quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

É tempo de Recomeçar

Quando nos aproximamos do início do Ano Novo, muitas pessoas estão refletindo sobre o ano anterior e como eles viveram suas vidas, e estão fazendo resoluções e determinações para viver melhor no ano que vem o que isso pode significar. O processo parece envolver uma espécie de reorientação para as coisas que são importantes para nós, para que, quando terá chegado ao fim deste próximo ano, vamos olhar ainda mais favorável sobre ele do que a anterior.

Embora eu esteja alguns dias mais cedo, como nós antecipamos a vinda de 2014 eu quero escrever uma carta aberta do tipo que se concentra nas realidades mais importantes do mundo. E o destinatário da minha carta aberta é você. Não importa quem você é; jovem na fé, um santo experiente, ou não um crente em Jesus, se nós somos bons amigos, tiver apenas falado algumas vezes, ou se eu não te conheço.  Não consigo pensar em nada mais rentável que gostaria de dizer diretamente a você. E talvez o mais interessante distintivo sobre esta carta aberta para 2014 é que não é nada de novo. É a mesma velha mensagem para um novo ano, porque é a única mensagem que é suficiente para transcender todos os tempos e culturas. É o Evangelho de Jesus Cristo. Eu espero que você leia com atenção.

Deus é Santo

A Bíblia ensina que todo o universo foi criado por Deus.  A Bíblia nos diz que uma característica fundamental de Deus é que Ele é santo. 1 João 1:5 diz: "Deus é luz, e não há nele treva nenhuma." Essa é uma maneira de dizer que Ele é totalmente puro. Um dos caráter de Deus é de retidão moral perfeita. Ele é a essência de tudo o que é bom tanto que, como diz o versículo, Ele absolutamente não pode ter nenhuma comunhão com a "escuridão" nenhuma comunhão com aquilo que não é perfeitamente santo, justo e puro.
Caráter justo de Deus foi expresso na lei dada a Moisés e aos israelitas. Você já ouviu falar dos Dez Mandamentos. Eles resumiram a perfeição do caráter de Deus. Estas leis foram diretrizes para como as pessoas que estavam em um relacionamento correto com Deus devem agir.

Vivemos no pecado

O problema é: todos nós somos pecadores. Todos nós quebramos a lei de Deus. Toda a humanidade tem; "andávamos desgarrados como ovelhas, e cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho"  Isaías 53:6. Nós tentamos viver nossas vidas sem Deus, de acordo com nossos próprios padrões, em nossos próprios caminhos. Se nós somos viciados em drogas e assassinos, ou corruptos, a Bíblia chama isso de pecado. É a falta da marca, o aquém do padrão de justiça de Deus. Bem fazem os cidadãos honrados. Nós fazemos o que fazemos, porque nós queremos fazê-lo, sem qualquer consideração para com Deus e Ele quer que façamos. No fundo do seu coração você sabe que você é um pecador. Eu não sei quem diria que eles são perfeitos, até mesmo por seus próprios padrões. Eclesiastes 7:20 diz: "Não há homem justo sobre a terra, que continuamente faz o bem e que não peque. "E se Deus é Luz , e não há nele treva nenhuma, então, a fim de ter comunhão com Ele, a nós precisamos ser perfeitamente santo como Ele é. Mas nós não somos. Romanos 3:23 diz: "Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus." Estamos manchado pela "escuridão" do nosso pecado. E isso é um problema, porque se a escuridão não pode habitar com a luz, e nós somos trevas e Deus é luz, nós estamos cortados do relacionamento com ele. Nós nos tornamos absolutamente incapaz de fazer a mesma coisa que nós fomos criados e projetados para fazer: para desfrutar de um relacionamento com o nosso Criador.

Há uma penalidade para o pecado

Mas não é justo que nós e Deus não podemos ser amigos. Há uma penalidade a ser paga pelo pecado. A Bíblia nos diz que essa penalidade é a morte, Romanos 6:23 : "O salário do pecado é a morte." Mas a morte que Paulo fala não é apenas a morte física é sim a espiritual, ou seja, o distanciamento do nossos relacionamento com Deus.  Nós pagamos pelos nossos pecados, indo para fora da existência. A morte relatada por Paulo nesse versículo é uma morte espiritual. Este é o inferno: tormento consciente eterno. O próprio Jesus o chama de "uma fornalha de fogo", onde haverá "choro e ranger de dentes" Mateus 13:50.

A ideia de inferno é contra as sensibilidades das pessoas modernas, porque ninguém pensa que é muito ruim o suficiente para merecer algo como tormento eterno. Eles podem admitir que eles não fossem a melhores pessoas, mas com certeza eles não merecem isso. Mas seu raciocínio está inclinado ao erro. A punição para o pecado não é medido pelo próprio pecado. Em outras palavras, não podemos medir o pecado pela sua gravidade, pecado é sempre pecado e a sentença para pecado é passar a eternidade no inferno.  Todo pecado é fundamentalmente um pecado contra Deus, e Ele é infinitamente santo. Portanto, o pecado contra um infinitamente santo Deus exige uma infinita punição. Por isso que a punição é tão grave: porque Deus é, na verdade, que justo.

Assim, a má notícia é que nós somos pecadores, separados de Deus e condenado a passar a eternidade no inferno. Não há nada que possamos fazer sobre isso. Não podemos simplesmente dizer a Deus que estamos arrependidos e não vamos fazê-lo novamente. O que você diria sobre um juiz que deixa um culpado, criminoso condenado em liberdade, porque ele estava arrependido e disse que não faria isso de novo? Você poderia chamá-lo de um juiz injusto. Mas Deus é um juiz perfeitamente justo. A justiça de Deus exige que o pecado seja punido, e o único pagamento é a morte espiritual eterna.

Deus se fez homem

Mas a boa notícia é: Deus viu a condição miserável da humanidade, e teve pena de nós. Ele sabia que não havia nenhuma maneira que poderíamos ganhar o nosso caminho de volta para Ele. Nós nunca poderíamos pagar por nossos pecados. Para o homem era absolutamente impossível, estávamos todos condenados a passar a eternidade no inferno sem nenhuma forma de pagar a nossa pena, Deus, o Pai enviou seu Filho para a Terra em uma missão. Ele foi miraculosamente nascido de uma virgem. A Bíblia diz que o Espírito Santo milagrosamente concebeu Jesus no ventre de Maria. E assim sendo concebido pelo Espírito Santo, Jesus era Deus. E nascendo a um ser humano, ele era humano. Este é o maior mistério do universo. Como seres humanos finitos, não podemos inteiramente envolver nossas mentes em torno disso, mas é verdade: Jesus era totalmente Deus e totalmente homem.

Ele viveu por 33 anos na terra. Ele cresceu como qualquer outra criança. Ele se tornou um carpinteiro como José, seu pai terreno. A grande diferença, porém, entre Jesus e qualquer outro ser humano, foi que Ele nunca pecou.  Ele nunca quebrou a lei de Deus. Ele sempre amou a Deus com todo seu coração, alma, mente e força em tudo o que Ele fez. Ele nunca procurou satisfação fora do próprio Pai. Ele nunca desobedeceu a seus pais, ele nunca foi egoísta, Ele nunca falou palavras pecaminosas. Em uma palavra, Ele viveu a vida que você e eu deveríamos ter vivido, mas não conseguimos viver. Ele viveu uma vida totalmente digno de Deus, uma vida que era puramente "Luz", como dissemos antes, com treva nenhuma.

Jesus pagou o preço

E porque Ele era perfeitamente justo, Ele estava apto para ser o substituto para os pecadores. A Bíblia registra para nós que os judeus conspiraram para matar Jesus porque Ele pregou uma mensagem que era muito diferente para o estabelecimento religioso de sua época. Era contra a lei judaica para colocar as pessoas à morte, por isso eles procuraram a ajuda dos romanos, que eram o corpo governante em Israel. Porque o governador, Pôncio Pilatos, temia que o povo se revolta se ele não lhes desse o que eles queriam, ele concordou em crucificar Jesus.

Ao mesmo tempo, a Escritura também nos diz que Deus enviou Seu Filho para morrer dessa forma. Era tudo parte do plano de Deus. Deus usou os desejos pecaminosos dos judeus e os romanos para realizar algo para seu próprio bem objetivo. Na cruz, Jesus sofreu pelos pecados. Mas Ele não sofreu por seus próprios pecados. Ele não tinha pecados. Ele viveu uma vida inteiramente perfeito. Não, na cruz, Deus "fez com que a iniquidade de nós todos caísse sobre ele”.

Isaías 53:5; diz: "Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, foi esmagado por nossas iniquidades; a correção para o nosso bem-estar caiu sobre ele, e pelas Suas flagelações fomos sarados”. O que estava acontecendo na cruz foi: Deus estava realizando a punição contra os meus pecados, ou seja, o derramamento da Sua ira, em seu Filho inocente. Jesus voluntariamente entregou Sua vida, a fim de pagar a penalidade pelos pecados. Na cruz, Deus tratou Jesus se Ele vivesse a minha vida. E porque eu acredito em Deus, Ele me trata como se eu vivesse a vida de Jesus. Veja, porque Deus é perfeitamente justo, a única maneira de chegar ao céu é ser perfeitamente justo. Mas porque Jesus era perfeitamente justo, e trocou de lugar comigo na cruz, a justiça perfeita Eu preciso ir para o céu é a Sua justiça aplicada a minha conta.

Depois que Jesus morreu Deus milagrosamente o ressuscitou dentre os mortos três dias depois, a fim de mostrar que Ele estava satisfeito com o Seu sacrifício. Jesus estava morto, mas Ele, então, voltou à vida! Foi um milagre. A Bíblia diz que Deus fez isso para "fornecer a prova a todos os homens" que essa mensagem é verdadeira. Atos 17:30-31 

Nossa resposta

E agora, Deus promete que...

·         Se você reconhecer que é um pecador, e você tenha quebrado sua lei;
·         Se você admitir que não haja nenhuma maneira que você pode ganhar seu favor e Seu perdão;
·         Se você tiver propósito de afastar de sua vida de pecado e entregue a sua vida a Ele;
·         Se você confiar na justiça de Jesus sozinho para sua aceitação, antes de este Deus Santo;
·          
Então... Você terá tratado Jesus como se Ele vivesse em sua vida, e vai tratá-lo como se você vivesse a vida de Jesus. Você vai ser salvo do castigo do seu pecado, e será capaz de desfrutar de comunhão com Deus para sempre no céu, e até mesmo a comunhão com Ele a partir de agora.

Em outras palavras, se você acreditar que é um pecador e merece o castigo de Deus por causa de seu pecado, mas você também acreditar que Deus enviou Jesus para suportar a punição em seu lugar, e que o Seu sacrifício é a única maneira de você poder ser perdoado, então Deus promete que Ele irá perdoá-lo e você será salvo. Você vai conhecer o Deus que te criou.

Não desperdice sua vida

Deus projetou a sua alma. Todas as decepções, desânimos e incertezas de sua vida encontrara a sua resolução nEle. E todas as satisfações, experiências divertidas, e as alegrias da vida encontram a sua consumação n'Ele. Tudo de bom em nossas vidas é como uma trilha de migalhas de pão que nos leva para o banquete de Deus. E tudo de ruim em nossas vidas é um lembrete de que a vida vivida para além de conhecer a Deus em Cristo não é do jeito que era para ser.

Eu também não quero ver você perder sua vida. Deus nos criou com o propósito de justamente conhecer e adorá-Lo. Esse é o sentido da vida. É aí que a verdadeira felicidade e satisfação são encontradas. Quando você não viver a sua vida para o efeito, você desperdiçá-la. Então, muitas pessoas passam a vida buscando a felicidade, mas nunca encontra, porque eles não sabem sobre o que a vida é realmente. Eu não quero isso para você. Eu não quero que você sofra a ira de Deus eternamente pelo seu pecado. Eu quero passar a eternidade no céu adorando a Deus com você, louvando-O por quão graciosa Ele era de perdoar os nossos pecados por causa do sacrifício de Cristo.

Receber Perdão


Assim que você receber a Cristo como seu suficiente Salvador, reconhecer o seu pecado diante de Deus e admitir que você não possa passar a eternidade afastado do Deus criador, então abandone seu pecado, sua vida de derrotas e procure viver a sua vida em submissão a Jesus Cristo. Confie em Jesus  e junte-se a mim em sincera adoração a Deus, pois fomos criados para conhece-Lo. Amém 

Nenhum comentário:

Postar um comentário