sábado, 6 de setembro de 2014

Visão da Promessa – Aprendendo com Calebe

Js. 14.6-14

Caleb ou Calebe, filho de Jefoné, foi um dos doze espiões enviados à terra de Canaã. Dos doze, apenas ele e Josué voltaram com boas notícias acerca do país que iam habitar, e esse seu otimismo desagradou tanto ao povo israelita que por pouco não foi apedrejado. No retorno, ao relatarem o que viram para Moisés e o povo, só Josué e Calebe se mostraram valentes, confiantes na vitória do Senhor (Números 13 e 14).

Deus castigou a rebeldia do povo e determinou que, dos israelitas de vinte anos para cima, somente Caleb e Josué teriam permissão de entrar na terra prometida, além disso, segundo a Bíblia, Caleb recebeu promessa de Moisés que por ter crido na promessa de Deus ao povo, ele ganhou direito a um pedaço de terra no novo território do povo de Israel. Caleb cobrou esta promessa de Josué após as Guerras, e recebeu o Monte Hebrom como herança para suas filhas.
Dentro da Bíblia foi um dos homens de grande , pois acreditou na promessa de Deus fez para sua vida, sendo um grande exemplo de fé e persistência, e aos 80 anos se dispôs a ir a guerra dizendo que tinha a mesma força de quando ele tinha 40 anos, também por isto é um grande destaque na Bíblia Sagrada.
A história de Calebe, cujo nome quer dizer corajoso ou capaz, nos mostra, nos textos citados acima, algumas características que devem ser encontradas nas nossas vidas, se quisermos ser CONQUISTADORES DA PROMESSA:


CARACTERÍSTICAS DE UM CONQUISTADOR:

1-      TEM A PALAVRA DA PROMESSA NO CORAÇÃO (Js 14.6):
Calebe não esqueceu palavra da promessa. Ele tinha a palavra Rhema (a palavra viva de Deus para sua vida). Um conquistador do Senhor não se desloca em direção ao território da conquista sem uma palavra da promessa ardendo em seu coração. É ela que vai nos motivar a continuarmos firmes no propósito, apesar das lutas que surgirem. Sem a palavra da promessa no coração, andamos sem objetivos, em círculos, como perdedores. Mas você, da família Cristã – Igreja do Senhor Jesus, é chamado para a conquista e precisa saber que ao tomar posse da unção de multiplicação, crescimento, que já está liberada sobre a igreja, a promessa de SER DISCÍPULO CONQUISTADOR DAS PROMESSAS DE DEUS, se cumprirá em sua vida. Além de ver consolidada a sua família, a sua igreja, através do GANHAR e CONSOLIDAR as vidas, o Senhor levará você a conquistar as suas gerações de discípulos...

2- É CONFIÁVEL (Js 14.7):
Calebe era confiável. Deus confiou-lhe uma missão e ele não decepcionou. Estava em linha com os propósitos de Deus. Seu coração estava em sintonia com o coração de Deus em relação à conquista de Canaã. Deus tem-nos confiado à missão de conquistar almas para o Seu Reino, através da estratégia da Igreja Celular. Nossa resposta fará de nós conquistadores ou perdedores. Você tem respondido positivamente ao Senhor?

3- É ENCORAJADOR (Nm 14.6-9):
Porque crê no Senhor da vitória, jamais desespera o povo, nem infama a promessa. O conquistador encoraja o povo a perseverar no caminho da conquista, sem focar nas circunstâncias adversas e limitações humanas, mas no poder incomparável do Senhor da promessa. A Igreja precisa de encorajadores no Senhor.

                4- É PERSEVERANTE (Js 14.8-9):
O conquistador tem o coração inclinado para o Senhor. Sabe que seguir ao Senhor não é teoria, nem utopia, mas algo prático que se reflete em ações e exige a perseverança, que brota de um coração cheio de fé e obediência. Tendo a palavra da promessa de conquistar vidas para Jesus, só a nossa perseverança de caminhar em direção à conquista de almas respaldarão nossa fé e obediência.

5- É DETERMINADO (Js 14.10):
Um conquistador não abre mão da promessa! Calebe levou 45 anos para possuí-la, andou no deserto, encarou tempestades, mas não perdeu a visão da promessa: seus olhos permaneceram encravados na promessa de Deus. Não engavetou os sonhos e desafios de Deus; a cada dia que passava, a conquista da promessa ficava mais viva. Não se distraia com aquilo que vai tirar você da rota de conquista. Seja como Calebe, que mesmo estando 45 anos no deserto, não se deixou encantar por nada do deserto – manteve-se livre do deserto, santificando-se e preparando-se para a conquista.

6- TÊM ESPÍRITO DE VITÓRIA E OUSADIA (Js 14.11):
Um conquistador renova suas forças esperando no Senhor. Sabe que sua vitória está em Cristo, que cumpre o que promete e capacita ao que chama. Aos 85 anos Calebe achava-se um homem de 40. Cheio de força, coragem e ousadia. Conquistadores são assim: não olham, nem aceitam suas limitações, porque sabem que o Senhor é a sua força e nEle são mais que vencedores. Saia agora mesmo do mar das limitações humanas e opere no sobrenatural de Deus; assuma postura profética de conquistador da promessa. Ore assim: Senhor, porque Tu és a minha força, tomo posse da unção de vitória e ousadia e assumo minha posição de conquistador da promessa. Em nome de Jesus Cristo. Amém!

7- TÊM FÉ INABALÁVEL NO SENHOR DA PROMESSA (Js 14.12):
Um conquistador sabe que o Senhor irá cumprir a Sua Palavra e irá estabelecê-lo. Calebe era confiante no Deus da promessa. Ele sabia que no tempo devido, o Senhor o colocaria na terra da promessa. Fé assim faz diferença na vida de um discípulo, porque o leva ao sobrenatural de Deus. Só neste nível de fé venceremos as guerras para conquistarmos as promessas, os territórios. Haja por fé e sua família, sua igreja  e seu ministério jamais serão os mesmos.

8- FAZEM DA CONQUISTA UM MEMORIAL DA SUA ALIANÇA COM DEUS (Js 14.13-15):
Calebe recebeu a cidade de Arba (cidade do grande homem ou o monte do grande homem) e mudou o seu nome para monte Hebrom ou monte da comunhão. Comunhão com Deus porque estava em aliança com Deus. Aquele monte passou a ser um memorial da comunhão do conquistador com o Deus da conquista! Conquistador é alguém que faz da sua conquista um memorial à fidelidade de Deus. Faça agora mesmo de seus territórios conquistados (família, células, finanças, ministério etc) memoriais ao Senhor pela Sua fidelidade! Deposite a glória e a honra da conquista aos pés do Senhor Jesus Cristo de Nazaré, o Conquistador dos conquistadores!

QUALIDADE DE UM CONQUISTADOR:

Vamos juntos, analisar algumas qualidades de vida de Calebe:

1º Calebe guardou a Palavra do Senhor:

 Calebe ouviu a Palavra do Senhor, com relação á promessa e a guardou em um lugar muito seguro, dentro do mais íntimo de seu coração, como quem guarda uma jóia preciosa em um cofre, foi assim que ele fez. Para quem guarda as palavras do Senhor em seu coração, para estes, muitas e ricas bênçãos estão separadas. Mas existem pessoas na igreja, que mal saem do culto e ao serem perguntadas sobre o que foi pregado, não sabem dizer, ou já se esqueceram. Sabe o porquê disso? Porque foram ao culto preocupado com outras coisas, menos em adorar ao Senhor, menos em ouvir a palavra de Deus, e aí quando saem passam vergonha.

Tem 7 características da palavra de Deus:
- A Palavra de Deus é VERDADE
-A Palavra de Deus SANTIFICA
- A Palavra de Deus PROTEGE DO PECADO
- A Palavra de Deus PRODUZ FÉ
- A Palavra de Deus PRODUZ VIDA ETERNA
- A Palavra de Deus PROSPERA
- A Palavra de Deus É CORTANTE, PENETRANTE.

2º Calebe tinha discernimento espiritual:

A pessoa que possui discernimento espiritual, não segue a qualquer pastor, não segue a qualquer vento de doutrina, não segue a pastor charlatão, que só quer extorquir dinheiro e tirar proveito das ovelhas pregando o que elas querem ouvir. A pessoa que tem esse discernimento, segue os homens de Deus, não participa de rebeliões, como quiseram fazer para destituir Moisés da posição em que ele se encontrava, não dava ouvidos a qualquer voz que vinha. Seja você sábio e saiba discernir aquilo que é joio do que é trigo e você com certeza vão ouvir a voz de Deus, falando ao seu coração. Não se deixe levar por aquilo que qualquer um fala, medite na palavra e veja se realmente é a voz do Senhor.

3º Calebe tinha Personalidade:

Calebe, falava o que ele sentia, mesmo que a maioria estivesse contra ele, como aconteceu, quando foram relatar a Moisés, sobre a espionagem na terra prometida. Mesmo com os outros 10 espias falando que era impossível conquistar aquela terra, falando, que era impossível lutar contra os gigantes, falando que era impossível que Deus desse a terra.

                Calebe e Josué tiveram personalidade e mantiveram a sua palavra. Quem tem personalidade, tem AUTONOMIA em suas decisões. Não é uma pessoa indecisa, não é um camaleão, que vai junto da opinião das outras pessoas.

4º Calebe considerou as pessoas:

Calebe era uma pessoa que tinha mesmo Deus no coração, pois mesmo, o povo dele, mesmo os irmãos dele, discordando dele, na questão do relatório á Moisés, ele de forma alguma, falou mal, murmurou, ou amaldiçoou á eles, muito pelo contrário. Moisés continuou considerando-os como irmãos e povo do seu sangue. Tem muito crente por aí, que quando se converte, não consegue ganhar seus parentes para Jesus, por que passa a vê-los como inimigo. Ainda falam assim: “Não me misturo com eles, pois são um bando de gente incrédula e falsos”. Pelo amor de Deus meus irmãos, considere os seus, pois Cristo terá muito prazer em você, se assim você o fizer.

5º Calebe aprendeu a Depender de DEUS:

                Meu irmão, minha irmã, se você está vivo, louve o Seu nome, pois só o fato de você estar vivo, já te mostra que você depende de Deus, isso não é sua escolha, é vontade permissiva de Deus. Dependa completamente do Senhor, como o salmista fala no Salmo 104. TUDO que acontece, é por que DEUS assim permite, não cai um fio de cabelo da sua cabeça, sem que DEUS não saiba. Passe então a depender em tudo, em tudo mesmo, até nos por menores da sua vida e você vai ver que Deus se importa com você, até nos mínimos detalhes.

6º Calebe Confiava nas promessas de Deus:

Mais uma coisa, aprendemos com Calebe, CONFIAR nas PROMESSAS de DEUS, para nossas vidas, mesmo passando 45 anos após a promessa feita, Calebe, não perdeu em nenhum a confiança em Deus. Se você hoje, quer que uma promessa em sua vida se cumpra, confie no Senhor, e em momento algum deixe de crer que o nosso DEUS é FIEL. Meu irmão e irmã, o que DEUS prometeu, ele vai cumprir. Não duvide de Deus, é pior e te afasta cada vez mais da sua Benção, da sua promessa. Tem muita gente na igreja que fala assim: “ É Deus tem uma promessa para mim, mas não sei não, ta demorando muito Pastor, será que vou receber”. Viu quanta dúvida essa pessoa colocou na promessa que recebeu do Senhor.

7º Calebe era um homem CHEIO de Esperança: (Esperança = A confiante perseverança no futuro.)

Aprendemos com Calebe, a sermos cheio de esperança. Temos que passar a agir assim: Não sei quando, não sei em que mês, não sei em que ano, não sei em quais circunstâncias, mas vai acontecer em NOME DE JESUS! A esperança é uma força motivadora da vida. Calebe nunca perdeu a esperança que Deus iria cumprir as promessas por ele feitas.

8º Calebe aprendeu a reivindicar na hora certa:

Aprenda a reivindicar as suas promessas na hora certa, no momento certo, peça a Deus, que a promessa seja dada a você no tempo de Deus. Não seja como o filho pródigo, que reivindicou a sua herança no momento errado, na hora errada, e como castigo disso tudo, quase terminou sua vida comendo o resto da comida dos porcos, saiba reivindicar sua benção no momento certo, para que sua benção, não se torne maldição.

9º Calebe não teve medo das ADVERSIDADES:

Calebe não teve medo dos gigantes, das adversidades, dos problemas, do tempo, dos pessimismos, das angústias. Ele com confiança no Senhor enfrentaram a todos esses obstáculos, e superaram todos eles. Calebe era muito corajoso. (CORAGEM = DOMÍNIO do medo / RESISTÊNCIA do medo / NÃO AUSÊNCIA do medo) Calebe sentia medo, mas com a ajuda do Senhor, ele resistia e dominava o medo. Ele teve medo dos gigantes, mas os enfrentou. Ele teve medo das cidades fortificadas, mas foi assim mesmo foi enfrentá-las.

RESULTADOS DAS QUALIDADES DE UM CONQUISTADOR:

Bom, já vimos essas qualidades que Calebe tinha, e por ele possuir essas qualidades, ele obteve resultados, vamos ver então esses resultados.

1º Calebe era um HOMEM RENOVADO.

Mesmo ele sendo um homem de 85 anos, ele ainda guardava dentro de si, a promessa que lhe foi feita, a certeza de que ele ia conquistar a terra que lhe tinha sido prometido. Deus o havia renovado, pois um homem de 85 anos, não é mais um garoto, que pode ir lutar para conquistar terras. Um homem de 85 anos, não é mais um garoto, que vai se deparar diante de gigantes e vencer a todos eles. Por Calebe ter tido essas qualidades, ele foi renovado pelo Senhor. Meu irmão acorda, tem crente na igreja com 40/ 50/ 60 anos, que só murmura que só reclama que vive falando que já está velho, que não tem mais vigor. Levanta essa sua cara de pau e vai fazer algo de útil para o Senhor. Com relação aos Jovens eu nem preciso falar nada. Vai fazer a obra do Senhor, até o dia em que Deus o chamar para Sua Glória. Em nome de Jesus, renove-se. Não perca o pique.

2º Calebe era um HOMEM ATUALIZADO.

Como diz no versículo 11. A força é a mesma, não ficou ultrapassado, era produtivo aos 85 anos de idade. Calebe estava pronto para a demanda do momento, esteja você pronto para a demanda, pois Deus quer te usar com a idade que você tem para Deus não importa se você é uma criança ou uma pessoa de idade, ele vai te usar e, portanto esteja pronto. Seja produtivo.

3º AS PROMESSAS DE DEUS SE CUMPRIRAM.

Tem 3 pontos a serem destacados sobre as promessas de Deus, não só para a vida de Calebe, como também para nossas vidas.

- Você NÃO vai MORRER ANTES de TODAS as PROMESSAS de DEUS se cumprir em SUA VIDA. ALELUIA!!!!!

- Até o que Deus prometeu, tem que ser conquistado. (V. 12). Calebe lutou contra os gigantes e os venceu. Sabe por que Deus faz assim? Para que você crie escalas de VALORES em sua vida, o que você ganha no mole, você não valoriza. Mas o que você luta para conquistar, você dá muito mais valor, pois você empenhou esforço, para conquistar.

- Assim que você receber essas promessas, assim que elas se manifestarem, você viverá, tempos de PAZ, tempos de FELICIDADE, tempos de PROSPERIDADE, tempos de ALEGRIA. LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR!!

Sabe qual era o segredo de Calebe para que tudo isso viesse acontecer na vida dele?

Vamos ver nos seguintes versículos:

( V.8) - ... PERSEVEREI ...                     PERSEVERANÇA = MANTER-SE FIRME             NÃO DESISTIR
( V.9) - ... PERSEVERASTES ...             OBEDECER Á DEUS
( V.14) - ... PERSEVERARA...               CRER EM DEUS

Conclusão

Todos aqueles que se mantêm firmes na Palavra do Senhor são mais do que vencedores, não se pode desviar os olhos da promessa. Assim como fez Calebe, nós não podemos olhar nem para esquerda, nem para a direita, nem para trás, temos que estar com os olhos fitos na promessa. Deus respalda os sonhadores com a sua Palavra e os faz alcançar as promessas. O que tem limitado a sua visão? Quais são as promessas que você tem buscado em Jesus? Creia, pois o teu clamor pode ressuscitar àquilo que está morto. Vocês conquistaram novos territórios! Invista em vocês, a visão de Deus começa com aqui e agora. Deus vai te usar neste tempo. Saia do lugar da incredulidade, saia da terra do pecado e da religiosidade que te limita, seja um filho fiel que crê nas promessas de um Deus que jamais falhou. Você está autorizado a prosperar em Deus!
                O interessante é que Deus se agradou da confiança e perseverança de Calebe, e fez promessas a ele (Nm 14:24). E Calebe esperou pacientemente pelo cumprimento delas por 45 anos (Js 14: 6-10). Da idade de 40 anos ele estava quando Deus fez a promessa, agora com os seus 85 anos, ele relembra a Josué da promessa que Deus lhe fizera, ele nunca esquecera e ficou esperando esses anos todos pelo cumprimento daquilo que Deus lhe falara. Mesmo que seus adversários zombassem de sua fé, ele jamais desistiu de esperar e lutar. Ele disse que, mesmo com seus 85 anos ele ainda continuava forte para a batalha (Js 14:11). Ele se encontrava em pleno vigor físico e espiritual para ainda lutar por aquilo, que lhe pertencia por direito, pois Deus lhe dera em promessa a terra por herança, cabia agora a ele, lutar contra os anaquins e os expelir daquele lugar, pois Deus estava com ele e Calebe tinha plena convicção disso. Os nossos inimigos são assim: não têm plena convicção na palavra de Deus e por isso tenta bloquear a nossa fé, a nossa confiança. Aquele que crê, dificilmente será confundido. É algo que não sei explicar, existe dentro de você, e ninguém pode tirar ou roubar.

                Concluindo, Calebe aos seus 85 anos recebeu o cumprimento de sua promessa (Js 14:13). Valeu à pena esperar tantos anos no Senhor! Não importa a quantidade de tempo que você está da mesma forma esperando, mas espere confiando, que certamente Deus irá trazer a sua vitória.

                Almejo que, nesse exato momento, seja liberada sobre todos nós, a unção do Espírito Santo, O cumpridor de promessas, O poder de Deus, e agora, imediatamente daremos a volta por cima, e diante de nossos inimigos levantaremos as nossas cabeças e cantaremos o hino da vitória, porque o mesmo Deus que permitiu a Calebe cantar o hino da vitória diante daqueles que o desencorajavam é o mesmo Deus que está nos oferecendo um renovo em suas promessas. A zombaria do inimigo não se compara com a vitória que Deus tem para nos conceder. Nada se compara nada se compara com as promessas de Deus.


     Glória a Deus!

3 comentários: