Texto: II Reis 5. 1-13.
Introdução.
Vemos a história de um homem que podia dizer que tinha de tudo; prestigio dinheiro, fama, e tudo que uma pessoa normal sonharia em ter. Era herói de guerra, sua farda estava cheia de condecorações por seus atos de bravura, seu nome ocupava as manchetes de todos os jornais da época. Talvez somente com essas informações já fosse suficiente para entender a quantidade de barreiras e preconceitos que esse homem teve que enfrentar para chegar aonde chegou. Porém era leproso, um grande sucesso para o público, e um imenso fracasso pessoal.
Agora o que é essa doença?
A lepra é uma doença transmissível causada por uma bactéria, afeta na maioria dos casos a pele e os nervos. Ela progride lentamente com uma média de um período de incubação de 3 anos. A principal característica de alguém que possui essa doença é a perda da sensibilidade ao calor, e muitas vezes a mutilação de partes do corpo. Hoje existem remédios que podem trazer a cura desde que diagnosticada em seu começo.
Agora, trazemos essa doença para o âmbito espiritual.
Naamã é a simbologia do estado espiritual de muitos crentes. No mundo espiritual a lepra representa o pecado. Assim como a doença física causa a morte, o pecado causa a morte espiritual que futuramente leva a morte física.
Vamos analisar os sintomas da lepra e preste atenção se você ou alguém que você conhece não está com os mesmos sintomas de lepra.
1. Perda da sensibilidade ao calor. Não sente mais a presença de Deus, o fogo e a paixão de Deus não ardem mais. Por mais que Deus faça, não sentimos mais nada, tornamos insensíveis. (Ex. 32.7-11)
2. Manchas no corpo. O pecado já esta tão impregnada na pele, aquilo que alguns anos atrás eram abomináveis para nós, hoje se tornou coisa normal do mundo. (Ez. 43.8)
3. Torna-se uma doença transmissível. Já estamos tão insensíveis para as coisas de Deus, que a única que nos resta a fazer e transmitir meu veneno a outras pessoas. (Rm. 12.5-5)
4. Mutilação das partes importantes do corpo. Quando tornamos insensíveis e contagiosos, vemos que parte do corpo de Cristo começa a ser afetada por nossa causa. (I Co. 12.12-27)