quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Milagre na Rua Manjedoura

"E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria" Lucas 2:7

 Ao fazer a preparação para esta mensagem, deparei-me com um título de sermão que ficou na minha mente. Alguém pregou sobre este texto usando o título de "Milagre na Rua Manjedoura." Isso é inteligente e cativante, e também é apropriado, pois realmente foi um milagre na rua manjedoura à noite em que Jesus nasceu. A cena retratada em Lucas 2:7 é tão familiar que se tornou inconfundível. A representação do nascimento de Cristo seja com estatuetas ou em uma pintura ou às vezes em peças teatrais com atores retratando José, Maria e Jesus. Normalmente, a definição é bastante pastoral, com Maria e José observando enquanto Jesus dorme no cocho limpo forrado de palha. Às vezes há uma luz brilhante que emana do menino Jesus. A palha é fresco, estrelas cintilam no céu, nas proximidades do gado, ovelhas contente e o burro fiel assiste os pais felizes. E muitas vezes os pastores e os Reis Magos curvar diante do bebê na manjedoura. É uma cena doce e bonita.

Mas o grande problema reside em um fato: O Filho de Deus vem a terra e nasce em um estábulo, porque não havia lugar na hospedaria. Nós ouvimos isso tantas vezes que é um fato, mas não parece certo. Para nos ajudar a pensar sobre este fato do nascimento de Jesus, vamos pensar juntos sobre três perguntas:

1) O que há de errado com este retrato? 
2) Por que Deus permite isso?
3) O que podemos aprender com isso? 

Do nosso ponto de vista, Jesus não deveria ter nascido em um estábulo, mas era Ele – O Filho de Deus. Certamente, este não foi um acidente, mas uma mensagem de Deus aos nossos corações.


1) O que há de errado com este retrato?

A resposta é simples: Jesus não pertence a este lugar. Ele é o Filho de Deus. Ele não merece ser tratado como um vagabundo ou um criminoso. Ele merece o melhor que o mundo tem para oferecer. Ele veio do céu para a Terra e acaba em um estábulo? Como pode ser isso? Deixe-me pensar de outra maneira. Deus poderia ter feito melhor. Pense nisso por um momento. Suponha que você tem todo o poder e poderia escolher a hora e o lugar e maneira de nascimento do seu filho. Você escolheria o ter nascido em um estábulo? Isso não faz nenhum sentido. O que está acontecendo aqui? Por que isso está acontecendo? Por que não há lugar na estalagem?

Talvez o lugar para começar seja com uma nota sobre Belém. Se você visitar Belém hoje, você verá que é uma cidade grande e movimentada, que fica sete ou oito quilômetros ao sul de Jerusalém. A situação nesta parte do mundo é muito tensa hoje em dia, e apesar de não ser aconselhável andar de Jerusalém a Belém, você poderia fazê-lo facilmente em uma ou duas horas. Nos dias de Jesus, Belém era uma pequena cidade judaica, uma pequena vila pouco frequentada, uma das cidades menos importantes em toda a Judá. Um escritor chamou de "aldeia", que significa uma pequena aldeia pitoresca. Alguns pastores viviam ali, alguns agricultores, alguns comerciantes. Era uma pequena aldeia judaica que ficou famosa só porque era a cidade natal de Rei Davi.

Uma parte da história envolveu um homem chamado César Augusto na distante Roma, que (solicitado por Deus) decretou que um censo fosse feito para saber o quanto de impostos poderia ser recolhido por todo o Império. O censo exigiu que todos os homens judeus voltassem para suas cidades natais ancestrais para se cadastrar. Como José era descendente de Davi, ele teve que retornar a Belém. “Aconteceu” que Maria estava em seus estágios finais da gravidez, quando eles chegaram a Belém. Eu coloquei "aconteceu" entre aspas porque Deus arranjou tudo para que o imperador emitisse o decreto apenas no momento certo e da maneira certa para que no momento certo Maria e José chegassem a Belém, para se cumprir exatamente onde o profeta Miquéias disse que iria ser quando Jesus nasceu. Miquéias 5:2  Tudo parecia apenas "acontecer", mas o que parecia ser por acaso era realmente a mão de Deus movendo-se através da história para cumprir seus propósitos. "Se Deus ordenou, Ele vai fazer um caminho”.

Parte do nosso problema em entender esta história gira em torno da palavra “estalagem”. Estamos tão imersos em nossa cultura que ler o texto dessa maneira não havia lugar para eles em Belém. Eles não poderiam ter encontrado um quarto nos Grandes hotéis de Belém? Nós tendemos a pensar em um belo edifício perto de uma saída da estrada, três ou quatro andares de altura, com muito bom estacionamento, um grande átrio, uma piscina e uma banheira de hidromassagem, uma máquina de Coca-Cola em cada andar, com chuveiros quentes, TV a cabo, telefones, internet para que possamos navegar. Para nós, o desbaste é o que acontece quando a máquina de gelo está quebrada.

Se você puder, tente limpar a cabeça dessas noções. Em todo o Império Romano, não havia um único pousada tão agradável como a média Holiday Inn. Naqueles dias de viagem estava sujo, difícil e perigoso. Conforto eram difíceis de encontrar. Os viajantes precisavam de proteção e segurança dos ladrões que poderiam ser encontrados em todas as estradas. Uma “estalagem” era simplesmente um edifício onde você pode descansar com segurança durante a noite. Água encanada não era uma opção, e TV a cabo era do século 21 no futuro.

Para entender corretamente o que aconteceu, é bom saber que Lucas usou duas palavras diferentes para "pousada", quando ele escreveu seu evangelho. Uma palavra refere-se a um pequeno edifício dedicado a servir os viajantes. Em uma extremidade do edifício, você amarra seus cavalos e burros. Por uma taxa, o estalajadeiro lhe permitiu dormir em um colchão no chão áspero. Ele também mantenha o fogo aceso e desde forragem para os animais. Esta foi a "pousada" que Jesus mencionou na parábola do Bom Samaritano. Lucas 10: 34  Se você viajar na estrada velha de Jericó a Jerusalém, provavelmente o seu ônibus vai parar na "Pousada do Bom Samaritano", um prédio simples localizado no site tradicional da pousada que existia nos dias de Jesus.

Quando Lucas contou a história do nascimento de Jesus, ele usou uma palavra diferente para "pousada" no versículo 7, que significa, basicamente, um quarto de hóspedes. Esta "pousada" seria ainda menor e mais simples do que o de Lucas 10. Os animais seriam mantidos em um estábulo que foi muitas vezes nada mais do que uma caverna em uma colina com muros baixos de pedra para manter os animais de vagar longe durante a noite. Foi uma "estalagem" como esta que não tinha espaço para Maria e José e Jesus naquela noite santa em Belém.
Por que eles então aceitaram aquele lugar? Sem dúvida, a cidade estava cheia naquela noite. Talvez outros descendentes de Davi tivesse ido a Belém para se inscrever para o censo. E o estalajadeiro não teria conhecido José, porque ele era de Nazaré. Talvez porque eram pobres, não podiam pagar. E, talvez, o estalajadeiro, vendo que Maria estava grávida, não queria expulsar os outros clientes. A única coisa que sabemos com certeza é que não havia lugar para eles. Tudo o resto é apenas conjectura.

E isso me traz de volta para o ponto principal. Do ponto de vista humano, nada neste quadro é certo. Jesus merecia melhor, Deus poderia ter feito melhor. Então, por que aconteceu assim? Isso nos leva à segunda questão.

2) Por que Deus permite isso?

Mesmo que eu escrevesse a pergunta a mim mesmo, eu acho que não é forte o suficiente. Se acreditamos na soberania de Deus, então eu acho que nós devemos acreditar que Deus não simplesmente "permitir" o seu Filho nascer em um estábulo, devemos acreditar que Deus "ordenou". Não havia lugar na estalagem porque Deus quis assim. Se Deus quisesse que alguma outra maneira, então ele teria acontecido esse "outro caminho".

A fim de trabalhar o nosso caminho para uma resposta, vamos voltar um pouco. José e Maria foram obrigados (pelo censo) retornar a Belém nos últimos estágios da gravidez de Maria. Parece claro que eles chegaram a Belém, há poucos dias antes que ela desse à luz a Jesus. A viagem em si teria sido difícil e perigoso. Os judeus piedosos que viajam de Nazaré teria ido para o leste através do rio Jordão, depois para o sul através de Perea, cruzando a Judéia em Jericó. Eles teriam ascendido através das montanhas para Jerusalém, e em seguida, fez a viagem de 11 a 13 quilômetros ao sul de Belém. Essa viagem irregular de leste-sul lhes permitiu evitar Samaria completamente. A viagem de 144 km poderia ter levado seis ou sete dias, viajando lentamente por causa da gravidez avançada de Maria.

Então, eles chegaram a Belém, foram rejeitados na estalagem, e que o bebê nasceu em um estábulo, sem duvida, ao ar livre, no frio, próximos com os animais. Eles não tinham nenhuma privacidade, sem saneamento, e muito pouca proteção contra os elementos.

Por que Deus enviou o seu Filho ao mundo assim? Em seu sermão sobre este texto, Charles Spurgeon ("Não há espaço para Cristo, na estalagem") oferece uma série de respostas para esta pergunta. Primeiro de tudo, Cristo nasceu como este para mostrar a sua humilhação. “Teria sido justo que o homem que estava a morrer numa cruz deve ser vestido com roupas reais no seu nascimento”? A resposta é não, não teria sido apropriado para Jesus ter veste reais no seu nascimento. Em toda sua vida Ele não seria mais do que um camponês. Nada é mais apropriado para Cristo do que ter nascido numa manjedoura, pois ele tinha deixado de lado sua glória para assumir a forma de servo.

Em segundo lugar, ele nasceu assim, porque ele era o Rei dos Pobres. Os pobres e os excluídos sabia que Jesus era um deles, porque do jeito que ele veio ao mundo. "Aos olhos dos pobres, vestes reais não exerceria nenhum afeto, um homem em sua própria vestimenta atrai a sua confiança." Spurgeon observa que os melhores comandantes são aqueles que têm o toque comum, que não têm medo de se misturar com os soldados na linha de frente, que não têm vergonha de sujar as mãos nas trincheiras da guerra. Quando os soldados sabem que o seu comandante andou onde eles andam, eles vão segui-lo até os confins da terra. Os pobres da terra saibam que em Jesus tinham um amigo que se preocupa com eles.

Em terceiro lugar, ele nasceu assim, a fim de que o humilde pode se sentir convidado a vir a ele. A própria maneira de sua distância da pousada, nascido em que virou o nascimento de um estábulo era um convite para o rejeitado, o abusado, o maltratado, o esquecido, o esquecido, para chegar a ele para a salvação. "Podemos tremer se aproximar de um trono, mas não podemos ter medo de se aproximar de uma manjedoura." Se Jesus tivesse nascido em Paris ou em Beverly Hills, só os ricos e famosos se sentiria em casa com ele. Mas desde que ele nasceu em um estábulo, todas as pessoas de fora do mundo (e a muito mais de fora do que de dentro) instintivamente sentir uma afinidade com Jesus.

Ao ser colocado em uma manjedoura, ele provou ser um sacerdote tomado dentre os homens, um que tenha sofrido como seus irmãos, e, portanto, pode ser tocado com o sentimento de nossas fraquezas. Dele se dizia "Ele comerá e bebeis com publicanos e pecadores"; "Este recebe pecadores e come com eles" Mesmo como uma criança, ao ser colocado em uma manjedoura, ele foi apresentado como amigo do pecador.

Que pensamento inspirador. O fato de que não haver lugar na pousada acaba por ser muito mais do que um detalhe acidental. Na verdade, é fundamental para quem é Jesus. Agora que sabemos por que ele veio, com certeza, vamos dizer: "Ele tinha que ter nascido assim.  Não poderia ter acontecido de outra maneira”.

Existe uma dica aqui de sua morte próxima? Eu acredito que há. Afastou-se da pousada e descansou em um cocho, Ele já bebê teve que suportar pobreza extrema, desprezo e indiferença da humanidade. Nas palavras de Francisco de Assis, por nossa causa que ele nasceu um estranho em um estábulo aberto, ele viveu sem um lugar próprio onde reclinar a cabeça, subsistindo pela caridade de pessoas boas, e morreu nu em atravessar no próximo abraço de santa pobreza.

Este bebê deitado esquecido em um estábulo exposto, descansando em um cocho, é designado por Deus "sinal" para todos nós. Esta é uma verdadeira Encarnação. Deus veio ao mundo de uma forma mais improvável. Isto é o que Filipenses 2:7 significa quando se diz que Ele "se fez nada, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens." Nada sobre o menino Jesus apareceu sobrenatural. Não houve glória, nem anjos visíveis, e nenhum coro cantando. Se você estivesse lá, e não tivesse outra informação, você teria concluído que este era apenas um bebê nascido de um casal de jovens pobres sem sorte. Nada sobre as circunstâncias externas apontou para Deus. No entanto, tudo isso, cada detalhe desta história aparentemente aleatória foi planejada pelo Pai, antes da fundação do mundo. Para o olho cego, nada se parece menos com Deus, para aqueles que entendem, as impressões digitais de Deus estão por toda parte.

3) O que podemos aprender com isso?

Se ficar para trás e considerar este um dos aspectos da história de Natal, algumas verdades surpreendentes podem emergir. Aprendemos algo sobre Deus, algo sobre o mundo, algo sobre Jesus, e algo sobre seus seguidores.

Em primeiro lugar, aprendemos que Deus usa as circunstâncias adversas que não fazem sentido no momento, a fim de cumprir seus propósitos no futuro. À primeira vista o fato de que não havia lugar na pousada parece um detalhe insignificante no quadro maior. Mas garanto-lhe que não era pequeno detalhe para Maria e José.  No exato momento em que o bebê estava chegando deve ter sido devastador. Dar à luz em um estábulo, sem dúvida, a sua fé testada até o limite. Certamente não teria feito sentido no momento. Maria e José não importam quão devotos foram simplesmente não poderia ter previsto como neste turno "negativo" de eventos viraria prestes a fazer parte do plano de Deus para trazer o seu Filho ao mundo. Eles poderiam ter acreditado, mas não teria visto com antecedência. A vida é assim, nós não sabemos o que está vindo ao virar da esquina, e muitas coisas que perduram não fazem nenhum sentido em tudo. Às vezes, eles não fazem sentido para os próximos anos. E às vezes eles nunca fazem sentido para nós. 

Esta semana eu ouvi sobre uma jovem mulher de 20 e poucos anos que acaba de ser diagnosticado com uma forma muito grave de câncer que se espalhou por todo o seu corpo. O câncer é tão extensa que a cirurgia está fora de questão. No momento, a quimioterapia é muito difícil e é o único tratamento possível. Ninguém pode dizer que o seu prognóstico a longo prazo poderia ser. Eu ouso dizer que, para os pais, não há nada sobre isso que faz sentido. Em momentos como este, em vez de tentar explicar os misteriosos caminhos de Deus, ou tentar responder a perguntas sem respostas, o que fazemos melhor descansar no que sabemos a respeito de Deus, que ele é bom e justo e misericordioso, que seus caminhos não são os nossos, que ele não comete erros, e ele faz o que lhe agrada. Salmo 115:3  Tenho grande conforto no fato de que o nosso Deus sabe o que está fazendo, e Ele usa tudo o que acontece a nós para realizar seus propósitos em nós e através de nós e para nós. Nada é desperdiçado. Isso era verdade para Maria e José. Nada é desperdiçado, nem mesmo a ser afastados, porque não havia lugar na hospedaria.

Em segundo lugar, nós também aprendemos que o mundo não tinha espaço para Cristo, e ele não tem espaço para Cristo agora. João 1:11 diz muito claramente: "Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. "Jesus veio para" casa "para o seu próprio povo, e que não iria levá-lo dentro Ele veio para as pessoas que deveriam tê-lo conhecido melhor e eles não queriam nada com ele. Eles deveriam ter pensado melhor. Eles sabiam que ele estava vindo, Deus lhes havia dito uma e outra vez, muitas vezes de muitas maneiras. Eles tinham o aviso amplo. Mesmo alguns astrólogos pagãos na Pérsia perceberam isso quando viram a sua estrela no oriente. Mateus 2:1-5 Mas a rejeição de Cristo por seu próprio povo era um presságio do que está por vir. Se Maria e José chegassem a São Paulo, eles certamente não seria recebidos no Holiday In.  E Maria não iria ter seu bebê no Siro Libanês ou no Hospital das Clinicas. Se Jesus nascesse hoje, nasceria num prédio caindo aos pedaços ou em um campo no país ou em uma aldeia remota na Índia. O mundo que não tinha espaço para ele não tem espaço para ele agora.

Em terceiro lugar, aprendemos que sua humilhação começou cedo e continuou até o fim. Ele nasceu do lado de fora porque eles não deixariam Maria e José entrar. Durante seu ministério, ele disse aos seus discípulos que "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça". Mateus 8:20 Ele não era dono de nada, as roupas do corpo quando Ele foi crucificado, os soldados lançaram sorte sobre o seu manto. Quando ele morreu, foi sepultado em um túmulo emprestado. Toda a história é bastante notável, se você pensar sobre isso. Depois de um dos serviços no domingo, um amigo veio e disse: "É um milagre. Nós adoramos um homem nascido em uma lixeira. “Se isso é um exagero, seu ponto ainda é verdade”. Outra pessoa me perguntou o que eu achava que o estábulo cheirava. Fique sem resposta. Certamente não era um bom lugar para nascer. A verdade; é mais fácil dizer que nós adoramos um homem nascido em um palácio do que dizer que adoramos um homem que nasceu em uma manjedoura. Jesus é mais do que um homem, é o Filho de Deus, é o Verbo encarnado. O nascimento do Salvador retratado todo o curso da sua vida. Ele nasceu fora da pousada e ele morreu fora dos muros de Jerusalém Hebreus 13:11-13 . Ele era um "estranho" em todos os sentidos, ele veio de "fora" desta terra, ele nasceu "fora" da pousada, e ele morreu "fora" dos muros da cidade.

Em quarto lugar, aprendemos que seus seguidores compartilhar seu destino. Vivemos com ele, sofremos com ele, morremos com ele, e nós reinaremos com ele. O que acontece com Jesus acontece a seus seguidores cedo ou tarde. Assim como não havia lugar para Jesus, "não há espaço" para seus seguidores também. Esta semana eu notei um detalhe na história de Natal que eu nunca tinha visto antes. Sempre que eu tinha lido ou ouvido Lucas 2:7, eu sempre li e ouvi a última frase desta forma”, porque não havia lugar para ele na estalagem." Mas isso não é o que Lucas disse. Na verdade, ele escreveu, "porque não havia lugar para eles na estalagem." Lembre-se, o hospedeiro não tinha ideia de que o Messias estava prestes a nascer. Eu sempre o leio como se não houvesse espaço para Jesus. É verdade, mas não havia lugar para Maria ou José também. Mesmo esse detalhe conta uma história. Eles também são "fora da pousada", quando Jesus nasceu. O que aconteceu com ele aconteceu também a eles. Isso também é um padrão para o futuro. Muitos anos mais tarde, Jesus desafiou seus discípulos assim: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me". Marcos 8:34 Quando Cristo chama-nos, ele nos convida a vir e morrer com ele.

Há espaço em seu coração?

E assim chegamos ao fim da história. Que grande verdade está por trás das palavras simples de Lucas 2:7. Até mesmo os menores detalhes podem vir a ter um significado enorme na história de Natal. Deixe-me dizer uma última vez, para que não se esqueça de pegá-lo. Os sinais "sem vagas" estavam lá para nosso benefício. Deus poderia ter feito um quarto disponível. Ele poderia ter criado um hospital ou um palácio em Belém se ele tivesse assim o desejado. A sequência de eventos que se o desenrolou no censo, a longa jornada, não há espaço na estalagem, "nenhum berço, nenhuma cama", simplesmente a manjedoura, “o pano de fundo”, isso foi planejado por Deus, apesar de tudo aparecer acontecer por acaso. Deus quis que não houvesse lugar na estalagem não por causa de Jesus, mas por amor há nós, para que possamos aprender quem é Jesus e por que ele veio.

Porque não havia lugar na hospedaria, a chamada final é sempre individual. O mundo não tem lugar para Jesus. Você vai fazer o quarto para ele no seu coração? A história é contada de um menino que foi escolhido para desempenhar o estalajadeiro em peça de Natal das crianças anuais em sua igreja. Quando a noite chegou, todas as crianças estavam em seus lugares, esperando nervosamente para a peça começar. As meninas estavam vestidas como anjos, os meninos como os  pastores e Reis Magos. Enquanto as meninas conversavam e riam, os meninos cutucou o outro com as equipes de seus pastores. O menino escolhido para desempenhar o estalajadeiro tinha apenas uma linha. Quando Jose bateu na porta, ele foi para abri-lo e dizer-lhes que não havia lugar na estalagem.

À medida que peça começa, os pais e avós se perguntam como os seus filhos faria naquela noite. Tudo começou como o planejado. Por fim, o grande momento chegou para o estalajadeiro. Jose bateu na porta. O menino abriu e viu Jose e a jovem muito grávida. Algo sobre a visão de Maria tocou seu coração, e ele deixou escapar as linhas de parar o trânsito: "Não há espaço na estalagem... mas você pode compartilhar o meu quarto." Algumas pessoas pensaram que o desfile de Natal tinha sido arruinado. Outros pensavam que era melhor que nunca tivesse acontecido. O menino disse ao diretor frustrado depois: "Eu simplesmente não podia enviar Jesus de distância. Eu tinha que encontrar um lugar para Jesus”.

Não havia lugar para Jesus naquela noite em Belém. Você vai fazer o quarto para ele no seu coração este ano? Quando Spurgeon pregou sobre este texto, ele fez este apelo à sua audiência:

Mesmo como uma criança, ao ser colocado em uma manjedoura, ele foi apresentado como amigo do pecador. Venha a ele, vós que estais cansados ​​e oprimidos! Venha a ele, vós, os que estão quebrados em espírito, vós os que estão abatidos na alma! Venha a ele, vós, os que desprezam a si mesmos e são desprezados dos outros! Venha a ele, publicano e prostituta! Venha a ele, ladrão e bêbado! Na manjedoura lá ele profere mentira, subterrâneo de seu toque e sem blindagem de seu olhar. Dobrar os joelhos e beijar o Filho de Deus aceitá-lo como seu Salvador, pois ele se coloca naquela manjedoura que você pode aproximar-se dele.

Aqui está uma boa notícia para o pior dos pecadores. Embora o mundo todo pode se virar, você pode abrir o seu coração e deixá-lo entrar E se ele vir, ele nunca vai deixar você. Que Deus conceda a cada um de nós fé para acreditar e um coração aberto para dizer: "Sim, Senhor Jesus, há espaço no meu coração para você." Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário