sábado, 29 de dezembro de 2012

Missão hoje, antes que seja tarde.

Texto: Marcos 16.15 / Lucas 4. 18,19..
Introdução.
“A Tarefa Suprema da Igreja é a Evangelização do mundo”.
O problema missionário é pessoal e intransferível. O mundo é sua responsabilidade.
A Igreja é composta de cristãos aos quais foi atribuído o supremo encargo da Evangelização mundial:
E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. (Mc. 16:15)
Os crentes individualmente e as congregações numericamente pequenas ficam questionando se o encargo da Evangelização Mundial também é para eles. Claro que sim. É para todos nós.
Como se deve iniciar com a preocupação espiritual de adotar um Povo Não Alcançado com o propósito de levá-lo a Jesus Cristo?
1. A primeira coisa a fazer é confiar na grandeza e no poder de Deus e deixar ser guiado pelo Espírito Santo.
2. Depois devotar-se à leitura, meditação nas Escrituras e oração.
3. Buscar de Deus a direção para a adoção.
4. Buscar treinamento e parceria.
5. Desafiar pessoas e/ou congregações que queiram sustentá-lo no campo missionário através das orações e jejuns e contribuições financeiras.
6. Conscientizar-se do chamamento e da unção de Deus para a missão e partir em nome de Jesus Cristo. Quem ganha almas, sábio é. (At 10:38) (2Co 1:21) (1Jo 2:20,27) (Pv 11:30)
1 - Por que missões?
Embora a palavra "missões" não se encontre nas Escrituras, a ideia está inserida em toda a Bíblia Sagrada, de Gênesis a Apocalipse. A palavra "missão" vem do latim "mitto" e significa "enviar". No Novo Testamento vemos o próprio Jesus empregando uma palavra com o mesmo significado - a palavra apóstolo (do grego apostello).

De maneira simples, podemos afirmar que missão significa enviar. Quando falamos em missões nos referimos à proclamação do evangelho em todo mundo, o que é geralmente chamado de Grande Comissão. Esta Grande Comissão consiste nas últimas instruções de Jesus a seus discípulos e que se encontra registrado nos quatro Evangelhos (Mt 28.18-20; Mc 16.15,16; Lc 24.46-49; Jo 20.21,22), bem como no livro de Atos dos Apóstolos (1.8).
 Através da Grande Comissão, o Senhor Jesus revela sua vontade - de que todas as pessoas, em todas as épocas - ouçam o evangelho, e assim as famílias da terra seriam benditas (Gn 12.3). A clareza destes textos deixa evidente que na mente de cada cristão obediente a Jesus, deve haver um profundo sentimento de paixão pelas almas. A evangelização do mundo é a vontade e o plano inquestionáveis do Senhor. Uma simples leitura, mesmo superficial, do Novo Testamento, é capaz de nos fazer observar esse fato.
Jesus, durante o seu ministério terreno, sempre se preocupou com a situação espiritual das pessoas. O seu olhar era diferente. Ele não via as pessoas pela sua posição social ou financeira, mas via o seu estado espiritual, ele as via como ovelhas sem pastor (Mt 9.35-38).  Em outra passagem ele diz que as ovelhas ouvem a sua voz e o seguem, mas mesmo assim não se dá por satisfeito, pois reconhecia que havia outras ovelhas, a quem ele também deveria agregar (Jo 10.16). E hoje, já passados quase dois mil anos destas celebres palavras, elas ainda ecoam em nossos ouvidos. Jesus ainda está a nos dizer que ainda existem outras ovelhas que ele deseja agregar ao seu rebanho. São milhões de muçulmanos, hinduístas, budistas e outros. "Mas como ouvirão se não há quem pregue?" (Rm 10.14,15). Cabe aos seguidores de Cristo fazê-lo conhecido em todo mundo, e assim muitas outras ovelhas serão agregadas ao rebanho (Igreja) do Senhor. 
Para que essa tarefa fosse fielmente cumprida, em suas últimas instruções aos seus discípulos, antes de sua ascensão, Jesus deu a sua igreja representada ali uma ordem. Não foi uma simples opinião ou um mero palpite de Jesus. Ele não disse para a Igreja anunciar o evangelho a todos os povos quando achassem convenientes... ou para ver se compensava ou não... ou quando alguém estivesse à toa... Nada disso! As palavras de Jesus Cristo proferiram uma ordem imperativa clara e expressa para a Igreja, a de evangelizar o mundo e fazer novos discípulos (Mt 28.19; At 1.8). Não era uma ordem para evangelizar toda a cidade e só depois pensar em terras distantes. Não! Seus discípulos deveriam proclamar o evangelho a toda criatura e em todo o mundo (Mc 16.15).  E esta ordem não foi somente para aquela época, mas ainda faz parte da missão imperativa da igreja hodierna. A missão da igreja baseia-se na missão de Deus de reconciliar a humanidade consigo mesmo, através do Evangelho. Somos, portanto, enviados a evangelizar o mundo e tornar o Evangelho disponível a toda criatura. A evangelização é a apresentação inteligível, atrativa, significativa, propositada e persuasiva do Evangelho. A ênfase no Novo Testamento é a proclamação verbal do Evangelho. Mais de 140 vezes o Novo Testamento usa palavras tais como diagello, “anunciar”; kataggello, “contar totalmente”; evangelizo, “espalhar boas novas”; ladeo, “conversar” ou “falar”; e kerusso, “anunciar” ou “proclamar”.
Por isso, ou fazemos missões mundiais ou, diante de Deus, estaremos sendo desobedientes negligentes e omissos. Poderemos construir suntuosos templos. Poderemos fundar majestosos conjuntos musicais. E se podemos e temos condições de fazer isso, louvado seja Deus. Mas naquele grande dia, Deus não fará um concurso do templo mais bonito ou do conjunto mais esplendoroso. Ele sim requererá de nossas mãos o nosso empenho no sentido de tornar o mundo evangelizado. Obviamente que sozinhos não poderemos evangelizar o planeta inteiro. Mas podemos e devemos fazer a nossa parte nessa tarefa. E se cada um fizer a sua parte, o mundo evangelizado será um alvo realizável ainda nessa geração.  
Que o sentimento de paixão pelas almas inunde nossos corações e nos leve a um profundo compromisso com a obra missionária.
2 - O Senhor prometeu coisas boas
Uma passagem bíblica que muito me chama atenção é a de quando Moisés convida seu sogro para partir com eles para a terra prometida (Nm 10:29). Quero me ater somente em parte deste versículo que diz: "...Estamos caminhando para o lugar que o Senhor nos prometeu: vo-lo darei. Vai conosco e te faremos bem, pois o Senhor prometeu coisas boas...".
Trazendo para o contexto missionário, e adaptando este convite quero fazê-lo a cada leitor: talvez você não esteja entendendo muito onde quero chegar, mas é bem simples. Moisés tinha um grande carinho e zelo pela obra de Deus. Ele sabia que seu sogro foi um grande colaborador para seu ministério no deserto. Hobabe ou Jetro, era conhecedor do deserto, tinha experiências maravilhosas e muitas delas foram compartilhadas com Moisés. Lembra-se de quando Moisés estava sobrecarregado e Jetro o ajudou com sua experiência e Moisés pôde destacar homens para ajudá-lo com o povo? Sabemos que tudo isto foi muito importante para Moisés e com certeza, ele não gostaria de perder uma companhia tão maravilhosa quanto esta.
Na obra missionária também é assim, muitos convites são feitos, a obra precisa de pessoas experientes e que conheçam os "desertos" para juntos administrar esta tão sublime obra.
Estamos vivendo momentos em que qualquer perda é irremediável, imagine você perder soldados em tempos de batalha, não é difícil? Assim é a obra missionária, ela precisa ser somada e nunca diminuída.
Muitos estão desistindo de obedecer ao Mestre por achar que já não têm mais serventia, engano, puro engano. Na obra missionária, todas as mãos são necessárias, todas as mentes são essenciais, cada vida vale muito e cada pessoa é muito importante.
Por isso, nesta noite quero estender este convite a cada irmão que talvez esteja pensando em parar neste instante e deixar seu líder ir só. Espere! Não faça isto, seu papel na obra missionária é insubstituível. Você pode ajudar de inúmeras maneiras apoiando, divulgando, incentivando, orientando, conscientizando, levando despertamento para sua igreja, contribuindo, trabalhando, orando pelos povos, demonstrando amor pelas almas perdidas.
Deus quer fazer boas coisas com seus escolhidos, e você é um convidado para fazer a obra missionária e desfrutar as bênçãos de Deus (Sl 2:8).
Desfrute das delícias da terra que Deus tem para você conquistar através de missões e não deixe de orar. Muitos povos podem ser libertos através de sua oração.
3 - Só a obra missionária pode libertar os povos
A obra missionária não para, ela avança livrando os que estão destinados à matança. Talvez ela ainda esteja avançando em passos lentos, mas de forma sobrenatural, tem alcançado almas para Reino de Deus.
Quando Jesus instruía os seus discípulos, Ele sempre os fazia entender a urgência da obra missionária. Os apóstolos em suas epístolas e em seus livros deixaram uma mensagem de urgência à obra missionária.
Infelizmente, ainda existem milhares de pessoas que estão perdendo suas vidas sem nenhuma expectativa de salvação, pois o que eles conhecem a respeito de uma "vida" após a morte não os leva a receber ou ter o direito de vida eterna com Jesus.
A humanidade, na sua maioria, crê em tudo que lhes é apresentado, seja boa ou ruim, ela necessita acreditar em coisas palpáveis, entretanto, quando se fala em um Reino, onde Jesus é o Rei e todos quanto o aceitarem terão o direito de viver uma vida eterna, a crença fica diferente e muitos não conseguem entender esta verdade.
Quando atentamos para a realidade brasileira de ter em torno de 32 milhões de evangélicos até damos um belo sorriso e quem sabe até mesmo nos orgulhamos de sermos considerados uma nação com um grande número de evangélicos. Mas o que parece é que a igreja aceitou esta realidade e parou. Muitos estão desviados dos caminhos do Senhor. O que a Igreja tem feito para buscar estas ovelhas perdidas?
O discipulado, um dos maiores ensinamentos de Jesus para seus discípulos e para a sua igreja, está ficando de lado, e poucas pessoas aprendem a dar seus primeiros passos com orientações espirituais genuínas. E por falta de um bom preparo não conseguem firmar seus passos nos caminhos do Senhor.
O desejo nosso é que cada igreja, agência ou pessoa que ama missões, possa evangelizar ganhar almas e fazer delas discípulos de Jesus. Para isto é necessário esforço e dedicação à obra missionária, pois só através da expansão do Reino de Deus é que poderemos clamar em alta voz: "Maranata"!
4 - Ate quando?
Algumas vezes nos deparamos com perguntas tão simples, mas que causam tantas dificuldades ao respondê-las. Talvez a pergunta tema deste editorial seja simples, mas quando começamos a abordar assuntos específicos encontramos dificuldades, como por exemplo: "Até quando veremos pessoas indo a passos largos em direção ao inferno e ficaremos de braços cruzados? Até quando as igrejas ficarão estagnadas não fazendo nada para alcançar estes perdidos para Cristo? Até quando deixaremos as doutrinas diabólicas invadirem o santuário e não lutaremos contra esta "erva daninha" que está matando a "lavoura" de Deus?".
Querido irmão, viu como uma pequena pergunta pode nos deixar sem resposta? Isto está acontecendo, não é ficção. Muitas igrejas perderam a essência do verdadeiro Evangelho, muitos cristãos esqueceram o primeiro amor e muitas vidas continuam sem ouvir falar de Jesus.
O meu maior prazer seria digitar esta matéria relatando que os 1.3 bilhão de muçulmanos se renderam a Cristo.
Que os 300 milhões de budistas aceitaram o sacrifício do Cordeiro como expiação dos seus pecados.
Que os milhares de hindus aceitaram o Único Deus.
Mas infelizmente ainda não posso trazer esta notícia, pois dezenas de seitas surgem a cada ano. Falsos mestres têm se levantado e arrebanhado multidões atrás de sua doutrina. Centenas de adeptos de religiões que negam o Cristo estão ganhando força através de encontros e divulgação de suas filosofias, e até mesmo igrejas estão se deixando levar por ventos de doutrinas que negam a eficácia do perdão de Deus. Até quando?
Inúmeros desafios tem sido constante para a Evangelização mundial, principalmente em países fechados como Arábia Saudita e outros que são os motivos de oração.
Se fizermos à parte que nos cabe, com certeza, não teremos que nos perguntar até quando estaremos lutando para ver o mundo evangelizado e a Glória de Deus manifestada em todos os povos, tribos, línguas e nações da terra.
5 - Passou à cega, mas onde estão os ceifeiros?
Ao passar pelas ruas da cidade, ou até mesmo assistir ou ler um jornal ou revista, presenciamos fatos que nos constrangem, como: meninos de rua, prostituição, homossexualismo, pestes, guerras, conflitos entre famílias, violência urbana, terrorismo, e tantos outros fatos que mexem com nossos sentimentos.
Meditando no versículo de Jeremias 8:22 "Passou a sega, findou o verão, e nós ainda não estamos salvos", pude encontrar acontecimentos que não apenas fizeram parte de uma nação, como Israel, mas que também é hodierno. Imagine se muitas segas já não estão passando e muitos ainda clamam e ninguém escuta.
Para milhares de meninos de rua muitos verões já se findaram. É interessante saber que verão, segundo o dicionário é um tempo primaveril, o que significa tempo do desabrochar das flores, tempo da semente florescer, tempo de vida, e muitos meninos estão perdendo sua infância e vivem marginalizados da sociedade.
Muitas prostitutas não gostariam de estar vivendo na promiscuidade, mas a carência falta de emprego e até mesmo a miséria colocou-as no submundo da perversão. A violência urbana cresce assustadoramente provocando pânico à sociedade e ceifando inúmeras vidas inocentes, que nunca participaram de nenhum crime, às vezes estão apenas voltando para casa, depois de um dia de árduo trabalho. Famílias estão sendo destruídas por ganância e pela falta de amor.
Verões estão passando, a estação de alegria e vida, está findando e onde estão os trabalhadores que poderiam estar fazendo a diferença, num mundo onde a luz está lutando contra as trevas e os filhos das trevas estão sendo mais prudentes do que os filhos da Luz. Novas seitas aparecem a cada dia, e com isto, milhares de pessoas são engodados pelos ardis de satanás, mas onde estão os ceifeiros?
A sega, época de colheita dos frutos está terminando e muitos ainda continuam clamando: "Nós não estamos salvos, precisamos de ajuda, de alguém que traga socorro, auxílio, palavra de amor, de estímulo, de confiança, palavra de salvação". "Nós não estamos salvos, queremos ter chances na sociedade, queremos ter um nome limpo diante de Deus e dos homens".
Este provavelmente é o grito de mais de dois bilhões de pessoas em todo o planeta, será que não comove o coração dos líderes que só pensam em suas vantagens pessoais, será que não incomoda os ouvidos espirituais de pastores e igrejas que ainda não se envolveram com a obra missionária? Quem sabe naquele Grande Dia onde se apresentarão diante do Juiz de toda a terra não ouviram muitos dizendo: "Eu estava na esquina de tua casa, mas não olhaste para mim, não me deste pão, não me vestiste, não te importaste com a minha vida frágil e sofredora, agora, passou a sega, findou o verão e por sua causa eu não estou salvo".
Que estas não sejam as palavras que venhamos a ouvir, naquele Grande Dia, mas sim ouvir de Deus: "Servo bom e fiel, entra no gozo do Teu Senhor, e contemple com alegria os frutos que foram colhidos através da pregação do meu Evangelho e da tua intercessão pelos miseráveis, famintos, abandonados e pecadores".
Não quero com este texto assustá-los, nem fazer nenhum tipo de sensacionalismo, mas unir forças e somar ajuda para juntos levarmos o Evangelho até os perdidos, e com sua ajuda, apoio e oração, poderão orar pelos argelinos, que é o povo do nosso motivo de oração deste mês, e ver em breve a restauração espiritual desta nação através das orações. Clamar a Deus pelos povos não alcançados.
Não se esqueça, hoje podemos ouvir os gemidos e fazer algo por eles, mas não permitamos que amanhã venhamos a ouvir: "Passou a sega, findou o verão, e nós não fomos salvos".
6 - É hora de incendiar a seara.
Alguns fatos importantes que aconteceram nas histórias Bíblicas, nos mostram que o inimigo sempre tentou impedir o avanço do Evangelho. Muitas vezes ele intentou contra os pequeninos, principalmente os meninos para que a promessa de Gênesis 3:15 não fosse concretizada. Mas promessa de Deus não falha, pois Ele não se contradiz, e esta promessa foi concretizada através do nascimento de Jesus.
Muitas promessas ainda serão realizadas. Existem milhões de pessoas que não ouviram falar de Jesus e estão em total treva. A iniquidade aumenta e o pecado para muitos parece algo normal, e viver nos deleites da vida é tão comum aos olhos de muitos que para eles as drogas, o aborto, a prostituição, o roubo, o homicídio e tantas outras formas de pecado parecem algo normal, apenas um resultado do crescimento da pobreza.
E onde estão os corajosos? Sim, aqueles que querem incendiar a seara dos "filisteus", lutar contra as muitas formas do pecado que tem envolvido os homens. Voltando aos relatos Bíblicos, lembram-se dos "filisteus" o povo que era um dos maiores inimigos de Israel. Quantos poços de águas potáveis eles não encheram de entulhos? E quando o povo tinha sede era necessário cavar outro, pois seus poços já estavam cheios de sujeira e lama. Hoje não há muita diferença, o inimigo do "povo de Deus" continua enchendo os poços de lixo, muitos corações onde água limpa fluía, hoje jorram apenas tristeza, desilusão, fantasias e estão longe da verdade. Quantas vezes o inimigo prepara um campo e semeia discórdia, cobiça, inveja, e várias pessoas são engodadas neste campo aparentemente fértil e produtivo.
É hora de incendiar estes campos, destruir esta lavoura que tanto tem atrapalhado o crescimento do Reino. É hora de fazer missões e proteger a lavoura de Deus, não permitir que o entulho da frieza, da falta de fé e do desânimo venha roubar a chama missionária que deve existir em cada coração do cristão. Muitas igrejas não pregam mais missões, não vivem missões e isto está prejudicando o avanço do Evangelho e a concretização das promessas de Deus para a humanidade.
Não deixe que o lixo do inimigo invada sua cisterna, seu depósito de águas para matá-la a sede das nações. Lute pela obra missionária, invista e não permita que o inimigo impeça a obra missionária na sua igreja e na sua vida.
7 - Reacendendo a chama missionária.
Quando pensamos em obra missionária, logo vem à mente a realidade do campo com seus desafios e oportunidades. Entretanto, muitas vezes nos sentimos de mãos atadas, impotentes diante de uma realidade tão assustadora.
São inúmeras pessoas adorando todo e qualquer tipo de deuses, acreditando que seus ancestrais podem devolver o sonho perdido, se martirizando em pagar promessas a deuses feitos por mãos humanas e todos levando uma vida de insegurança e tristeza na alma, pois nada do que eles creem pode resolver seus problemas.
Grande tem sido o desafio e poucos estão envolvidos com missões. Muitos preferem gastar seu tempo e bens materiais em investimentos que sejam lucrativos, mas não em ganhar almas para o Reino de Deus. São pessoas egoístas, que pensam somente no agora e no seu próprio prazer. Ainda estão vendo homens sedentos da palavra de Deus como "árvores", e não os vendo como almas perdidas que se não forem evangelizadas estarão sendo lançadas no inferno com seus delitos e pecados.
Não queremos apenas criticar os que nada fazem por missões, mas também parabenizar tantos quantos tem aceitado o grande desafio da seara e estão lavrando o campo missionário.
8 - Desafiados a fazerem missões.
A cada vez que ligo a TV ou leio um jornal sinto-me pecador por não estar fazendo o máximo por missões. Informações que chegam a tinir os ouvidos, a embaçar os olhos com lágrimas nos são mostradas a cada dia. São meninos que tão pequenos não têm forças de carregar uma arma, mas forçados pelas drogas e pela miséria suportam o peso do descaso e têm suas vidas ceifadas nos seus poucos anos de vida.
São imagens assoladoras de jovens, que cheios de ódio, se impregnam de bombas e se lançam em direção à morte levando com eles dezenas de pessoas. São homens corruptos que utilizam os mais diversos meios para engabelar o povo e obter sucesso.
São nações inteiras que não conhecem a Deus, e tantas outras que já tiveram oportunidades de cultuarem a Ele, mas hoje estão vivendo uma crise de integridade cristã. São irmãos que estão esquecendo o verdadeiro sentido da palavra cristão, e estão servindo de escárnio na comunidade.
A Bíblia é enfática quando diz que o mundo jaz no maligno, mas é perfeita em dizer que não devemos nos conformar com este mundo, nem com as coisas que estão nele acontecendo, mas devemos transformar renovar o nosso entendimento, para experimentarmos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:2)
A perfeita vontade de Deus é que a palavra de vida eterna seja pregada em todo o mundo. Que haja testemunho fiel e verdadeiro entre os que se dizem ou se conceituam cristãos.
Que os mensageiros de Deus sejam leais a todo o principio bíblico.
Conclusão.
A perfeita vontade de Deus é que a palavra de vida eterna seja pregada em todo o mundo. Que haja testemunho fiel e verdadeiro entre os que se dizem ou se conceituam cristãos. Que os mensageiros de Deus sejam leais a todo o principio bíblico.
Entretanto, nesta edição você não terá apenas desafios missionários, mas poderá ver cenas tristes do campo missionário, onde semeadores estão trabalhando e mudando a realidade de muitas vidas, pois não estão conformados com as tristes situações em que elas se encontram, mas estão fazendo a vontade de Deus.
A sega, época de colheita dos frutos está terminando e muitos ainda continuam clamando: "Nós não estamos salvos, precisamos de ajuda, de alguém que traga socorro, auxílio, palavra de amor, de estímulo, de confiança, palavra de salvação".  Este provavelmente é o grito de mais de dois bilhões de pessoas em todo o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário