meio da fé no Filho unigênito recebemos a comunicação de uma vida divina que nos torna, também, filhos. Essa nova vida, com sua consequência da filiação, não pertence à natureza humana como recebida dos pais, mas é um dom de Deus mediado através da fé na Luz que é a Palavra. 

"A Palavra se fez carne", são à base de todo o nosso conhecimento de Deus, do homem, das relações entre eles, o fundamento de todas as nossas esperanças, a garantia de toda a nossa paz, o compromisso de toda a bem-aventurança. ”Ele habitou entre nós”. A glória que brilhou do Verbo encarnado havia luz ameaçadora ou deslumbrante. Ele e ela estavam cheio de graça e de verdade, 'Amor perfeito inclinando-se para os inferiores e pecadores, com as mãos cheias de presentes e um coração cheio de ternura e a revelação da realidade, tanto no que diz respeito a Deus e homem. Sua graça dá tudo o que nossa baixeza precisa, Sua verdade ensina tudo o que a nossa ignorância requer. Todos os nossos dons e todo o nosso conhecimento vêm do Verbo Encarnado, em quem acreditar que somos os filhos de Deus.

O mesmo estava no princípio com Deus.

O mesmo – A Palavra, ou o Logos.

Este É um resumo de uma cláusula das três afirmações feitas no primeiro verso.

Estava no princípio com Deus - Esta parece ser uma repetição do que foi dito no primeiro verso; mas afirma-se outra vez para "proteger a doutrina", e para evitar a possibilidade de um erro. João tinha dito que existia antes da criação, e que ele estava "com Deus"; mas ele não tinha dito no primeiro verso "que a união com Deus existia no começo." Ele agora expressa essa ideia, e nos assegura que essa união não foi um que foi iniciada no tempo, e que pode ser, portanto, uma mera união de sentimento, ou um compacto, como aquela entre quaisquer outros seres, mas foi um que existiu na eternidade, e que era, portanto, uma união de natureza ou essência.

O mesmo, isto é, a Palavra que era Deus, existiu antes de qualquer ato de criação, e em que a existência era uma pessoa distinta de Deus. No entanto, é mais do que um redeclaração. Chegamos a pensar que a Palavra era um em natureza com Deus. Deste ponto de vista superior, os passos abaixo de nós são mais claramente visto. O Verbo era Deus; a pré-existência e personalidade eterna estão incluídos no pensamento.

Todas as coisas foram feitas por ele. E sem ele nada do que foi feito se fez.

Todas as criaturas quer no céu ou na terra, todo o universo, e cada ser contido nele, animado ou inanimado, inteligente ou não inteligente. Deus-Pai declarou cada coisa foram feitas por ele, sua Palavra Eterna. Assim, o Salmo 33: 6 , Pela palavra do Senhor foram feitos os céus. Isso, no entanto, não é a única razão pela qual o Filho de Deus é chamado a Palavra ”Ele não só é chamado” assim, porque Deus em primeiro lugar criou e ainda governa todas as coisas por ele; para que os homens descubram em suas mentes, pela intervenção de palavras ou discurso de maneira mais completa e mais clara as várias manifestações que ele faz de si mesmo, seja nas obras da criação, providência, ou resgate. Todas as revelações tem sido o prazer da sua vontade, foram, e ainda são transmitidas a nós através dele, e, portanto, ele é, de forma eminente, denominado apropriadamente aqui, a Palavra.

Todas as coisas - do universo. A expressão não pode ser limitada a qualquer parte do universo. Ela expressa adequadamente tudo o que existe - todas as grandes massas de mundos materiais, e todos os animais e coisas, grandes ou pequenas, que compõem esses mundos. 

Foram feitas - A palavra original é do verbo "ser", e significa "eram" por ele; mas expressa a ideia da criação aqui. Ele não altera o sentido se diz  'foram' por ele," ou "foram" criado "por ele." A palavra é muitas vezes usado no sentido de "criar", ou formando do nada. 

Por ele - Neste lugar se afirma que "criação" foi efetuada por "a Palavra", ou o Filho de Deus. Em Gênesis 1: 1 , diz-se que o Ser que criou os céus e a terra era Deus.  Por isso se quer dizer, evidentemente, que ele era o agente ou a causa eficiente, pelo qual o universo foi feito. Não há maior prova da onipotência do que a obra da criação; e, portanto, Deus, muitas vezes apela para que o trabalho para provar que ele é o verdadeiro Deus.

Sem ele - sem sua agência; seu conhecimento; o esforço do seu poder.  Esta é uma forte maneira de falar, concebido para confirmar, além da possibilidade de dúvida, o que ele tinha dito apenas. Ele diz, por isso, em geral, que todas as coisas foram feitas por Cristo. Nesta parte do verso ele exclui a todas as dúvidas, e afirma que não há "nenhuma exceção”. 

Nada do que foi feito se fez - nada que foi feito, nem o céu, nem a terra, nem as coisas visíveis nem invisíveis, foram feitas sem ele. Não há nada mais comum nos escritos sagrados, que após o que estabelece uma proposição universal, (onde há sinédoque é usado), para adicionar também um negativo universal para a confirmação do mesmo.

·         Sinédoque – Entendimento Simultâneo.
Nele estava a vida; e a vida era a luz dos homens.

Nele estava a vida. Criação - A, o chamado para a vida existir em suas variadas formas, leva até a fonte dessa vida. É na Palavra por ser original, ao mesmo tempo da mais alta criatura feita à "imagem de Deus" é nos dito que Deus "soprou em suas narinas o fôlego da vida, e o homem foi feito alma vivente" Gênesis 2:7 

"Vida" tem aqui nenhuma limitação, e deve ser entendida no seu sentido mais lato; a vida do corpo, mesmo de organismos que normalmente pensamos como inanimado, a vida da alma, a vida do espírito; vida no presente, na medida em que há comunhão com a eterna fonte de vida; vida no futuro, quando a ideia deve ser realizada e a comunhão seja completa.

E a vida era a luz dos homens. - Nós Somos levados a partir da relação da “Palavra” para o universo a sua relação com a humanidade. Aquilo que para os seres mais baixos na escala da criação era mais ou menos plenamente a vida, como a natureza de cada era mais ou menos receptivo do seu poder, é ao ser dotado de uma natureza moral e feito à imagem divina a satisfação de toda a necessidade moral, e a revelação do Ser divino. A "era" ainda nos leva de volta para os primeiros dias de tempo, quando a criação em toda a beleza de sua juventude foi imaculada pelo pecado, quando a noite não havia caído sobre o mundo moral, e ainda havia o brilho constante da presença de Deus. Mas aqui, também, a "era" passa em sentido para o "é". "Deus é luz, e nele não há treva alguma." Em cada homem há raios de luz, mais forte ou mais fraca, em maior ou menor escuridão. Em cada homem há um poder de ver a luz, e abrir sua alma a ele, e quanto mais ele tem ainda a ansiar por mais. Esta saída da alma a Deus é a busca para a vida. A Palavra é à saída de Deus para a alma. Ele é a vida. No sentimento após, não está encontrando. A luta moral é a força moral. O olho que busca para a luz não pode buscar em vão. A vida foi e é a luz dos homens.

Passando a partir do pensamento da criação em geral, para que a humanidade, que, em toda a gama de coisas criadas, tinha uma capacidade especial para receber o divino. A luz - o modo peculiar da operação divina aos homens, conforme a sua natureza racional e moral, que só foi montado para receber a luz da verdade divina. Não se diz que o Verbo era a luz, mas que a vida era a luz. A Palavra torna-se luz por meio da vida, da vida espiritual, assim como a visão é uma função da vida física. Em qualquer modo de manifestação da Palavra está no mundo, Ele é a luz do mundo; em Suas obras, na aurora da criação; nas condições felizes do Éden; nos Patriarcas, na Lei e os Profetas, em Sua encarnação e na subsequente história.

E a luz brilha na escuridão; e as trevas não a compreenderam.

E a luz resplandece nas trevas. - A Visão do brilho está presente, mas por um momento, e passa longe antes que a realidade negra da história da humanidade. A descrição do paraíso ocupa apenas alguns versículos do Antigo Testamento. A escuridão lança sua tristeza em cada página. Mas em meio ao caos moral, também, Deus disse: "Haja luz; e houve luz. 

A primeira luta de luz para dentro e através da escuridão até que a escuridão recebeu, rolou para trás, antes disso, faleceu em que a compreensão repetido de luz pela escuridão, como no amanhecer de cada manhã a noite passa para o dia, e a terra agora envolto em escuridão agora é banhado pela luz branca clara de um oriental sol esta tem a sua contrapartida no mundo moral. Há, também, o Sol da Justiça brilhou, está sempre brilhando; mas como o apóstolo olha para trás na história do mundo pré-cristão, ou, pode ser, olha para trás sobre o ministério terreno de Cristo, ele procura em vão a vitória da verdade, para os corações das nações, ou de homens, penetrou através de e com a luz do céu, e ele resume o todo em uma negação triste, "o trevas não a compreenderam.", no entanto, nesta mesma tristeza existe fé firme e esperançosa. O presente enfático declara que a luz ainda, sempre, "resplandece nas trevas." 

Verdade são aquelas palavras do Patriarca, legislador, profeta, enquanto seguiam a voz que chama, ou recebido à lei de Deus para os homens, ou dito adiante à palavra que veio a eles a partir dele; verdade eles são de todo poeta, pensador, estadista, que compreendeu alguma verdade mais elevada, ou perseguida algumas dúvidas à espreita, ou ensinou uma nação ações nobres; verdade eles são de todos os evangelistas, mártir, filantropo, que realizou a luz do evangelho ao coração dos homens, que tem na vida ou morte testemunhou a sua verdade, que mostrou seu poder em atos de misericórdia e de amor; verdade eles são do mais humilde cristão que procura caminhar na luz, e do doente-câmara da casa mais humilde pode estar deixando a luz brilhar diante dos homens que os leva a glorificar o Pai que está nos céus. 

A luz está sempre brilhando, de fato, de cor à medida que passa através das mentes diferentes de homens diferentes, e conhecer-nos através do espaço que separa os continentes, e o tempo que separa as idades, em tons muito diferentes; mas esses tons passar para o outro, e na harmonia de tudo é a pura luz da verdade.

A luz resplandece nas trevas - Escuridão, na Bíblia, comumente denota ignorância, culpa ou miséria.  Refere-se aqui a um povo mau e ignorante. Quando se diz que "a luz brilha na escuridão", entende-se que o Senhor Jesus veio para ensinar um mundo ignorante, ignorante, e perverso. Este tem sido sempre o caso. Foi assim quando ele enviou seus discípulos durante seu ministério; e assim em todas as épocas desde então. Seus esforços para iluminar e salvar os homens têm sido como luz lutando para penetrar uma espessa nuvem, densa; e apesar de alguns raios podem perfurar a escuridão, mas a grande massa ainda é uma sombra impenetrável.

Não a compreenderam. - O Significado desta palavra difere daquela traduzida por "não sabia" em João 1:10 . O pensamento aqui é que as trevas não toma posse, não se apropria da luz, de modo próprio de se tornar luz; o pensamento não é que os indivíduos não reconhecê-lo. 

Não a compreenderam - Esta palavra significa não "admitido", ou não "recebido". A palavra "compreender”, significa "entender". Este não é o significado do original. As trevas não a "receberam" ou "admitiram" os raios de luz; os tons eram tão grossos que a luz não podia penetrar neles; ou, para deixar cair a figura, os homens eram tão ignorante, tão culpado, tão perverso, que não apreciar o valor de suas instruções; e desprezaram e rejeitaram. E por isso ainda é. 

A grande massa de homens, afundado em pecado, não receberá os seus ensinamentos, e ser iluminado e salvo por ele. O pecado sempre cega a mente para a beleza e a excelência do caráter do Senhor Jesus. Eles estão com a mente indispostas para receber suas instruções, como "escuridão" não tem afinidade com a luz"; e, se o houver, o outro deve ser deslocado.

Neste mundo escuro caído, ou na humanidade, sentado nas trevas e na sombra da morte, sem capacidade de encontrar o caminho tanto da verdade ou da santidade. ”Nesta escuridão, e consequente obliquidade moral e intelectual, a luz da Palavra” resplandece por todos os raios de ensino singular ou revelou que os homens (à exceção da Encarnação do Verbo) são favorecidos com as trevas não a compreenderam-se não levá-la em um breve resumo do efeito de todos os esforços do Verbo Encarnado ao longo deste nível mundial desde o início, tentando recuperar o homem afetado.

Concluindo, esta manifestação na carne recorda a existência pré-encarnada durante toda a história do mundo, e o próprio ato criativo. Os dois fatos são a presença constante da luz verdadeira, e a criação do mundo por Ele. O mundo, então, em sua maior criatura homem, com o poder espiritual para ver a luz verdadeira, deveria ter reconhecido, o Espírito deveria ter sentido e conhecido Sua presença. Este teria sido o exercício do seu verdadeiro poder e seu bem mais elevado. Mas o mundo sentido obrigado perdeu sua percepção espiritual, e "não o conheceu." Este versículo traz de volta o pensamento de João 1: 3-5 , para se preparar para a escuridão mais profunda que se segue.

A palavra luz é encontrada no livro, pelo menos 21 vezes. Há perfeita conexão entre luz e vida, Salmo 36.9 “Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz”. No verso 5 lemos; “a luz resplandece na s trevas”. A luz está brilhando no mundo; está conflitando com as trevas, jamais será ofuscada. Ela ilumina o caminho que nos leva a verdadeira luz, o Verbo encarnado.

A maior manifestação e prova da seguinte declaração será encontrada naquela grande entrada do Logos eterno na vida humana que irá lançar o raio mais completa de luz divina sobre os homens; mas antes do grande evento, durante a sua ocorrência e, desde então, ou seja, em todas as épocas e nações, a luz resplandece nas trevas.


Que a Luz possa resplandecer sempre em nossas vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário