terça-feira, 4 de março de 2014

Vida Contagiante começa com Amor de Deus

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3.16  NVI – Nova Versão Internacional

Introdução

A Igreja é composta de todos os tipos de pessoas, dotados de várias maneiras. Cada um de nós é dado à capacidade de amar os outros. Alguns fazem isso com um amor que vem naturalmente. Eles fazem todos ao seu redor se sentir aceito. Eles fazem todos ao seu redor se sentir o amor de Cristo. Porque o amor de Deus é contagioso, porque nós experimentamos o amor de Deus. Estamos chamados a amar uns aos outros. Essa é a descrição do trabalho de cada cristão. Sabemos que Cristo fez em nossas vidas.

“Eu te amo sem saber como, nem quando e nem onde. Te amo simplesmente, sem complicações nem orgulho”.

O trecho deste poema, extraído de uma das falas de Patch Adams, sintetiza o tema central de todo o filme: amar indistinta e indiscriminadamente a todos. Isto simplifica; O amor de Deus é contagioso.

Vamos definir o termo contagiante:

Que contagia; que se propaga por contágio. Que se espalha, passando de lugar para lugar ou de pessoa para pessoa por sua influência, intensidade, ou por outras características próprias (sorriso contagiante, emoção contagiante).

Contagiar: Propagar, por meio de contágio, doença epidêmica ou males morais a; comunicar, pegar: A Reforma contagiou o mundo.

 Contagiar é transmitir uma doença por contato mediato ou imediato. Nesta série de mensagens, você será contagiado a levar, de forma criativa e intensa, o amor de Jesus por meio de relacionamentos. Aprenderá as ferramentas adequadas para impactar vidas e levá-las aos braços de Jesus.

Quero dar um tema a esta mensagem: “Vida contagiante começa com o Amor de Deus”.

O Amor de Deus, naturalmente, é um atributo de Deus; mas permeia todas as coisas, de tal modo que é legitima a declaração de que Deus é Amor. Todas as demais qualidades de Deus são atributos baseados no amor divino. Portanto a bondade de Deus se baseia no seu amor como também na sua misericórdia.

            O que é Amor? Quantas vezes já foram pronunciadas esta pergunta e de quantas diferentes maneiras foram respondidas!

            Somente encontraremos a resposta correta, se seguirmos os pensamentos do Amor de Deus. Ele criou o mundo como prova de seu amor. Ele preparou o paraíso na terra para que os homens vivessem nele em comunhão, mas a criatura desprezou o criador, pisando seu amor com os pés, destruindo a obra de Deus pelo pecado e pela difamação.

            Porque Deus me ama? Para esta pergunta não existe resposta. É um mistério profundo. O Amor de Deus me é revelado somente pela minha aceitação. Não posso conquistar este amor, nem o posso adquirir. Ele não me ama pela minha bondade, caridade ou religiosidade. Ele simplesmente diz: “Eu Te Amo”. Ele me ama, pois Ele é amor. A única condição que Ele propõe é que eu o aceite, incondicionalmente, é neste ponto que começa a nossa dificuldade, pois achamos humilhante aceitar este Amor de Deus, portanto será necessário admitir que somos carentes deste amor e que não podemos adquirir nem merecer. Deus nos presenteia com seu amor e apenas espera que recebamos este presente.



             1 -      A Maior Afirmação
                 
Porque

O que esta na origem ou explica um acontecimento, um comportamento (causa  motivo, razão).

Porque Deus amou o mundo?

A expressão “Porque”, na frase acima, tem um valor semântico causativo, podendo ser parafraseável por “por que motivo”, “por que razão”, “com que fim”, “com que intenção”, porque Deus amou o mundo.

Desde a fundação do mundo Deus nos amou. Esta afirmação pode ser encontrada nas primeiras páginas do Livro Sagrado.

2 - O Maior Ser

            Deus

            “Eu Sou o que Sou”.  Que belíssima verdade. O estudo da Pessoa de Deus assim como Ele revelou a humanidade. Alguém declarou que Deus poderia permanecer em silêncio, porém por amor Ele se deu a conhecer aos homens. Por causa disso então podemos não somente saber sobre Ele, mas manter plena comunhão com o Deus Criador.

            Origem de Deus – A mais insistente pergunta para a mente humana está ligada à existência de Deus. Deus existe? Como Ele é? De onde Ele veio? A Bíblia Sagrada inicia seus relatos partindo da premissa de que a existência de Deus é fato insofismável. “No princípio Deus criou os céus e a terra”.

A Bíblia não procura oferecer-nos qualquer prova racional quanto à existência de Deus. Pelo contrário, ela já começa tomando a sua existência como pressuposição básica: “No princípio Deus criou os céus e a terra”. 

            Deus existe! Ele é o ponto de partida. Por toda a Bíblia, há evidências substanciais em favor de sua existência. Se de um lado disseram os néscios no seu coração: “Não há Deus”. Por outro lado: “Os céus manifestam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos”.
3 - O Maior Sentimento

Tanto amou

As palavras citadas no Evangelho de João 3.16 foram pronunciadas em uma noite por Jesus Cristo, o Filho de Deus, enquanto falava com um dos principais da sinagoga por nome Nicodemos.  Elas foram proferidas precisamente por Aquele que foi dado por Deus para a salvação do mundo.

Antes de tudo notai que Jesus disse: “Deus tanto amou o mundo”, ou seja, primeiramente Deus amou e depois que Ele deu o seu Filho Unigênito; isto demonstra que o Amor de Deus manifestado pelo mundo, implicou em uma oferta e renuncia por parte de Deus.

Portanto o verdadeiro amor implica sempre em renuncia, e de fato Deus ofereceu o seu Filho Unigênito, aquele que Ele amou antes da fundação do mundo.

O conceito mais sublime de amor é a personificação de Deus. A definição mais curta e objetiva de amor é Deus, ou seja, “Deus é amor”. Este foi o manifesto de Jesus Cristo à humanidade. Jesus tanto nos amou que entregou voluntariamente a sua própria vida por indivíduos imperfeitos como nós.

4 - O Maior Grupo

O mundo

Mun.do sm. 2 1 - Conjunto de todas as coisas existentes. 2 - A Terra.

Mundo é um nome para o universo que os seres ocupantes da Terra vistos, de um ponto de vista humano, como um lugar habitado por seres humanos. Frequentemente é usado para querer dizer a soma de experiência humana na história, ou a condição humana em geral.

Sabemos que a história da criação tem seu fundamento na revelação de Deus ao homem. Qual a finalidade de Deus ter criado o mundo? A Bíblia Sagrada revela que a criação do mundo não foi obra do acaso. Deus criou:

a-      Para sua glória.
b-      Para satisfação de sua vontade.
c-      Para honra pessoal de Jesus Cristo.

Interroga-se: Por que existe mundo? O Homem? Há alguma resposta?

Sim, há uma resposta! E Deus a providenciou de forma clara e objetiva neste texto:
“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3.16 NVI

Deus criou tudo isso, porque é livre para criar, e seu propósito baseia-se no fato de sua bondade manifestada na sua criação. Mas por causa do pecado, o homem “a coroa de sua criação” tornou vítima do engano e da mentira de Satanás, personificado na serpente, que os instigou a desobedecerem à ordem divina, trazendo o pecado ao mundo, e pelo pecado a morte.

5 - A Maior Entrega

Que deu

Que caminho Deus escolheu para a salvação do homem? Qual foi o plano?

O Plano Divino para a salvação, no sentido original, Deus amou a Ordem ou Kosmos. O pecado lançou este mundo num caos ou desordem. Deus propôs um plano de restauração e sob este plano enviou o Seu Filho para restaurar a criatura desordenada.

Na tentativa de investigar a origem do pecado, Isaías 14 mostra-nos que ocorreu uma queda no mundo angélico. Com o pecado dum príncipe no passado, houve uma desordem no Universo. Muito pouco se sabe sobre o pecado que ocasiou essa queda.

Adão se rendeu à tentação e cometeu o primeiro pecado, ato perfeitamente “voluntário” de sua parte. Mas Deus propôs pelo seu amor divino um plano de restauração. Deus tanto amou o mundo que deu grifo “deu”, do verbo “dar”, que significa: ceder, presentear; doar. A própria palavra expressa à grandeza do amor de Deus. Ele cedeu, presenteou, doou o Seu unigênito, para proporciona-lo o resgate da humanidade. Aqui, de um modo sem igual, sem precedente, este amor divino é a expressão máxima do sacrifício de Deus pela criatura. O amor que excede todo entendimento.

  Que plano glorioso! Ele deu a vida de seu Filho, fazendo-O pecado, para que nós nEle fossemos justificados. No original do Novo Testamento, o termo amor é ágape, amor sem reserva, amor que dedica tudo no altar do sacrifício, amor infinito.

6 - A Maior Dádiva

Seu Filho Unigênito

Durante quatro mil anos, Deus estivera preparando o homem para a vinda do Seu Filho. Ele prometera no Jardim do Éden. Diante do fracasso do homem, Deus pôs em execução seu plano redentor ao prometer que através da semente da mulher viria o Salvador Jesus Cristo que esmagaria a cabeça da serpente, anunciando a vitória através das épocas.

            Havia um preço a ser pago, e isto foi feito por Jesus Cristo na cruz do calvário derramando o seu sangue precioso.

            Diante a queda de Adão e Eva, Deus nada pode fazer para livrá-los, pois quando Deus criou os nossos primeiros pais, os fez dotados do livre-arbítrio. Precisavam nossos pais, por sua livre vontade, acreditar nas palavras de Deus Criador e não dar ouvido à astuta serpente. Deus os provou, permitindo que Satanás os tentasse, para provar a fidelidade e obediência de Adão e Eva, mas infelizmente fracassaram.

            Após a queda de Adão e Eva, Deus mostra a sua infinita misericórdia divina. O Supremo Criador tinha todo o direito de aniquilar a “coroa de sua criação”, por terem descumprido uma ordem divina, mas não o fez. Ali mesmo no Jardim do Éden, arquitetou um plano perfeito para a salvação desta criatura ingrata, imolando um cordeiro, cujo sacrifício serviu para cobrir a nudez de Adão e Eva, prefigurando assim, de modo claro e objetivo, o sacrifício vicário de Jesus Cristo. Como Cordeiro de Deus, Jesus viria ao mundo e daria a sua vida ali na cruz, derramando o seu sangue inocente para resgatar a humanidade da condenação eterna.

7 - O Maior Alcance

Para que todos

O Deus amoroso, justo, criador dos céus e terra, que encontramos nas páginas da Bíblia Sagrada, não é um ser distante, inacessível e indecifrável. Ao contrário, Deus tem alegria e contentamento em comunicar-se com o homem “coroa de sua criação”. Ele mesmo tomou iniciativa para estabelecer uma comunhão íntima entre o criador e sua criatura.

No princípio, antes da queda do homem, diariamente, Deus visitava o homem no Jardim do Éden. Em todos os atos de Deus, narrados na Bíblia Sagrada, o que se vê, é o Deus Criador buscando a comunhão com a sua criatura.

Infelizmente, a humanidade tem escolhido caminhos que afetam essa comunhão com o Criador, entretanto, ao reconhecer seu estado de pecado, o homem poderá através de Jesus Cristo reconciliar-se com Deus.

Que gratidão advém àquele que, desgarrado como estava já foi reconciliado com Deus. Agora como criaturas reconciliadas por meio de Jesus Cristo, recebemos o ministério da reconciliação.


8 - A Maior Simplicidade

Que nele crer

Charles G. Finney define: O pecado é o mais custoso que há no universo. Não há nada que se compare ao seu custo. O ser perdoado, ou não ser perdoado, é algo de um custo infinitamente grande. Vejamos por que:

Perdoado – o custo recai principalmente no grande Substituto que é a obra da expiação.

Não perdoado – o custo recai na cabeça do pecador culpável.

A existência do pecado é um fato que se pode observar em todas as partes.

O pecado sempre foi um termo principalmente usado dentro de um contexto religioso, e hoje descreve qualquer desobediência à vontade de Deus; em especial, qualquer desconsideração deliberada das leis reveladas.

Que é Pecado? Pecado é tudo que fazemos em desacordo com a vontade de Deus, contrário à Sua Palavra, em desobediência aos seus mandamentos. O pecado é um ato de rebeldia

9 - A Maior Promessa

Não pereça

Deus criou o ser humano e o fez perfeito e completo. Coroa da criação, imagem e semelhança de Deus. E, dessa forma, o homem não foi criado para o pecado. Como ser racional, o homem, em seu primeiro estado de inocência, não conhecia o pecado, ainda não tinha desenvolvido o seu caráter moral. Sabemos que a possibilidade de pecar surgiu com a tentação. Esta tendência a desobedecer não significa que o homem estivesse destinado a pecar, mas baseava-se em seu “livre-arbítrio" (capacidade de decidir por si próprio).

Diante da queda do homem registrada no Livro de Gênesis, o pecado entrou no mundo e pelo pecado a morte. A morte física tornou-se, então, a consequência natural de desobediência do primeiro homem, e a morte espiritual na eterna separação de Deus.

Deus em seu infinito amor, diante da terrível queda do homem, proveu o Cordeiro antes mesmo da fundação do mundo para remir a humanidade da perdição eterna. Portanto, o seu primeiro ato após o pecado do homem, foi imolar um animal, derramar seu sangue e com a pele fez roupas e com elas vestiu Adão e Eva, providenciando após, meio eficaz para que fosse redimido do seu pecado e alcançasse a certeza da vida eterna, sendo esta a mais preciosa de todas as promessas, a “Promessa da Salvação”.

10 - A Maior Diferença

Mas

Em todo o Universo, o único homem que morreu, ressuscitou e não provou novamente a morte foi Jesus Cristo. É no Filho de Deus que está depositada toda esperança e confiança de salvação para toda humanidade.

Em primeiro lugar, Jesus Cristo é o Filho de Deus enviado ao mundo para livrar o homem da condenação eterna causado pelo pecado.

O texto de João 3.16, retrata claramente o Amor de Deus em favor da humanidade. Deus estava em Jesus Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, trazendo esperança e salvação a todos. A salvação é tema central da Bíblia Sagrada.

João 3.16, é o versículo mais conhecido e amado de todos, é o evangelho em miniatura, em poucas palavras vê-se o imensurável e o grandioso Amor de Deus em favor da humanidade pecadora.

Em segundo lugar, Jesus Cristo é aquele que ressuscitou três dias após sua morte. Alguém já lhes disse que é possível visitar os locais onde estão os restos mortais de Buda, Maomé, Ghandi, Frei Galvão e uma série de outros grandes nomes da história, mas os restos mortais de Jesus Cristo não podem ser visitados? Sabem por quê? Porque não esta lá! Somente podemos visitar o túmulo vazio, Jesus Cristo ressuscitou ao terceiro dia e está a destra do Pai intercedendo por nós. Aleluia!          

Mais relevantes do que todos os livros já publicados e pesquisas realizadas. Mais importante do que qualquer especulação acadêmica ou científica, apontam para um homem que mudou a história do mundo, sem esquecer-se de mudar a minha e a sua vida. Podemos dizer sem medo de errar: Um mito não mudaria a vida de ninguém, mas Jesus Cristo mudou nossa história.

Foi à ação mais corajosa de toda história. Ele passou pela pior humilhação, provação, afronta e decepção que um ser humano pudesse suportar, e mesmo assim permaneceu firme, centrado e seguro de sua missão.

Mas, será que entendemos exatamente o que Jesus Cristo estava defendendo quando foi erguido naquela cruz sobre um Monte chamado Gólgota ou Calvário?

11 - A Maior Esperança

Tenha

Coisas incompreensíveis acontecem neste vasto universo desconhecido! Nossa mente não consegue compreender como acontecem. Mas sabemos que tudo que acontecem neste universo, é a ação criadora do Senhor, portanto, a criação partiu dele como uma graça especial.

Não há dúvida de que Jesus Cristo voltará. Sua volta foi anunciada pelos anjos, pelos profetas, por João Batista, pelos apóstolos e o próprio Cristo a prometeu. Deus prometeu enviar o seu Filho uma segunda vez no céu para buscar aqueles que Ele elegeu, predestinou antes mesmo da fundação do mundo. A gloriosa promessa da segunda vinda é a maior certeza e esperança para aqueles que aceitaram o plano de salvação na pessoa de Jesus Cristo. Esse evento tão aguardado significará para os que creem o ápice de sua peregrinação neste mundo.

Quer maior certeza que esta? Jesus Cristo voltará. Que gloriosa esperança! O fato da volta de Jesus Cristo, não é estabelecido pela opinião da maioria ou pela esperança de especialistas políticos e humanitaristas, mas a certeza da volta de Jesus Cristo apoia-se na revelação da Palavra infalível de Deus!

Portanto, sabemos que o fato da Segunda Vinda de Jesus Cristo é a bem-aventurada esperança que trata o Apóstolo Paulo em sua carta endereçada ao mensageiro da igreja de Corinto, seu amigo amado Tito.

12 - A Maior Vitória

A vida eterna

A ressurreição do Senhor Jesus Cristo é um dos mais extraordinários acontecimentos já registrado pela história, é fato incontestável. Foi um ato atestado pelos oficiais que montavam guarda junto ao sepulcro. Foi atestado pelos discípulos e por outros seguidores, bem como pelo próprio inimigo. Os cristãos ressuscitados, face à ressurreição de Jesus, foram vistos por muitos depois da sua ressurreição; por Cefas, pelos discípulos, por Tiago e outras testemunhas oculares que testemunharam sua ressurreição.

A ressurreição foi confirmada, confessada e proclamada por muitos através da história. Porém, o aspecto importante da ressurreição, é que o próprio Jesus deu prova de que Ele é o verdadeiro Filho de Deus, cumprindo na integra a vontade de Deus, realizando o ato mais importante registrado em toda a história, o plano infalível da redenção da humanidade. Isto mostra que sua ressurreição é prova de que Deus – Pai aceitou o seu sacrifício feito em nosso lugar e em nosso favor, pois representou a consumação da salvação prometida por Deus, desde a queda do homem no Jardim do Éden.

Fundamentados na certeza e garantia de ressurreição de Jesus Cristo, a humanidade pode erguer um brado de alegria e de vitória proporcionado pelo salvador Jesus Cristo.

A ressurreição de Jesus Cristo, além de fazer parte do plano divino de redenção, mostra algo ainda mais sublime. Garante uma vida de reconciliação com Deus. Através deste ato, sabemos que agora estão disponíveis para nós a salvação e a vida eterna, algo que pode ser plena alcançada mediante a nossa fé no Senhor Jesus Cristo.

Conclusão

A origem do pecado na história da raça humana foi à desobediência a Deus. Adão no Jardim do Éden transgrediu voluntariamente dando ouvidos à insinuação da serpente, de que, se comesse do fruto proibido tornar-se-ia igual a Deus. Através deste ato Adão abriu a porta de acesso ao pecado no mundo. Consequentemente trouxe para si e para a humanidade a natureza sombria do pecado, seus efeitos nocivos e males terríveis, a morte.

A queda do homem não foi o fim, e sim o início de um grande plano de salvação de Deus. O grande amor de Deus foi demonstrado inicialmente quando ele pecou. Sabemos que é fácil amar aqueles que são bons, justos e santos, mas é difícil amar aqueles que aborrecem, praticam a iniquidade. O primeiro casal, Adão e Eva só compreenderam o imensurável Amor de Deus, quando praticaram a transgressão pela primeira vez. O Amor de Deus, a bondade e a misericórdia superou os seus pecados. Certamente foram punidos, por que Deus é justiça, mas por outro lado não ficaram sem a promessa de salvação.

Portanto a obra que Jesus Cristo realizou naquela cruz, foi para expiar os nossos pecados. Jesus com seu sangue nos libertou completamente dos nossos pecados e da condenação eterna. O sacrifício de Jesus Cristo foi suficiente para riscar, anular toda dívida que havia contra nós diante de Deus.

Deus na sua sublime misericórdia amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho, seu unigênito, para que todo o que nEle crer tenha a vida eterna.


Baseado no Livro A Supremacia do Amor de Deus – Pb. Onésimo P. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário