sexta-feira, 5 de abril de 2013

Conselhos divinos para uma vida de sucesso


Texto: Josué 1:5-9

Introdução

Alguns têm desejos. Outros, como Josué, tem propósitos. Toda uma geração de Israel desejou e morreu ainda desejando. Eles tinham anseios, desejos, mas não tinham coragem. Josué transformou desejos, em terra, cidades, lares e bens. O incrédulo Israel murmurou e morreu no deserto. O confiante Josué bebeu e comeu em Canaã, a terra da promessa.

Mas essas bênçãos só foram experimentadas por Josué porque, no período de grande transição na sua vida, ele obedeceu aos conselhos divinos. 

Quando Deus disse vai, mesmo depois de 40 anos, Josué ainda tinha presente o levanta-te. O seu vai não tinha desaparecido e em três dias ele foi, mas Israel tinha desistido. Para eles a terra prometida era a terra da fantasia, mas para Josué o velho sonho de 400 anos se tornaria em realidade, a terra prometida seria sua...

A Bíblia diz que na multidão de conselhos há sabedoria. Mas também podemos afirmar que na multidão de conselhos sem o consentimento do Senhor há muita confusão.

A diferença entre uma pessoa de sucesso e uma pessoa fracassada é a capacidade que ela possui de ouvir e obedecer aos conselhos do Senhor. Nesta noite gostaria que os mesmos conselhos que nortearam a vida vitoriosa de Josué norteiem também as nossas vidas.

1o Conselho – Domine o seu medo. Josué 1. 6,7,9

Por natureza somos pessoas medrosas. Cada pessoa desenvolve um tipo de medo na vida e com Josué não foi diferente.  Quando Deus repete por diversas vezes “não tenha medo!”, é porque Deus via que aquele homem que havia desafiado o povo de Israel, diante do relatório dos espias, era o mesmo que estava tremendo de medo neste momento de grande transição.


Por três vezes Deus enfatizou a força na vida de Josué:

·         “Sê forte e corajoso” v.6
·         “Tão somente sê forte e mui corajoso” V. 7
·         “Sê forte e corajoso, não temas, nem te espantes” v.9.

Quais eram os possíveis medos de Josué:

·         Medo Espiritual.
“Se Deus puniu até o grande Moisés, quanto mais a mim!”

·         Medo do novo cargo. (Liderança)
“Será que vão me seguir? Será que tenho capacidade? Se até contra Moisés intentaram e quiseram usurpar a liderança”.

·         Medo da derrota.
Quando Josué era um espia o exército de Israel era treinado para a guerra. Agora ele contava com um povo que seria treinado para a guerra. 
Mas será que todas essas barreiras não davam o direito de Josué temer?

Sentir medo é pecado?

Quando Deus repetiu para Josué não sentir medo, Ele estava querendo dizer literalmente que Josué não deveria ter FOBIAS. Ser dominado pela incredulidade, pelo sentimento, pelo coração enganoso.

Lista de Fobias.

Podemos achar sempre razões para recuar, e depois, tratamos os nossos medos como virtudes.
Dizemos:

·         Não sou daqueles que se aventuram
·         Se Deus quer que eu faça isso, Ele vai me colocar lá
·         Estou à espera de uma orientação clara da parte de Deus
·         Não procuro grandes coisas para mim mesmo;  quero me manter humilde.

Tais afirmações nada mais são do que medo camuflado de piedade.

É interessante notarmos que Deus depois do primeiro imperativo deu a razão: “Serei contigo”. Na segunda vez acrescentou “tão somente... sê forte”. E na terceira repetição Ele dá mais outra razão: “Não to mandei eu?”. Deus ordena, e aí então Ele recomenda.

Deus nos dá razões para seguirmos adiante. E a razão para seguirmos é a sua presença.
Mas os nossos inimigos nos ameaçam...

O desafio de Josué? Gigantes e 7 nações guerreiras que deveriam ser retiradas da terra.

ALERTA:

Só posso me aventurar a fazer qualquer trabalho de ordem espiritual diante de uma ordem expressa do Senhor. Josué não era um aventureiro. Josué era um comissionado do Senhor. Tem muito crente quebrando a cara porque não foi comissionado para algumas tarefas e se intromete em assuntos que não foi chamado; e depois quer que Deus o Salve.

Como então Josué poderia superar o medo e não desenvolver fobias? Como ele poderia ser uma fortaleza?

Os versos 5, 6, 9 nos dão a resposta.

* Presença, v.5,9

* Proteção, v.6    

* Promessa, v.6

* Relacionamento Pessoal, v. 9
Aplicação.

Quantos medos em nossa vida já viraram fobias.

Trabalho, família, relacionamento, entrevistas, provas, viagens, ficar sozinho em casa, caminhar na rua...

Para vencermos todo o medo que nos paralisa, temos em primeiro lugar que desenvolver a prática da presença de Deus. Diante da provação devemos raciocinar: Ele será e estará comigo onde eu estiver. Ele não só estará presente, mas me ajudará em todas as circunstâncias, por que Ele é o meu Deus.

Na verdade existem razões para as nossas hesitações e nervosismo. Isso é uma coisa natural. Mas Deus nos chamou para uma nova vida de aventura e audácia. Essa é a parte emocionante da vida cristã.

Se observarmos as grandes provas de fé vêm acompanhadas com a superação do medo. Todos os homens da Bíblia sentiram em algum momento medo, mas não cederam aos seus sentimentos; eles se aventuraram nas novas experiências e Deus os fortaleceu. As escrituras nos ensinam:

·         “Em me vindo o temor, hei de confiar em Ti”. Sl.56.3

O medo vê o que o homem vê. A fé vê o que Deus enxerga e age baseada nisso. A fé cria pessoas de ação como Josué. A incredulidade nos mantém amarrados num deserto espiritual, como Israel esteve durante 40 anos.

Como dominar o medo?

·         Lembremo-nos que Deus nos tem enviado.

·         Obedeça e se entregue. A responsabilidade é do Senhor.

“Não to mandei Eu?” Ecoava nos ouvidos de Josué. Neste caso, porque temer as sete nações pagãs e o seu próprio coração?

 O primeiro conselho que Josué recebeu e que o ajudaria a ter êxito nesta nova fazer da vida foi: Não Tenha fobias, Domine o medo!

2o Conselho – Tenha coragem  Js.1.7,8

John Wesley disse: “Tenho demasiado temor a Deus para recear os homens”.

Coragem pode ser traduzida neste texto como fé. Deus estava então dizendo: “Não tenha medo (Fobias), mas seja forte e tenha Fé”.

Muitos crentes são corajosos em si mesmos. Estão convictos da sua inteligência, da sua capacidade de raciocinar e resolver os assuntos mais difíceis; outros não têm medo algum de entrar em disputas, sabem usar os melhores argumentos e dissuadir qualquer pessoa, consegue desarmar a pessoa mais altiva; ainda há outros que são corajosos porque têm uma estrutura física maior do que os demais. Mas este tipo de coragem não leva ninguém a grandes conquistas, isso é apenas o braço da carne. Isso é ter coragem em si mesmo.

Isso é o que eu chamo ter fé na fé.

A coragem em Cristo é algo sobrenatural e nos dá capacidade de cumprir o que dizem os versos 7 e 8 de Josué. Fale, faça o que a palavra diz, “Tim-Tim por Tim-Tim”.

O que é a Coragem na perspectiva de Deus?

·         Os amigos de Daniel. Dn. 3.14-20
Deus não nos livra do fogo, mas no fogo!

·         Daniel. Dn. 6.

·         Davi. I Sm.17.26c, 45.

A Coragem que Deus espera ver nos seus filhos é a capacidade de identificação e prática da Sua Pessoa e Palavra em toda e qualquer circunstância. É a coragem que esteve presente em muitos servos do Senhor.

“... Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate para obterem superior ressurreição. Outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados. (Homens dos quais o mundo não era digno)...” Hb.11.35b-37

Devemos ter a coragem de dizemos em alto e bom som: Somos cristãos! Essa é a minha identidade.

Como podemos ser corajosos como Deus Deseja?

  • Estudo da Palavra, v.8b. Somos mestres, doutores em várias árias, só não conseguimos crescer no conhecimento de Deus.

  • Proclamação da Palavra, v.8ª. Falamos sobre tudo com todos, só não temos tempo e nem condições de falar sobre toda a Palavra Deus a todos.

  • Prática integral da Palavra, vss. 7, 8c. Obediência parcial é pura desobediência.

O grande desafio na perspectiva divina para Josué não era entrar e conquistar a terra prometida. Mas sim, continuar firme, fiel e fazendo tudo conforme Deus havia mandado na sua lei. Sem conchavos, estudando a palavra dia e noite e falando dela para todo o mundo.

A parte de Deus no Jogo era andar e proteger a Josué. E o que cabia a Josué era ter cuidado em obedecer a Lei de Deus.


Aplicação:

O crente corajoso não é aquele que não tem medo de alma penada, bicho de sete-cabeça, demônios...

O crente corajoso é aquele que não negocia seus princípios cristãos no seu trabalho, na escola, ou no meio de seus familiares incrédulos.

Quando eu sou corajoso em Cristo, como diz a Palavra, o Senhor me faz prosperar no meu caminhar.

Conclusão:

Em todos os momentos de transição que passarmos sempre teremos os conselhos do senhor para nos levar a vitória. Meu desejo é que nesta semana você desenvolva a percepção da Presença de Deus na sua vida, Seja corajoso em se identificar como cristão e não retroceda diante das provações.

Percorram o acampamento e ordenem ao povo que prepare as provisões. “Daqui a três dias vocês atravessarão o Jordão neste ponto, para entrar e tomar posse da terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá”. (Js 1.11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário