quarta-feira, 20 de março de 2013

Buscando a vontade de Deus - Mensagem para Jovem

Texto: 1 Timóteo 4.12
Introdução.
Não existe possibilidade de viver sem se relacionar. Você toma consciência desta verdade muito cedo. Mas, como aceitar as pessoas diferentes de você? Como se aceitar não sendo aquilo que você quer ser? Como saber se você está na vontade do Senhor? Alegre-se porque, mesmo com suas imperfeições, Deus lhe ama e quer lhe ensinar: A sua vontade, a amar-se como você é e também a amar as pessoas.
A sociedade atual está cada vez mais mística e com disposição para crer no sobrenatural. Na ânsia de obter felicidade e sucesso, querem saber o destino e a sorte para o dia de amanhã.
Mesmo sendo cristão, você deve ter cuidado. Pois, pessoas que se julgam “profetas” querem dirigir sua vida com mensagens que dizem ser a vontade de Deus. Em obediência a essas “profecias”, muitos acabam cometendo graves erros.
O que é "Ser Jovem" para você?
Quem não gosta de permanecer jovem?
Ser jovem é amar a vida, cantar a vida, abraçar a vida, perdoando até as pedras das que a vida nos joga em rosto.
 Ser jovem é ter altos e baixos, entusiasmos e desalentos. É vibrar com os momentos bons e passar por cima do que nos machuca, com um sorriso fácil apagando os percalços.
Ser jovem é escrever diário, às vezes. Copiar poesias de amor e remetê-las ao namorado, à namorada, com assinatura própria.
Ser jovem é compadecer-se de quem sofre, com aquela vontade imensa de fazer o milagre da cura, de restituir a saúde àqueles que a gente estima e ama.
Ser jovem é Ter olhos molhados de esperança e adormecer com problemas, na certeza de que a solução madrugará no dia seguinte.
Ser jovem é amar a simplicidade, o vento, o perfume das flores, o canto dos pássaros. Ter alegria ao dramático, ao solene. E duvidar das palavras.
Ser jovem é sentir-se um pouco embaraçado diante de estranhos, não perder o hábito de encabular, tremer diante de um exame e detestar gente gritona e resmunguenta.
Ser jovem é não dar bola ao que dizem e pensam da gente. Mas irritar-se, quando distorcem nossas melhores intenções.
Ser jovem é aquele desejo de fazer parar o relógio, quando o encontro é feliz, quando a companhia é agradável e a ventura toma conta do nosso ser.
Ser jovem é caminhar firme no chão, à luz dalguma estrela distante.
 Ser jovem é avançar de encontro à morte, sem medo da sepultura e do que vem depois.
Ser jovem é permanecer descobrindo, amando, servindo, sem nunca fazer distinção de pessoas.
Ser jovem é olhar a vida de frente, bem nos olhos, saudando cada novo dia, como presente de Deus.
Ser jovem é realimentar o entusiasmo, o sorriso, a esperança, a alegria, a cada amanhecer...
Ser jovem é misturar tudo isso com a idade que se tenha trinta, quarenta, cinquenta, sessenta, setenta ou dezenove. É sempre abrir a porta com emoção. “Com uma profunda e permanente vontade de ser JOVEM”.

Comentário.
Nada revelam tanto quem você é quanto os relacionamentos. São neles que o seu verdadeiro ser se mostra. Alguém chegou a teorizar que as pessoas são o resultado de suas interações, e não é sem razão, pois, a Bíblia diz que “as más conversações [más companhias] corrompem os bons costumes”.
 Eu sei que todos vocês têm um amigo especial, um colega especial. Como é bom ter um amigo especial! Um amigo de confiança. Um amigo especial para guardar nossos segredos mais íntimos. Um amigo que é capaz de nos levantar quando caímos, um amigo para estar conosco quando estamos sós.
Deus nos apresenta várias razões para ser nosso melhor amigo. Por exemplo: foi por pura amizade que ele deu sua vida e morreu por nós. Ele mesmo disse: “O verdadeiro amigo dá a vida pelos seus amigos”. Foi por pura amizade que Jesus esteve disposto a abandonar as glórias e maravilhas do céu, para viver neste mundo manchado pelo pecado, miséria e inimizade.
Foi por pura amizade que Ele continuou amando a Pedro, mesmo quando este o abandonou, dizendo que nem conhecia esse carpinteiro, sendo que haviam sido amigos por mais de três anos.

I – UM DEUS QUE PROCURA AMIGOS
A-            Sansão é escolhido.
1. A bíblia nos conta a história trágica de um jovem que Deus escolheu como amigo, para formarem uma amizade duradoura. Está no livro de Juízes, nos caps. 13-16.
2. A vida de Sansão está cheia de altos e baixos, de seriedade e molecagem, de compromisso e irresponsabilidade. Sansão era um jovem exibicionista demais. Estava sempre querendo aparecer, estava sempre querendo mostrar seus músculos.
3. Deus escolheu a Sansão, mas escolhe a você também; porém um amigo sempre revela o que espera do outro. Seria você capaz de querer fazer amizade com um tipo Sansão, exibicionista?
B- Um amigo exibicionista.
1. Você gostaria de ter um amigo exibicionista? Daquele que gosta de contar vantagem? Daquele que gosta apenas de falar de suas aventuras? De suas namoradas? Você gosta daquela menina que gosta apenas de falar de suas roupas novas? De mostrar suas fotos de modelo? Eu sei que você não gosta.
2. Eu sei que você não iria gostar de ter Sansão como amigo. Mas Deus gostava de Sansão. Deus gostava de Sansão porque Deus enxerga além de uma simples atitude. Deus é capaz de entender que por trás de uma atitude exibicionista, às vezes existe um rapaz ou uma moça precisando de ajuda, de compreensão, de carinho e até de aceitação.
3. Deus queria demais fazer uma amizade duradoura com Sansão. E por isso tomou todas as providências necessárias. Para começar sua alimentação tinha que ser a melhor. Não podia beber nenhum tipo de bebida alcoólica, e não podia se contaminar com cadáveres. Seria Sansão fiel?
II – UM AMIGO QUE BRINCA COM A OPORTUNIDADE.
A- Mel em lugar perigoso.
1. Jz 14:5-9, Sansão havia matado um leão quando ia com seus pais a caminho da cidade de Timnate para pedir uma filisteia em casamento. Ele não sabia, mas inconscientemente estava no caminho que o levaria à desgraça. Passados alguns dias, ele voltou por aquele mesmo caminho e viu que na ossada do leão havia um enxame de abelhas. E ele disse: isto é incrível! Espantoso! Espetacular! Havia mel no cadáver.
2. Que tolice! Sansão sabia que não podia se aproximar e nem tocar cadáveres. Era o trato que ele havia feito com seu amigo, Deus. Mas ele não foi camarada. Não soube cumprir um dos tratos que havias feito com o amigo. A dupla vitoriosa acabara de perder o primeiro ponto, e não era culpa de Deus não.
3. Sabe de uma coisa? Há muitos adolescentes e jovens descobrindo mel em ossada de leão morto, igualzinho a Sansão. Há muitos adolescentes e jovens descobrindo coisa boa onde não deve. Estão sempre procurando aventuras proibidas. Infelizmente é assim, Satanás faz do macabro algo espetacular. Por favor, abra os olhos para não se deixar enganar. Não se deixe iludir. Mel em ossada de leão, não é para adolescentes e jovens inteligentes! Mel em ossada de leão pode ser o começo de uma vida de derrotas. Descobrir coisa boa em lugares perigosos pode ser o começo de uma vida de fracassos.
B- Brincando com o perigo.
1. O problema de Sansão teve seu auge quando ele brincou de se amarrar com Dalila, de se amarrar com o pecado. E a partir do momento que ele brincou de se amarrar com Dalila, ele se tornou vulnerável ao desejo dela. Mesmo mentindo, o plano dos inimigos de Sansão estava dando certo.
2. Chegou um momento em que Sansão não conseguiu aguentar a pressão emocional de uma mulher chorando o tempo todo em seu ouvido. O jeito foi falar toda a verdade a seus piores inimigos. “Entregou o ouro aos bandidos” e desfez o sucesso da amizade com Deus. Coitado de Sansão brincou de se amarrar com Dalila, e acabou sendo enrolado por ela.
 3. Querido jovem, querida jovem, por favor: não brinque de pecar, não brinque de se amarrar com o inimigo. Brincar de se amarrar com o inimigo é o um completo fracasso. Felizmente, Sansão teve uma segunda chance. No final de sua vida aprendeu levar seu Deus a sério. Ainda bem que Deus continuava ao seu lado. Deus deu um jeito de aproveitar o finalzinho da amizade de Sansão para que ele pudesse receber a medalha de uma dupla vitoriosa.
III-  NECESSIDADE DE UM AMIGO VERDADEIRO AMIGO.
 Há vários tipos de amigos: Quando os editores de uma revista oferecem um prêmio para a melhor definição de amigo, eles recebem milhares de respostas.  Uma pessoa escreveu: “Amigo é alguém que multiplica as alegrias e divide as tristezas.”  Outra sugeriu:  “Amigo é alguém que compreende o nosso silêncio.  E ainda outra pessoa declarou:  “ Amigo é um volume de simpatia encadernado em percalina.” Mas a definição que ganhou o prêmio foi à seguinte:  “Amigo é aquele que aparece quando todo o mundo desaparece.”
O verdadeiro amigo é um tesouro  e inestimável valor.  O falso amigo, ou aquele cuja vida é dirigida por um sistema de valores diferente, pode constituir um grande perigo.  Deus nos deu discernimento e advertências para guiar-nos na escolha de nossos amigos. Precisamos desenvolver a nossa percepção social. “Estender a mão da amizade às pessoas onde elas se encontrarem e atender as suas necessidades”. Isto constitui um privilégio e uma responsabilidade, bem como um dom espiritual:  Praticando a hospitalidade, alguns, sem o saber, acolheram anjos.
A-            Um amigo verdadeiro.
 Bem no fundo de cada coração há um anseio de companheirismo, apreço e aceitação, e o desejo de compartilhar riquezas materiais, intelectuais ou espirituais.
 1- Adão sentiu tal necessidade antes de Deus criar a Eva.  Sem alguém com quem conversar poder partilhar os seus sentimentos, ele não poderia obter a maior satisfação possível das belezas de um mundo perfeito, ou do deleite de utilizar, desenvolver e expandir as faculdades pessoais.  Todos nós necessitamos de amigos, mas um grande risco nos envolve em buscarmos esta pessoa amiga, será que meu amigo é um indivíduo sábio ou insensato?  A quem devo buscar como amigo?
As orientações bíblicas são valiosas para nos guiar em fazer e manter boas amizades.
B-            Exemplos de amizades boas e más.
Deus nos ensina, também, por exemplos. Três gerações da mesma família servem como exemplos de amizades boas e más. Considere estes casos:
1.            Davi e Jônatas. Talvez a mais conhecida amizade na história seja a de Davi com Jônatas, filho do rei Saul. O ciumento rei tentou matar o jovem Davi, escolhido por Deus como seu sucessor. Pelo mesmo motivo, Jônatas poderia ter olhado para Davi com inveja ou ódio. Se Deus não tivesse nomeado Davi, o próprio Jônatas seria rei depois da morte de Saul. Mas Jônatas não mostrou tais atitudes. Ele manteve uma amizade especial com Davi durante toda a sua vida. Quando Saul tentou matar Davi, foi Jônatas quem protegeu o seu amigo (1 Samuel 20). Davi lamentou amargamente a morte deste amigo excepcional (2 Samuel 1:17-27). Mesmo depois da morte de Jônatas, Davi mostrou bondade para com seu filho aleijado, Mefibosete (2 Samuel 9).
2.            Amnon e Jonadabe. Amnon, um dos filhos de Davi, não escolheu seus amigos como o fez o seu pai. Ao invés de cultivar amizades boas e saudáveis, ele escolheu como companheiro seu primo Jonadabe (2 Samuel 13:3). Quando Amnon falou com este amigo sobre os seus desejos errados pela própria irmã, Jonadabe teve uma oportunidade excelente para corrigir e ajudar o seu primo. Infelizmente, ele fez ao contrário. Ele "ajudou" Amnon a descobrir uma maneira de estuprar a própria irmã! Além de levar Amnon a humilhar e odiar a moça inocente e a magoar profundamente o seu pai (2 Samuel 13:4-21), o conselho de Jonadabe levou, afinal, à morte do próprio Amnon (2 Samuel 13:22-36). Jonadabe até teve coragem de tentar confortar Davi depois da morte de Amnon! Que amigo!
3.            Roboão e seus colegas. Roboão, neto de Davi, se tornou rei depois da morte de Salomão. No início do seu reinado, ele procurou conselho de várias pessoas antes de tomar uma decisão importantíssima. Ele valorizou a amizade com seus colegas acima da sabedoria dos homens mais velhos e experientes (1 Reis 12:7-11). A "ajuda" destes amigos contribuiu para a divisão do reino e diminuiu muito a influência de Roboão. Nossos amigos podem falar coisas que nos agradam, mas devemos dar ouvidos à sabedoria de pessoas mais sábias!
C-            O que aprendemos?
De tudo que a Bíblia fala sobre amizades, devemos aproveitar algumas lições importantes. Entre elas:
1.            Escolher cuidadosamente os nossos amigos, evitando amizades que nos levariam ao pecado.
2.             Valorizar amigos que nos corrigem quando erramos.
3.             Cortar amizades que prejudicam a nossa vida espiritual, especialmente quando os "amigos" incentivam o pecado e participação em religiões falsas.
4.             Ser amigos fiéis e de confiança, especialmente nos momentos difíceis quando os amigos mais precisam de nós.
5.            Sempre manter nossa relação com Deus acima de qualquer amizade humana, confessando a nossa fé no meio de uma geração perversa.
Quando se trata de amizade, devemos valorizar qualidade, e não quantidade: "O homem que tem muitos amigos sai perdendo, mas há amigo mais chegado do que um irmão" (Provérbios 18:24).
IV- COMO SABER A VONTADE DE DEUS.
Como saber a vontade de Deus? Esta preocupação é bíblica (Ef. 5.17), por isso, a Bíblia tem a resposta (Rm. 12.1,2).
Uma regra básica diz que: Quanto mais você se relaciona com uma pessoa, mais a conhece, inclusive seus defeitos e virtudes. À medida que o conhecimento vai se aprofundando, até mesmo pela feição do rosto você já consegue saber o que esta pessoa pensa, sente ou deseja. Com Deus não é diferente. Se quiser saber sua vontade, precisa conviver com Ele. Quanto mais você tiver intimidade com o Senhor, mais claramente saberá a sua vontade.
O relacionamento do Senhor com o apóstolo Paulo é um exemplo como Ele é acessível (Gl.2.20). Deus não quer ficar distante de você, pelo contrário, Ele quer se relacionar contigo (tg. 4.8ª). Você já falou com Ele hoje?
Conclusão.
Creio que o maior desafio desta geração é achar jovens destemidos que realmente estão dispostos a pagar o preço de viver uma vida de santidade na presença do Senhor.
Na Bíblia vemos que Jesus nunca dispensou os jovens das batalhas, pelo contrário sempre pôde usá-los de forma poderosa.
Mas hoje em dia satanás tem usado muitos atrativos para que o jovem se corrompa e não tenha ânimo pelas coisas do Senhor. Se observarmos na maioria da juventude de hoje vamos ver jovens dispostos a tudo, mas quando se fala em trabalhar para Deus eles escapam e dão muitas desculpas.
Deus quer usar a todos, mas Ele sabe que somente os radicais contra o pecado é que vão fazer a diferença e impactar esta geração.
Mas também não quero ficar aqui falando que devemos ser diferentes, se não falar em que temos que ser diferentes não é verdade !!!!! Então vou ser mais claro: eu não acredito que um jovem que consegue passar 3 horas ou mais em frente de uma internet por dia e depois não passa mais que 10 minutos orando tenha força para fazer a diferença nesta babilônia que vivemos, também não acredito que um casal de namorados que ficam por aí se beijando e se agarrando o tempo todo pode ser santo na presença de Deus, pois isto é um padrão mundano que entrou na Igreja e está matando a vida espiritual de muitos jovens.
Pois sempre gosto de dizer que temos que ir contra o esquema que nos cercam, contra a multidão, porque saiba meu irmão, se você gostar de ficar por aí quando Jesus vier você também vai ficar, e será tarde demais.
Por isso seja diferente e verá o que Deus faz com um jovem comprometido com Ele.
1 João 2.12-17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário