domingo, 28 de agosto de 2016

Andando sobre o Mar.

Jesus Cristo é o Messias, Salvador e fundador da igreja cristã. Para os cristãos, Ele é o Senhor de suas vidas. Embora tenha vivido na terra somente 33 anos, tem exercido grande impacto nas pessoas – mesmo naqueles que não crêem que Ele é o Filho de Deus. Jesus Cristo é descrito em detalhe na Bíblia – sua vida, obra e ensinamentos – nos Evangelhos, cada um focando diferentes ângulos. Mateus o apresenta como o esperado Rei do povo judeu. Marcos o mostra como servo de todos. Lucas tende a destacar seu caráter compassivo e bondoso para com os pobres. João descreve um relacionamento amoroso com Jesus. No entanto todos concordam que Jesus é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis.

Amados, neste lindo texto, vemos um acontecimento que nos leva, a fazer uma reflexão maravilhosa. O acontecimento que se passa; é de Jesus, andando por cima do mar. E deste acontecimento, podemos tirar algumas lições, é o que veremos a seguir:

Pois bem, na nossa vida existem altos e baixos, tem vento a favor e vento contra, ventos a favor proporcionados por Deus através do Espírito Santo em respostas a nossas orações para alivio de nossas dores e alegria de nosso espírito:

Gn 8: 1 – Vento dominado do livramento (Nóe);
Ex. 14:21 – Vento dominado do livramento (Moisés);
Ez. 37:9 – Vento do sopro da vida (Ezequiel);
At. 2;2 – Vento do poder espiritual (Dia do Pentecoste).

Mas existem também ventos contra, e existem algumas razões para esse vento contra:
Ex 10:13 – Vento dominado da destruição (Faraó);
 Jr. 5:13 – Vento da rejeição (Pecado Jerusalém);
Os. 12: 1 – Vento da falsa esperança (Pecado Israel);
Ef. 4:14 – Vento do engano, imaturidade espiritual (Indecisão) .


Pode ser uma prova que nosso próprio Deus nos impõe, para nos moldar o caráter a sua imagem, então como um profissional que trabalha com lapidação de pedras preciosas Ele pega aquela pedra sem forma bruta ainda, e lapida até dar a melhor forma a ela e extrair desta pedra tão preciosa o melhor brilho, e diz o salmista em Sl. 11,15a o “Senhor prova o justo”.

Este vento pode também se levantar quando o inimigo de nossas almas e arquiinimigo de Deus se levanta para tentar nos derrubar, porém tenha em mente querido irmão, ele só se levantará contra nossa vida com a expressa permissão de Deus.

Mas, na grande maioria das vezes, esses ventos são causados por nós mesmos, por causa dessa natureza fraca que é a natureza humana, carnal, natureza perversa que quer viver em rebeldia contra Deus, nos prazeres do Mundo, e existe uma lei de Deus que se chama a lei da planta e colheita. E quando você planta uma semente; na colheita não é uma semente que você vai Ter e sim um fruto com massa, corpo e casca, e muitas sementes, flores, folhas, galhos, troncos e raízes, é isso que vamos colher.

E quando, por causa de um desses fatores a cima, o vento começa a soprar, movimenta as águas do mar, e as ondas começam a açoitar nossa frágil embarcação, ondas pequenas ondas grandes, então nos vemos perdidos c/ tantos problemas e dificuldades que esse mundo nos impõe, mas não queremos nunca nos entregar, porque, uma das atribuições da natureza humana, é o fato de querer resolver todas as coisas com nossa própria força e capacidade. Então fixamos os nossos olhos no nosso objetivo e queremos por nossas próprias forças sairmos da tempestade que nos cerca e levar nosso barco a navegar em águas tranqüilas, mas, quando estamos no meio do mar às ondas ficam mais fortes, o vento contrário é maior e não temos como retroceder e nem chegar, lá do outro lado. A força se vai porque somos limitados, o cansaço chega porque somos humanos, por causa da escuridão da noite do frio das águas e dos fortes ventos ficamos a deriva, no mar dessa vida, sem direção, e o que fazer?

Estamos tão preocupados em sair daquela dificuldade que não nos damos conta de que até mesmo Jesus, não está no barco.

Amado vc pode ter uma jangada pequena, uma canoa, um barco a velas, ou um Iate motorizado e luxuoso; mas no meio do mar, eles são todos iguais se o vento ficar contrário as ondas se levantarem, a jangada ou o Iate luxuoso, se Jesus não estiver presente na embarcação dirigindo, conduzindo a embarcação, ela vai a pique ela afunda.

E não é o que vemos nesse mundo, pessoas tanto pobres, como da classe média, e classe alta, pessoas c/ muito dinheiro e pessoas sem nem o que comer, mais estão da mesma forma afundando, sucumbindo no mar revolto desta vida, por não terem Jesus o fiel guia em suas embarcações.

O pobre sofre e vão a pique por causa da falta de recursos financeiros e sociais, famílias destruídas por causa do vicio, pessoas frustradas na vida, filhos lançados a marginalidade, e muitas outras turbulências.

Os ricos vão a pique, por causa das depressões da vida. Numa pesquisa que um amigo meu, que sofre de depressão me passou, estava vendo que a cada dia cresce o numero de crianças, adolescentes e jovens com depressão, pois são forçados sempre a ser o melhor para competir nessa vida, e vivem a vida sem objetivo, pois neste mundo não importa o ser e sim o Ter se você tem é alguém, se não, não é ninguém, e acabam entrando em depressão, pessoas com tanto dinheiro sempre querendo mais, pessoas, com tanto dinheiro vivendo trancafiadas com medo de seqüestro, com medo do bandido, que a está vigiando, pessoas com tanto dinheiro e com seus casamentos destruídos, seus filhos lançados nas drogas; levam a vida sem objetivo, e por muitas outras turbulências. E tentam de todas as formas continuarem remando, levando a suas vidas, mas a força humana é limitada, um dia a força acaba, e essas pessoas, ficam perdidas, tenta de todas as formas remediarem situações e mais situações, mas não admitem que o que está faltando em suas vidas realmente é um encontro com o Supremo Ser, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

E este, é um panorama de como está à deriva o quadro social do mundo.

E quantos e quantos, irmãos, dentro da casa do Senhor estão desta forma, a deriva no mar desta vida, porque se esqueceram de ao entrarem no barco, convidar Jesus para ser o seu capitão, o fiel guia, e estão afundando c/ tantos problemas que parecem ser irremediáveis.

Porém hoje, mesmo que você tenha se esquecido de pedir para Jesus te acompanhar nesta embarcação, neste caminho, você pode pedir a Ele, o fiel guia que venha e comande sua embarcação, pare de lutar com suas forças, lute com as forças de Cristo irmão. Mesmo que sua fé seja pequena, segure hoje nas mãos de Jesus, mesmo que pareça tudo perdido abra seus olhos espirituais clame a Ele que Ele virá calmamente serenamente, Ele virá e não chegará nem antes, muito menos depois, mas na hora certa Ele vai chegar, e quando Ele colocar seus pés em sua embarcação, a tempestade tem que parar o vento tem que cessar porque aquele que é o Senhor do vento e do mar chegou e com Cristo sua viagem será tranqüila, porque não é alguém limitado que dirige o barco, mas sim alguém ilimitado, e com Cristo no barco, vai tudo bem!

Depois de um dia de muita agitação e trabalho, Jesus manda seus discípulos, entrarem num barco e atravessar o mar da galiléia, porque ele queria um momento a sós com Deus.

Os discípulos foram então segundo a ordem de Jesus, mas em meio à viagem vieram percalços que eles não podiam controlar, mas dependiam de uma ação sobrenatural de deus para enfrentá-la.

1) Jesus os mandou entrar no mar - num primeiro momento, poderia parecer aos discípulos, que Jesus os havia colocado em uma fria, uma situação totalmente desfavorável, eles podiam imaginar, que Jesus sabia que a tempestade viria e que os enviou sozinhos, para que ele se livrasse da tempestade e do naufrágio do barco.

Jesus nunca nos deixa em qualquer situação MT. 28:20, ele nos comprou por preço do seu próprio sangue, então ele não nos deixa, mas quando ele nos manda enfrentar u ma situação difícil é para que o seu poder se manifeste em nossas vidas.

2) Jesus anda sobre as ondas - os discípulos não estavam ainda acostumados com o sobrenatural na vida de Jesus, em meio aquela confusão, eles imaginavam que fosse um fantasma e não reconheceram o livramento que estava vindo em sua direção, Mc. 6: 52 nos fala que ainda o coração deles estavam endurecidos, porque, não haviam entendido o milagre da multiplicação.

Muitas vezes nos não nos abrimos para que o livramento sobrenatural de Deus venha em nossas vidas, ficamos aguardando apenas nas coisas naturais, o aumento do salário, um escape humano, mas em Cristo, que existe um livramento sobrenatural, que está a caminho, em meio as nossas tribulações.

3) Jesus exorta os discípulos a terem bom ânimo em meio às tribulações, poderia parecer estranho, Jesus poderia ter dito tantas palavras de conforto, mas, ele disse duas palavras chaves, para enfrentarmos as dificuldades. Tem bom ânimo e não temas.; quando você não é roubado nos teu ânimo e não tem temor, você já é vencedor, porque, os teus cuidados, os teus caminhos estão nas mãos do Senhor, e o inimigo não tem como impedir a tua virada de posição.

4) Jesus nos ensina a andar sobre as ondas - Jesus nos mostrou que é possível andar sobre as ondas, quando ele chamou Pedro, que teve que vencer a barreira do sobrenatural para andar por sobre as ondas, porem, Jesus provou que é possível andar por sobre as ondas, basta que:

4: 1 - estejamos olhando para ele , com os olhos fitos em Jesus sem desviar-se por nada, nós andamos sobre as ondas, quando Pedro tirou os olhos de Jesus e percebeu o vento que batia em seu rosto ele perdeu o poder de andar sobre as ondas.

4. 2 - pela fé - Jesus chamou Pedro de homem de pequena fé, porque duvidaste?, Muitas vezes estamos andando por sobre as ondas e duvidamos do livramento completo, então afundamos porque faltou fé.

Jesus te chama a andar por sobre as ondas, num mar de dificuldades, num mundo cheio de problemas, estamos constantemente sendo colocados em check, por toda sorte de situações desfavoráveis, e somente poderemos vencê-las andando por sobre as ondas com Jesus.

Tome uma atitude e hoje ande com cristo sobre as ondas


Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que você irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido , capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais. 2 Pedro 3:9 paciência de Jeová

Nenhum comentário:

Postar um comentário