quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Como Davi forjou um Relacionamento com Deus


Davi é conhecido como o homem segundo o coração de Deus. O que era exclusivo sobre Davi, era o seu forte desejo e busca incessante de saber e compreender o coração de Deus, cumprir a vontade de Deus, e experimentar a glória da Sua presença.

Davi teve uma forte medida de fé confiante. Ele aprendeu como se relacionar com Deus. Ele experimentou a vida vibrante em Deus através da arte da devoção. Ele aprendeu o valor do engajamento ativo com Deus.

Forte fé de Davi ativo veio de seu temor do Senhor, e um coração que rendeu à orientação do Espírito Santo. "Uma coisa que eu tenho desejado do Senhor, que eu vou buscar, para que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a doçura do Senhor, e inquirir no seu templo”. Salmo 27.4

Aprendendo o Caminho do Pastor

Davi meditou sobre a bondade de Deus e de dia e de noite. Ele realmente mantido a palavra de Deus em seu coração, e na vanguarda de sua mente. Ele valorizava a presença de Deus. Ele sabia que o Espírito Santo. Ele estava grato pela graça de Deus e aprendemos o caminho da misericórdia. Ele aprendeu a confiar em Deus em todos os seus empreendimentos.

Por isso, ele sempre se lembrou de tudo o que Deus tinha feito por ele. Ele identificou com Deus como seu Senhor e pastor. Leia o Salmo 23 devagar e deixe que a riqueza deste Salmo preencha a sua alma.

“O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.
Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas;
restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.
Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.
Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver”. Salmos 23:1-6

Davi claramente manteve uma experiência, a relação de coração a coração com Deus. Ele sabia como amigo, pastor, provedor e Senhor. Ele recebeu o conforto do Espírito de Deus, saboreando em Sua presença, experimentando o seu descanso refrescante. Ele encontrou a paz e sabedoria adquirida a partir da palavra de Deus.


Moradia na Presença do Senhor

Davi experimentou a presença preciosa do Senhor. Ele sabia que sua morada era um lugar de alegria, glória e paz. "Senhor, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde tua glória habita”. Salmo 26.8

Davi teve sua cota de momentos difíceis. Por muitas provações que experimentou o amor de Deus e Sua intervenção. Durante o processo do tempo, ele experimentou a justiça de Deus. Ele veio para entender como o Senhor traz a vida em equilíbrio, e define o seu povo em um mesmo lugar, um lugar ao nível do solo. "Meu pé está em um mesmo lugar (nível); nas congregações Bendirei o Senhor”. Salmo 26.12

Davi experimentou a paz do Senhor em tempos de angústia. Ele experimentou a segurança e a bondade de Deus amplamente em diversos lugares. "Ele também me levou para um lugar espaçoso; livrou-me, porque tinha prazer em mim”. Salmo 18.19

Davi, portanto, expressou sua gratidão pela misericórdia infinita de Deus. "Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, para você ter visto a minha aflição; Você sabe minha alma nas adversidades, e não me calar na mão do inimigo, você tem os meus pés em um lugar largo." Salmo 31.7-8

Davi entendeu que os lugares especiais do Senhor são também santos. São lugares de intimidade com o Senhor, onde separam o nosso “EU” para experimentar o coração de nosso Pai celestial"Quem subirá ao monte do Senhor? Ou que possam permanecer no seu lugar santo? "Salmo 24.3

Davi experimentou momentos especiais com o Senhor em lugares especiais, porque ele tinha um lugar especial em seu coração para Deus. Ele tinha um coração para a vontade de Deus seja feita, acima de sua própria.

Lutando com paixão para a Causa de Deus

Força de Davi era a sua paixão pelo Senhor. Essa paixão veio à luz, como ele exibiu ousadia e coragem para levantar-se para a causa de Deus.

Quando o exército dos filisteus contra o povo, o seu campeão, Golias, avançado, zombando de Deus e desprezando o povo. O coração de Davi encheu-se de paixão. "O que deve ser feito para o homem que matar esse filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Para quem é esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.” 1 Samuel 17:26-32
Golias respondeu, desprezando a ousadia de Davi e confiança em Deus. Ele ameaçou matar Davi, deixando sua carcaça às aves do céu. Davi ainda respondeu com convicção e coragem; "Você vem contra mim com espada, com uma lança, e lança. Mas eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado... que toda a terra saiba que há um Deus em Israel ".1 Samuel 17. 45

Davi estava preparado para a batalha, mas não com armadura convencional ou com armas convencionais, mas com fé confiante no Deus de Israel. Simplesmente foi até Golias com arma que ele tinha em mãos e estava acostumada a manusear; uma funda e algumas pedras. Eles se aproximaram uns dos outros, e Deus deu a Davi a vitória. As armas que temos na mão determinará o tamanho da nossa vitória. Qual arma você tem?

“Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.
Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,
pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.
Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça
e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.
Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.
Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos”. Efésios 6:10-20

Andar no Amor e Reverência para com Deus

Davi experimentou a doce presença do Senhor. Ele esperava que os outros experimentassem a mesma proximidade com Deus. ”Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. Temei ao Senhor, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem. Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao Senhor bem nenhum faltará”. Salmo 34.8-10

Davi valorizou soberania de Deus, e lhe deu a devida honra. "A terra é do Senhor, e toda a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Para Ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre as águas. Quem subirá ao monte do Senhor? Ou que possam permanecer no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma a um ídolo, nem jura enganosamente. Ele deve receber a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.” Salmo 24.1-5

Construindo o caráter através fé implacável

Davi teve sua cota de provações e tribulações. Ele teve que aprender, como toda a humanidade, que Deus molda o caráter na fornalha da aflição. Ele sabia que os sentimentos de traição e abandono. Ele experimentou o desprezo e inveja de outras pessoas próximas a ele. Ele também sabia o que era vergonha e humilhação.
Através de todas as suas provações, Davi perseverou em sua luta incansável para encontrar a paz no homem interior, mediante a fé confiante em Deus. Ele lutou em seu coração com Deus, e através de sua adoração incessante, experimentou as alegrias da salvação de Deus. A oração de Davi preservada nos Salmos nos dar uma ideia da paixão de seu coração e de sua interação com Deus.

“Até quando te esquecerás de mim, SENHOR? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto? Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando se exaltará sobre mim o meu inimigo? Atende-me, ouve-me, ó Senhor meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não adormeça na morte; Para que o meu inimigo não diga: Prevaleci contra ele; e os meus adversários não se alegrem, vindo eu a vacilar. Mas eu confio na tua benignidade; na tua salvação se alegrará o meu coração. Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem.” Salmo 13

Que fé, que paixão! Deus foi realmente à fonte da força de Davi.

“Eu te amarei, ó SENHOR, fortaleza minha. O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. Invocarei o nome do Senhor, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos. Tristezas de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram. Tristezas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam. Na angústia invoquei ao Senhor, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face”. Salmo 18.1-6

Davi realmente permitiu Deus alimentar a sua fé. "Minha alma, espera silenciosa somente em Deus, a minha esperança é Dele. Só ele é a minha rocha e a minha salvação, Ele é a minha defesa; não serei abalado. Em Deus está a minha salvação e a minha glória, a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus”. Salmo 62.5-7

Davi continuamente experimentou a fidelidade de Deus. Coragem cultivada tal, que lhe deu força para continuar o curso da vida. "Eu teria perdido o coração, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos vivos. Esperar com fé no Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração! Espera, pois, pelo Senhor”. Salmo 27.13-14

Recebendo a chave para o favor de Deus

Davi aprendeu que a chave para o favor de Deus é um rendido, coração, rendendo humilde. "O SENHOR perto dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito." Salmo 34.18

Davi saudou a correção de Deus. Ele examinou, valorizou a repreensão a correção do Senhor “Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração”. Salmo 26.2
Quando ele pecou, ​​Davi permitiu que seu coração recebesse a convicção do Espírito Santo, vendo a feiura e efeito do pecado. Davi sabia que o Senhor era a sua fonte de perdão. ”Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado." Salmo 32.5

Davi, então, poderia vir limpo diante de Deus, mantendo sua posição de aliança com Deus. ”Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares." Salmo 51.2-4

Na verdade, Davi entendeu que buscar a pureza de coração era a chave para manter uma relação ativa com Deus através da comunhão com o Espírito Santo. Ele estava tão perto de Deus, para que ele pudesse sentir quando ele ofendeu o Espírito Santo. Ele realmente sentiu a presença do Espírito Santo, e da mesma forma, a falta dela. Ele continua no Salmo 51, versículos 10-12 com meditações tais.

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário”.

Salmos 51.10-12, o que Davi veio a entender é que Deus requer um coração íntegro, um que se inclina para a mudança contínua na direção para a retidão e pureza diante de Deus. ”Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão. Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!” Salmo 19.12-14

Davi, por isso, permitiu que o Espírito de Deus progressivamente ao longo da sua jornada por caminhos diferentes, cultivasse a sua fé. Ele cresceu a partir de um menino pastor em um servo-rei de um verdadeiro do Senhor. Não é de admirar muitos judeus que procuram o Rei-Messias repetidamente chamado Jesus, "Filho de Davi".

Paulo transportado como uma perspectiva ou quadro como ele ensinou o significado de viver. "Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa” (Filipenses 2.2), em união com Cristo.

Que o Senhor abençoe você como você cultive tal união com ele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário