terça-feira, 3 de outubro de 2017

Você tem a marca da promessa...

Graça e Paz!

“Em quem também vós estais depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.” (Efésios 1:13-14)

Nesta noite quero falar das promessas de Deus, Ele nos marcou com muitas, pois na bíblia existem 8.000 promessas para nossa vida, e que só depende de nós buscarmos, saiba que Deus te escolheu e Ele tem um propósito para sua  vida, Ele sempre tem algo preparado para o  teu coração, pois até mesmo antes sermos gerados no ventre materno  Ele já nos conhecia. Salmo 139

Quero dar um tema para a mensagem.  – Você tem a marca da promessa?

Introdução

Mas o que é promessa?

A promessa vem do verbo prometer, e significa  obrigar-se a fazer alguma coisa; dar esperança; compromisso, e o nosso Deus fala e faz, pois a bíblia diz que Deus não é homem, para que minta nem filho de homem para que se arrependa; porventura, diria Ele e não faria? Ou falaria Ele e não confirmaria? Eis que recebi mandado de abençoar; pois Ele tem abençoado, e eu não posso revogar. Num 23:19-20.

Há uma canção que diz assim: “Mas quem vai apagar o selo que há em mim, a Marca da Promessa, que Ele me fez, e quem vai impedir se decidido estou, pois Ele prometeu, é Fiel pra cumprir, o Meu Deus, nunca falhará, eu sei que chegará minha vez, minha sorte Ele mudará, diante dos meus olhos…”.

Existem marcas que a vida nos deixa, que jamais serão apagadas. Conheço pessoas que perderam um filho em acidente de carro, e a dor e o vazio deixados por este trauma somente é superado pela graça, pelo amor e pela misericórdia do Senhor.

Paulo, pelo Espirito Santo, escreveu aos crentes de Éfeso dizendo que eles estavam em Cristo e haviam recebido um selo, ou seja, uma marca. Uma marca que Jesus havia antes prometido, portanto, a marca da promessa. Marca esta que consiste na presença gloriosa do Espirito de Deus que Cristo, nos seus, fez habitar.

Nos dias em que estamos vivendo, dias em que a teologia da prosperidade material está em voga no meio do povo de Deus, quando se fala em “Marca da promessa”, a maioria logo pensa em um carro novo, em uma casa luxuosa ou em muito dinheiro no banco. Mas a marca da promessa de Deus nas nossas vidas é algo muito superior a tudo isto, é o melhor que Deus poderia dar aos seus filhos, e Jesus falou sobre isto: “Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11:13). Melhor e mais valioso do que qualquer riqueza deste mundo é a presença do Espírito Santo habitando em nós, nos guiando em toda a verdade de Deus.

Deus amou de uma forma profunda a todos os seres humanos que ele criou, tanto que deu o seu filho unigênito para morrer por cada um deles. Sendo assim, ele deseja muito marcar a todos com o seu Espirito Santo prometido. Porém, o Senhor não é intruso, por isso ele precisa da autorização de cada um de nós para vir em nós habitar. Mas de que maneira podemos lhe dar esta autorização? Dando ouvidos a sua palavra. Crendo verdadeiramente no seu santo evangelho.

Veja que Paulo disse àqueles crestes que eles estavam em Cristo, mas isto só ocorreu, diz ele: “depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação”. E como uma consequência natural do crer neste evangelho, eles receberam também a marca do Espirito santo: “tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.” Esta marca, portanto, é para aquele que crê no evangelho e o coloca em prática em sua vida!

Além de ser a marca da promessa de Deus em nossas vidas, a palavra também diz aqui que o Espirito Santo é o “penhor da nossa herança”. Penhor fala de garantia, nos tempos bíblicos era comum que quando alguém fizesse uma promessa a outrem ele lhe desse algo como garantia de que cumpriria a sua palavra. Deus também fez assim conosco, ele nos prometeu a salvação e a vida eterna através da fé em seu filho Jesus, mas ele não nos deixou apenas com a promessa, como garantia de que a vai cumprir, ele nos deu o seu Espírito como penhor para habitar em nós.

Se o Espírito é a marca que Deus colocou em nós como garantia e penhor da nossa herança eterna, certamente devemos cuidar para jamais perdermos a sua presença, caso contrário, perderemos também o direito a nossa herança. Certa vez Davi foi repreendido por causa de um pecado grave que cometeu, então, ele se arrependeu e escreveu um cântico em forma de oração falando do seu temor em perder a presença do Espirito Santo, o que punha em risco a alegria da sua salvação: “Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação...”(Salmos 51:11-12)

 Assim como Davi, nós também temos que zelar para que, através dos nossos pecados, não venhamos a causar tristeza no Espírito Santo que em nós habita. Pois é através da presença dele que estamos marcados para sermos salvos e redimidos por Cristo: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” (Efésios 4:30)

Fugindo do pecado, para não causar tristeza ao Santo Espírito, mantendo assim comigo a garantia da minha herança na glória.


Alguns personagens bíblicos foram marcados em suas trajetórias, como Caim, que matou o seu irmão Abel, por ciúme e inveja, e recebeu uma marca para o resto da sua vida terrena, uma marca que o identificava como assassino de seu irmão, e que ninguém poderia matá-lo, pois ele deveria ficar o resto de sua vida terrena convivendo com o remorso do seu terrível erro.

O profeta Jonas foi outro que precisou sofrer uma angústia muito grande dentro da barriga do grande peixe, para entender a grandiosidade do Deus Eterno, e de dentro do peixe, clamar por misericórdia, e então receber uma segunda chance de ir pregar aos ninivitas. Moisés foi marcado pela glória e presença de Deus quando viu o Senhor pela fenda da rocha, seu semblante ficou resplandecente, e todos se admiraram de seu aspecto.

O patriarca Abraão é sempre lembrado quando o assunto é fé. Quando Deus ordenou que ele saísse de sua terra, do meio de sua parentela para conquistar a terra da promessa, ele simplesmente obedeceu. Sem se preocupar com as questões práticas da vida. Se Abraão parasse para pensar nas consequências desta atitude, provavelmente ele não seria pai da nação eleita por Deus.

Sair de sua terra natal significa deixar para trás suas certezas e tudo que lhe é familiar e conhecido. É deixar de lado a sua estabilidade e o afeto confortável daqueles que você ama, para se aventurar em novos territórios. Assim como Abraão foi chamado, nós também fomos para sair do Egito (mundo) e caminharmos em direção a Canaã celestial (novo céu e nova terra). Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo (Romanos 1:6).

Quando você decide deixar o mundo, para alcançar a salvação prometida, tem que deixar os valores do mundo, e por diversas vezes é rejeitado precisando se afastar de sua parentela. Então começa a andar por terras diferentes, chega ao deserto, sofre, mas é no deserto que aprende a ter intimidade com Deus, vivencia lindos milagres e experimenta a providência divina.

Ao atender o chamado divino é preciso ter a mesma postura de Abraão, não é necessário se preocupar com sua sobrevivência ou subsistência. Quem vai cuidar de sua vida é Deus. Se Ele te mandar entrar no mar, entre. Se te enviar ao deserto, vá correndo. Se Faraó está atrás de você, glorifique. Não há motivos para se preocupar você tem a marca da promessa. O sangue de Cristo garante a sua proteção. Você faz parte da nação eleita.

Davi – Homem segundo o coração de Deus – Foi adultero e  homicida.
Sansão – Brincou com Deus
Daniel – Homem temente a Deus – foi jogado na cova dos leões
Gideão – Homem covarde testou Deus e com 300 soldados derrotou um grande exercito.
Josué e Calebe – Homens destemidos – levaram o povo à conquista de Canaã.

Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. (Salmos 91:4) Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. (Salmos 91:10-11

Eu tenho a Marca da Promessa...

Mas afinal, que Marca é essa? E o que esta Marca tem a ver com a Salvação? Eu dei uma pesquisada, e encontrei uma passagem bem interessante mencionando uma marca relacionada a uma promessa feita por Deus. Ela se encontra em Êxodo 12:1-14

Bem, para entender esta passagem, vamos falar um pouquinho do contexto dela. Na época em que isto ocorreu, os israelitas eram escravos no Egito, e Moisés tentava, sob as ordens de Deus, fazer com que o Faraó libertasse o povo para irem para a Terra Prometida. Porém, o Faraó não gostou da ideia e não fez o que Moisés pediu, e Deus tinha mandado nove pragas. A cada praga que Deus mandava, o Faraó dizia para Moisés que se ele orasse ao Senhor e a praga cessasse, o povo seria liberto, mas Moisés orava, a praga acabava, e o povo continuava escravizado. Deus decide então enviar uma décima praga, e a anuncia a Moisés: o filho mais velho de cada família, inclusive da família dos animais, morrerá.

Mas Deus não podia fazer isto também no meio dos israelitas, e Ele prometeu que o Teu povo seria livre desta praga, para mostrar que o Senhor está com o povo de Israel. E como Deus fez esta diferenciação? Com a Marca!

A tal "Marca" era feita com sangue de um cordeiro sem defeitos, e deveria ser feita na porta de entrada da casa de cada israelita, porque Ele passaria matando de casa em casa, matando os primogênitos, mas aquelas casas que teriam a Marca, Ele passaria direto. Bem, podemos dizer, então, que aquelas famílias que tem a Marca do Sangue do Cordeiro seriam salvas, não é?

Sangue do Cordeiro... Isso te lembra de alguma coisa?

Jesus é o Cordeiro enviado por Deus para que a Salvação seja "estendida" para nós também! No Egito, aqueles que tinham a Marca do Sangue do Cordeiro eram salvos da morte. Quem recebeu a Cristo como único e suficiente Salvador recebeu o Consolador, o Espírito Santo, que é a marca da Promessa de Vida Eterna que o Senhor fez conosco (Efésios 1:13-14). Ok, mas e quem é o Espírito Santo? E por que ele também é chamado de Consolador?

O Consolador, ou Espírito Santo (chame como quiser!) foi enviado por Deus quando Jesus voltou para o céu, para que nos ajudasse a seguir o caminho reto, por isso, Consolador (João 14:16). É Ele quem nos ajuda a fazer a vontade de Deus e a andar como Jesus andou. É como se a marca invisível em nós fosse a presença do Espírito Santo, e este, por sua vez, nos faz agir de tal forma que o mundo vê em nós a Marca do Sangue do Cordeiro. Pareceu meio complexo? Vou tentar descomplicar, então.

É assim: quando você aceita a Jesus você tem o direito de estar com Ele, mas Ele está na Glória, com o Pai. Então quem vai te ensinar tudo que você tem que aprender para ser salvo? O Consolador. Essa é a marca que Deus te dá. Ok, agora você tem o Consolador, mas se ninguém pode ver a marca, de que adianta tê-la?

Aí é que entra a parte mais "complicadinha" da história. Com a presença do Consolador em você, suas atitudes mudam justamente por causa do que está escrito em Tiago 4:4-5, quem quer ser amigo do mundo é inimigo de Deus, e como o Espírito Santo tem ciúme de nós, ele faz com que nós sejamos diferentes, amigos de Deus. E é essa diferença que as pessoas veem como a nossa Marca!

Entendeu agora? Espero que sim!

Bem, não sei se ainda preciso falar o que o Espírito Santo tem a ver com a Marca dos israelitas lá no Egito, mas vou falar, até porque eu preciso fechar o texto né?

Aquela Marca usa o sangue de um cordeiro sem defeito, e a Bíblia fala em várias passagens, como esta em Atos 8:32, que Jesus é o Cordeiro de Deus. Só que nós não temos o Sangue de Cristo manchado na nossa testa, e sim, temos o Consolador mudando as nossas atitudes, para que quem nos observe, perceba que nós temos a Vida Eterna.

E Jesus, foi e está marcado até os dias de hoje, por amor a todos nós, pois as marcas dos cravos e dos espinhos estão em seu corpo, para testificar e testemunhar o sacrifício na cruz.

Então quem aceita a Jesus como Salvador e é transformado pelo Espírito Santo tem a Marca da Promessa? Sim!

E então, você tem a Marca do Sangue do Cordeiro?

Conclusão

Em nosso dia a dia, sempre existirá alguém tentando fazer com que venhamos perder a visão das promessas, entulhando nossos poços, frustrando nossos sonhos assim como aconteceu com Isaque  filho de Abraão, que estava nas terras dos filisteus, e ali começa a desencavar  alguns poços que haviam sido entulhados pelos seus inimigos os filisteus, e  isso nos mostra a necessidade de Isaque em buscar água para seu povo e seu rebanho, então quando os filisteus ficaram sabendo que Isaque tinha tirado os entulhos dos poços, vieram e lhe tomaram seus poços, novamente Isaque cava outros poços e vem os seus inimigos voltam e lhe roubam os seus poços, mas o homem que é temente a Deus é perseverante e nunca desiste, então  continua, pois em seu coração ele sabia que em algum momento Deus entraria com a providencia,  e realmente, pois a força perseverante de um servo de Deus que tem a marca da promessa, pois Isaque sabia da promessa que Deus havia feito a ele e a seu pai Abraão, ele sabia que sobre a vida dele havia uma marca da promessa, e ele se apegou a isso então não tinha com o que se preocupar, pois ele sabia que Deus era com ele. Genesis 26

Existem situações também como a de Josafá(II Cronicas 20), que estava tranquilo em seu palácio quando um mensageiro se aproximou para trazer duas noticias uma ruim e outra péssima , e ele diz: vem vindo um povo para te matar, essa é a ruim e a péssima é que é um grande povo, sendo os moabitas, os amonitas e os da montanha de Seir. Então o rei teve medo, mas quem não teria, mas aquele medo o fez buscar a Deus e então o Espírito do Senhor toma um profeta chamado Jeaziel, e ele diz: “ouça agora, ó rei e todo o povo, não temeis nem vos assusteis diante dessa grande multidão, pois nesta peleja não tereis que pelejar, por que a peleja não é vossa, mas do Senhor”.

O relato é impressionante, pois Deus exterminou todo o povo inimigo de Israel, e então Israel foi pegar o despojo, ou seja, aquilo que seus inimigos deixaram como espadas, escudos, ouro e prata, e para fazer isto precisaram de três dias. Isto acontecerá com você! Você precisará de muitos dias para carregar sua benção para casa, seus inimigos serão envergonhados.

Então quando parecer que está tudo difícil, creia que Deus entrará com providencias para te livrar de seus inimigos, pois aquele que começou a obra é fiel para completá-la; e não se esqueça que você é um escolhido, Deus colocará você em lugar de honra, pois você tem a marca da promessa, ainda que os inimigos façam barulho, te coloquem medo creia naquEle que te fez a marca da promessa, pois Ele é Fiel e verdadeiro, e saiba que a peleja não é sua e sim do Senhor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário